fidelização
Fidelização, Marketing, Gestão

Rede Mineira aposta em fidelização e aumenta vendas do Shell V-Power

Artigo escrito por Breno Pires
Por Breno Pires
Criado em 30/05/2017, atualizado em 27/07/2020

Um mix de vendas com recorde de 59,8% na venda de gasolina V-Power na região central de Minas Gerais. São esses os resultados conquistados pela rede mineira de postos de combustíveis Inconfidentes, bandeira Shell. Um case de sucesso que driblou pelo menos dois cenários econômicos desmotivadores: a crise econômica nacional e a crise da mineração, que atingiu em cheio cidades que dependem da extração do minério de ferro.

Apesar dessas barreiras, a Rede Inconfidentes ostenta o prêmio “Fazendo a Diferença”, da Raízen, iniciativa que reconhece os empresários que superaram grandes desafios com a bandeira da companhia. O título foi veiculado na edição de julho da revista do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Minas Gerais, o Minaspetro. O Fazendo a Diferença premiou apenas três redes de um mercado de 5.800 postos da Shell no Brasil.
A empresa dele tem cinco postos nas cidades de Itabirito, Ouro Preto e Mariana. São municípios diretamente impactados pela crise minerária e pelo rompimento da barragem de Fundão, da Samarco Mineração. O grave e inesperado quadro fez com que as vendas de combustíveis despencassem nessas cidades em um patamar nunca antes observado.

José Eustáquio tinha tudo para desistir, mas esse não é seu perfil de trabalho. Para mirar contra a crise que assaltou qualquer margem de lucro, a bala posta no gatilho pelo empresário tem nome: fidelização, ou seja, manutenção dos clientes já conquistados com excelência operacional em atendimento.

Fidelização

Para a lealdade dos clientes, o revendedor apostou no ClubPetro. O programa foi instalado com grande sucesso em Itabirito e em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, conta. “E já notamos um grande incremento nas vendas desses pontos. E também podemos monitorar retornos aos postos, ausência, além de premiar em épocas como aniversários, por exemplo. Uma ferramenta muito dinâmica e que vem de encontro aos nossos anseios”, disse o empreendedor, citando que as vendas já recuperaram e aumentaram o que antes foi derrubado pela conjuntura econômica.

A fidelização foi conquistada pela rede Inconfidentes em produtos diferenciados, como a gasolina Shell V-Power e lubrificantes a granel. A pontuação obtida pelo cliente o induz a voltar ao posto e trocar por produtos, prêmios e serviços. O empresário investiu ainda na modernização das instalações, estruturas limpas e funcionais e mídias. “Fazemos assim a roda girar”, elenca, satisfeito. A empresa dele hoje conta com 130 colaboradores e transporte próprio, por meio da Fórmula Transportes e Logística.


Ao se cadastrar você aceita receber os conteúdos do ClubPetro e compreende que pode se descadastrar a qualquer momento.

Posto de combustíveis