aumentar as vendas em se Posto

Saiba como engajar a equipe e aumentar as vendas em seu Posto

Quer aumentar as vendas em seu Posto engajando sua equipe, mas não sabe como? Saiba quais estratégias adotar!

Ter uma equipe engajada significa ter como resultado o aumento das  vendas. Este processo passa por um aumento significativo do desempenho e consequente produtividade, pois os funcionários se empenham para alcançar os objetivos estipulados, até chegar na percepção dos clientes que, por sua vez, acabam sendo fidelizados. 

Para dar início ao processo e começar a aumentar as vendas no seu Posto com o engajamento da equipe, é preciso saber como ativar cada parte da estratégia. Mas você sabe, de fato, o que é uma equipe engajada? E como fazer com que ela permaneça motivada e você continue tendo um aumento significativo nas vendas? Quais as práticas, no dia a dia do seu Posto você deverá manter para que o resultado venha por um longo prazo? Acompanhe!

O que é uma equipe engajada?

Muitas pessoas pensam no engajamento como sendo um estado de satisfação do funcionário com aquilo que a empresa oferece – salário, bonificação, relacionamento etc. Mas a satisfação não causa, necessariamente, motivação ou engajamento desse funcionário com a causa proposta. Engajamento significa fazer parte de algo maior, que envolve, dentre outros, o sentido de pertencimento.

Estimule o senso de pertencimento

Você já ouviu falar no termo intraempreendedorismo? Esse termo significa empreender dentro dos limites já estabelecidos de uma organização. Ou seja, é ter atitude de empreendedor, ou, dono do negócio, mesmo não sendo. O senso de pertencimento não é algo criado da noite para o dia e também deve ser cultivado a longo prazo, e quando isso acontece, o funcionário cria uma ligação afetiva com a empresa, e emprega um alto índice de energia na realização de suas tarefas. Ela é seguida por entusiasmo, comprometimento e resiliência, levando a resultados expressivos. 

Quando esse engajamento acontece, podemos perceber a produtividade acentuada devido ao empenho do profissional, que sente orgulho de trabalhar na empresa e encontra na organização uma visão alinhada aos seus princípios. Hoje vamos mostrar algumas maneiras de engajar seus colaboradores:

  • Escute o que seu funcionário tem a dizer.
  • Fale sobre seus projetos a longo prazo e escute as opiniões propostas.
  • Dê autonomia aos funcionários.
  • Estimule-os a pensar em soluções para o dia a dia.
  • Invista em qualificação e capacitação.

Essas são algumas práticas que você, como gestor, pode começar a aplicar no dia a dia do seu Posto pensando no relacionamento com seu funcionário e buscando extrair o melhor de cada um deles a fim de buscar o engajamento.

Inspire a cultura organizacional

Não adianta de nada apenas cobrar dos colaboradores o engajamento com a empresa, essas boas práticas devem ser um exemplo no dia a dia, vindo principalmente dos gestores. Os cargos de liderança devem se mostrar inspirados e engajados para poderem transmitir isso entre os funcionários.  

Ofereça a melhor infraestrutura para sua equipe

Motivação pode ser entendida e usada como um ponto importante para ativar o engajamento. Oferecer boas condições de trabalho é essencial para que sua equipe tenha motivação para trabalhar todos os dias.

Dê um significado ao trabalho

Com uma nova geração entrando no mercado de trabalho, podemos ver que os valores pessoais têm mudado bastante. Atualmente, não só o salário e benefícios são os principais atrativos em uma empresa, as pessoas estão em busca de novos valores. O engajamento do colaborador entra muito nessa parte. Hoje, o funcionário busca um significado maior em seu trabalho, ele quer se sentir pertencente ao todo, busca realizar sonhos e sentir a real relevância do seu trabalho para empresa e sociedade. Por isso, eles precisam saber que seus esforços estão gerando mais do que lucro para a empresa e que eles resultam em uma contribuição social efetiva.

Capacite sua equipe

Fator importante para o estímulo do desempenho da equipe é a capacitação. Empresas que mantêm o treinamento constante mostram, além do que querem, como chegar lá! 

