Hoje escrevo para o filho do revendedor, aquele que está voltando para casa, para trabalhar na empresa do pai. Sei o que você está passando, já estive no seu lugar. Quando voltei para a empresa da família também virou minha função fechar caixas e alguns outros serviços administrativos: me sentia um secretário de luxo. Felizmente os tempos mudaram, se você está voltando agora é porque faz parte da geração milenium e isso é muito legal, está vivendo e vai viver ainda muitas transformações.

O posto de combustíveis tradicional não te pertence, essas atividades de baixa complexidade são pouco para você, mas há uma saída: colocar tecnologia no processo. O que trouxe o seu pai até aqui não é o que vai te levar para o futuro, você terá que se reinventar.

Há quase um ano estive com um dos maiores revendedores de rodovia do Brasil e viajei até ele para apresentar o ClubPetro. Fui todo confiante e orgulhoso, eu estava super empolgado, quando cheguei vi um auditório lotado de gerentes, organizei meu ppt, testei a conexão, mas na hora de iniciar a apresentação ele me disse que não era necessário. Ele me falou que eu teria que, em poucos minutos, convencer a todos, expor minhas ideias e por que o meu sistema deveria ser contratado.

Fiquei calado por uns segundos, pensei “estou perdido”, me sentei ao seu lado, coloquei minha mochila no chão e perguntei “imagine que eu tenha 15 anos, vivo tecnologia desde quando nasci, falo inglês, estou me preparando para um mundo novo, tecnológico. Provavelmente em 7 anos irei assumir os postos de meu pai e te faço uma pergunta. O senhor está preparado para me enfrentar?”

Naquele momento  aquele grande revendedor apertou minha mão e disse “Não estou preparado, mas preciso estar.”
A sucessão de qualquer negócio é um desafio enorme e conturbado, tanto para o seu pai quanto para você, principalmente em um negócio que pode não perpetuar ao fim de sua geração.

Com certeza o seu pai não te preparou como deveria, até porque, nem ele sabe até quando este negócio irá sobreviver. O revendedor vive um cenário de incertezas, vem aí carros elétricos, compartilhados, de baixo consumo, e no meio disso tudo, a margem dos combustíveis segue despencando.

Te dou uma dica: não fique esperando um milagre cair do céu, a arma que o seu pai tinha para melhorar as vendas era abaixar os preços ou melhorar o atendimento, mas o mercado já se igualou nisso e você precisa se diferenciar da concorrência através da tecnologia, “quem chega na frente bebe água limpa”, diz o ditado.

Você precisa conhecer o seu cliente antes que o seu concorrente o faça. Se você sabe quem são seus melhores clientes, quanto eles consomem, quantas vezes eles voltam e quem esta inativo, você está disparado na frente da concorrência, que só conhece os correntistas e quem paga no dinheiro é apenas mais um consumidor.

Se você faz parte da Geração Milenium tenho certeza que esse negócio vai bombar. Os revendedores mais jovens querem fazer algo diferente, não acreditam que o único jeito de aumentar as vendas seja reduzindo os preços, como seu pais fizerem ao longo dos anos. Você vai se preocupar com a experiência do usuário, analisar performance dos frentistas, identifica gaps para criar estratégias de melhorias. Os mais jovens querem usar a inteligência de dados, são estratégicos e não tanto táticos como seus pais.

Sua geração precisa de mais: da confiança e que seus pais “larguem o osso”. Enquanto falamos de Inteligência Artificial o revendedor antigo está preocupado com um milhão de planilhas. O ClubPetro está pronto para atender os Mileniuns, somos um time de 85 pessoas e com média de idade de 25 anos, te daremos as armas para você vencer a concorrência. Você terá à disposição Business Intelligence, aplicativo para o revendedor, aplicativo para o usuário, aplicativo para o frentista, Gestao de Metas, sistema de fidelidade, controle de NPS de seus clientes, e muito mais.

Conheça o nosso sistema, você vai pedir um voto de confiança para seu pais durante 90 dias, não mais que isso. E após crescer 20% as vendas, irá e ganhar a confiança total e entrar de vez no negócio, como alguém que chegou para iniciar a mudança.

Agende agora uma conversa com um de nossos especialistas!