imagem empresarial
Fidelização, Marketing, Gestão

Saiba como fazer uma boa Gestão de Imagem do seu Posto!

Artigo escrito por Ana Paula Tôrres
Por Ana Paula Tôrres

Bom atendimento e preços atraentes são aspectos relevantes para enfrentar a concorrência. Contudo, é preciso ter muito cuidado com a gestão da imagem do seu posto.

Muitos revendedores consideram que cuidar da parte comercial e administrativa com eficiência é o suficiente para conquistar a empatia dos consumidores. Isto é um mero engano, é necessário também mostrar responsabilidade social, ou seja, estar preocupado com a qualidade de vida dos colaboradores e da população.

Neste post, trazemos alguns  aspectos que podem comprometer a imagem do seu Posto. Confira:

1. Desprezar a força de uma marca

Qualquer organização precisa ter uma identidade que possa ser facilmente assimilada pelos clientes. Por questões administrativas e de falta de recursos, algumas empresas optam pelo amadorismo para a criação da marca. Contrate um profissional de Design. Uma logo bonita e de fácil identificação ajuda a criar uma relação mais próxima com os consumidores.

2. Ignorar a relevância do planejamento 

Se uma empresa não pode se estruturar para montar uma boa estratégia de marketing, é sinal de que não está preparada para divulgar as ações com profissionalismo.

Não se organizar adequadamente é um dos principais erros cometidos por qualquer empresa. É fundamental ter um conteúdo de qualidade e proporcionar oportunidades para o consumidor interagir.

Também é imprescindível ter perfis nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram) e oferecer possibilidades de comunicação rápida por aplicativos, como o WhatsApp. Todavia, a recomendação é contar com profissionais qualificados para trabalhar com marketing digital.

erro em posto de combustível

3. Adotar estratégias de marketing equivocadas

Muitas empresas já perceberam o poder do marketing para alavancar as vendas e conquistar a confiança dos clientes. Ter uma lista de iniciativas com prazo para serem efetivadas é uma medida correta.

4. Trabalhar as informações de maneira incorreta

O cliente fica bastante irritado quando percebe que foi enganado. Mesmo que não seja por má fé, é uma situação bastante constrangedora.

Em relação à apresentação do local, é comum haver erros. No caso de um posto de combustíveis, é possível citar alguns como:

  • Letreiro mal posicionado.
  • Uniformes dos funcionários sem marca e o nome do posto.
  • Bombas de combustível sem identificação da empresa.
  • Ausência de banners destacando alguma promoção.

5. Tratar o cliente de forma inadequada

Os funcionários devem tratar os clientes com respeito, atenção e simpatia. Mesmo assim, é comum ver pessoas reclamando de que receberam um péssimo atendimento.

Hoje, há sites especializados em receber demandas de clientes insatisfeitos. Isso mostra que é fundamental capacitar e conscientizar os funcionários de que a cortesia, a paciência e a boa comunicação são fatores primordiais para fidelizar e fortalecer a marca.

Quando o cliente é tratado de forma educada, ele pode até compreender um erro e ficar ainda mais identificado com a empresa.

6. Ignorar o poder do pós-venda

Alguns postos de combustíveis não procuram conhecer o comportamento do consumidor. Isso faz com que percam oportunidades de aumentar as vendas e de melhorar a qualidade dos serviços.

Para ter um feedback dos clientes sobre o trabalho desenvolvido, a recomendação é enviar, por e-mail ou até pelo WhatsApp, um questionário com perguntas sobre como foi o atendimento, abrindo espaço para sugestões.

Estreitar o relacionamento com o público-alvo é uma excelente maneira de fortalecer a marca. Se você tem dúvidas e exemplos de bons trabalhos relacionados com a melhoria da imagem, deixe o seu comentário. A sua participação é muito importante!


Ao se cadastrar você aceita receber os conteúdos do ClubPetro e compreende que pode se descadastrar a qualquer momento.

Posto de combustíveis