Tanto os treinamentos quanto o bom atendimento ao cliente é fundamental: como interagir com o cliente e quais produtos oferecer, por exemplo. Vale a pena observar as boas práticas dos frentistas, o que eles têm feito além do padrão para uma experiência única do seu cliente?

Não é só conhecer o produto em sua totalidade que gera grandes vendas. A interação entre frentista e cliente precisa ser construída e fortalecida! Por mais que seja um contato breve, é preciso se esforçar para ser uma experiência positiva. Portanto, a capacitação é um fator chave para gerar engajamento e aumentar as vendas no seu Posto.

Crie uma dinâmica de metas para seus funcionários

Uma das formas que muitas empresas encontram para gerar engajamento da equipe é a adoção da dinâmica de metas.

Para adotar a dinâmica de metas, o primeiro passo é definir quais são os indicadores a serem avaliados. Ou seja, identificar quais são os valores que devem ser alcançados. Para isso, é preciso que haja uma forma eficiente de coletar e organizar os dados necessários. Quantos abastecimentos estão sendo realizados? É possível mensurar a fidelidade da clientela de seu posto?

Um posto de combustíveis, por exemplo, se beneficiaria com informações de comportamento de consumo de seu público. Sabendo quais indicadores devem ser priorizados, é preciso saber como apresentá-los de forma clara e facilitada para sua equipe.

A dinâmica de metas, geralmente, percorre as seguintes etapas:

  • Identificar e definir os indicadores relevantes.
  • Definir os valores objetivos, quem deve ser motivado e premiado.
  • Estabelecer o modelo da meta: individual ou em grupo.
  • Reunir a equipe diariamente para apresentar resultados, dados e futuros objetivos.
  • Acompanhar o desempenho da equipe e monitorar sua performance.

Nesse processo, é importante lembrar que a dinâmica de meta não se resume a, simplesmente, jogar números a esmo. Uma verdadeira cultura de metas exige uma equipe preparada, treinada, que compreenda seus indicadores e que saiba o que deve ser feito para abordar seus clientes de maneira adequada, gerando valor à eles.

O cumprimento de metas contribui para o crescimento de seu posto, seu atendimento, redução de custos e, claro, sua autoridade e relevância em relação à concorrência. Pensando na importância da dinâmica de metas para gerar engajamento e aumentar as vendas no seu Posto, o ClubPetro desenvolveu uma ferramenta para Gestão de Metas dos frentistas que mede o resultado exato de cada frentista em tempo real. Mais que isso, damos a eles a oportunidade de saberem seus próprios resultados e, com isso, seu posto poderá potencializar os resultados na pista. Conheça!

Caso real de como o engajamento da sua equipe pode aumentar as vendas em seu Posto

Ao longo do texto, mostramos como o engajamento da sua equipe pode aumentar as vendas no seu Posto de Combustíveis e o que você precisa fazer para gerá-lo. Então, naturalmente, o próximo passo que você deve seguir é a aplicação das estratégias sugeridas, não é mesmo? Poderia ser se você não tivesse a oportunidade de conhecer  casos reais de como o engajamento da equipe foi convertido em vendas e ainda receber diversas outras dicas.

Potencialize o lucro do seu Posto de Combustíveis com o ClubPetro

ClubPetro comprova sua eficácia com números impressionantes. Os postos que adotaram nossas soluções registraram um crescimento médio de 20% em apenas 90 dias. Esses resultados positivos destacam a nossa capacidade de acelerar o crescimento e melhorar os ganhos financeiros dos postos de combustíveis.

Se você deseja potencializar seu negócio e obter um crescimento significativo, o ClubPetro é a solução ideal para você. Preencha o formulário abaixo para receber nosso contato e descobrir como podemos ajudar a impulsionar os seus resultados!

Fale com nossos especialistas

    Qual a sua relação com o Posto? Dono(a) ou Diretor(a)Gerente ou Supervisor(a)FrentistaSou cliente de um PostoPresto serviços para PostosOutra relação

    Compartilhe nosso artigo

    Veja também: