Revendedor, Gestão

A jornada do ClubPetro em 2019

Artigo escrito por Ricardo Pires
Por Ricardo Pires
Criado em 31/12/2019, atualizado em 05/07/2020

2019 chegou ao fim e é hora de relembrar tudo o que aconteceu para chegarmos até aqui. Então, no texto de hoje, vou relembrar como foi o meu ano com o ClubPetro. Foram muitos desafios, mas, no final, o saldo foi excelente.

O ano se foi muito rápido. Parece que começou ontem e o tempo voou. Como já estamos acostumados a trabalhar com a divisão do tempo em diferentes fatias, também vou dividir a jornada do ClubPetro em 2019 em 3 partes, ou melhor, 3 capítulos: “O início da transformação ”, “A grande viagem” e “Missão 1000 postos”. Boa leitura!

1. O início da transformação

Em janeiro, éramos 50 pessoas trabalhando em um coworking (modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaço) público de Itabira/MG. O time já estava apertado, distribuído em apenas 2 salas. Então, no meio do ano, veio a grande mudança: enfim viemos para nossa sede própria. Além disso, eu dividia a gestão dos postos da minha família com a missão de fazer o projeto ClubPetro seguir em frente.

Nesse período, começamos a receber revendedores de todo o Brasil. Muita gente querendo nos conhecer e entender melhor as nossas ferramentas e o nosso propósito. Tínhamos 400 postos parceiros acreditando em nosso projeto e muita vontade de transformar o segmento. O sonho já começava a se transformar em realidade.

Hoje estamos em um espaço moderno e totalmente apropriado para desenvolvermos novas tecnologias para a revenda e também recebermos nossos parceiros de todo o Brasil.

2. A grande viagem

O segundo capítulo foi a viagem do nosso time para São Paulo. Fomos para lá com 2 missões: realizar o evento De Revendedor Para Revendedor para quase 400 revendedores e participar da Expopostos com um mega stand. Foi surreal.

Nosso evento foi um sucesso, um verdadeiro marco para a revenda. Este foi o primeiro evento da revenda de combustíveis, feito de revendedores para revendedores. Foram diversas histórias e formas de gerir o negócio que inspiraram aqueles que puderam participar, tanto presencialmente, como através da transmissão ao vivo e online.

Além disso, nossa participação na feira da Expopostos nos ajudou a sermos mais conhecidos nacionalmente. Lá estávamos no meio dos tubarões e não fizemos feio, muito pelo contrário.

3. Missão 1000 postos

O terceiro e último capítulo encerrou agora, ao final do ano, quando fizemos um sprint (ciclo que envolve a realização de tarefas pré determinadas e que ajudam um time a alcançar um objetivo em comum) para chegar a 1000 postos.

É muuuito posto e fazer a roda girar entregando resultados não é fácil. Nosso time é campeão! Já somos uma centena de colaboradores (também conhecidos como speeders) e todos eles foram incríveis neste ano.

Para 2020, mais poder e liberdade para o revendedor

Aquela sede própria na qual nos mudamos no meio do ano, citada no primeiro capítulo, já está em obras de expansão. Vamos triplicar de tamanho. Mas por que tudo isso? Não está bom onde chegamos? Não, não está.

Nós temos um propósito de levar poder e liberdade para o revendedor. Temos vontade e acreditamos fielmente que podemos inverter a pirâmide do mercado de combustíveis, colocando o revendedor como protagonista. E para isso acontecer, temos que dar um passo de cada vez, respeitando sempre o nosso cliente. 

Mas será que tem espaço para crescer mais? Sim, pois ainda não alcançamos nem 5% do mercado. Além disso, sabe aquele filho de revendedor que está se formando agora? Ele vai voltar para o posto do pai e vai nos procurar. Ele quer fazer uma transformação. O negócio que trouxe o pai até aqui não vai garantir o futuro dele. Vai ter que se reinventar e o apoiaremos como fizemos com tantos outros jovens com o mesmo perfil.

No ano que se inicia tem mais e estaremos juntos com muitas novidades e histórias para contar. Obrigado por ter lido, assistido e compartilhado nossos conteúdos. Espero que tenha lhe ajudado de alguma forma, mesmo que em reflexão sobre o seu negócio.

Neste ano que se encerra, para mim, a mudança mais profunda foi deixar o controle dos postos de minha família para o meu irmão e poder focar 100% no ClubPetro. Mas como fiz isso?

Antes de passar a gestão para o meu irmão, que é engenheiro civil, implantamos a metodologia Scrum, que permitiu a passagem de bastão com bastante tranquilidade. Com a metodologia ágil de Scrum você pode delegar tarefas, acompanhar as pequenas melhorias e não precisa mais apagar incêndios. Terá o posto ou a rede de postos na sua mão.

Há alguns dias falei em um Aulão ao vivo e online sobre isso e foi um sucesso. Assista agora clicando aqui.

Desejo que 2020 seja um ano abençoado e que seus sonhos se tornem realidade. Um abraço, feliz ano novo e boas vendas!


Ao se cadastrar você aceita receber os conteúdos do ClubPetro e compreende que pode se descadastrar a qualquer momento.

Posto de combustíveis