Redução de custos e sobrevivência do revendedor durante o Covid19
revendedor, Coronavírus na Revenda de Combustíveis

13 ações imediatas para redução de custos e sobrevivência do revendedor durante o Covid19

Artigo escrito por Ricardo Pires
Por Ricardo Pires
Criado em 23/03/2020, atualizado em 03/07/2020

A cada dia que passa acredito que tivemos uma sorte que os europeus não tiveram, o Covid-19 chegou na Europa como um Tsunami e eles estavam na “beira da praia”, não tiveram a chance de reação. Nós brasileiros estamos há 2 semanas de vantagem no conhecimento dos riscos, sabemos o que estava chegando e chegou, agora temos que correr o máximo porque não adianta ignorar, temos que nos proteger. Hoje trago 13 ações imediatas para reduzir custos e manter a sobrevivência do revendedor durante o Covid19.

Numa comparação do Covid19 com um Tsunami poderíamos aproveitar a “Cartilha de prevenção de Tsunamis” que tem 4 tópicos principais:

1- Logo que sentir um terremoto, busque informações, mesmo com o Epicentro distante.
2- Esteja alerto às sirenes.
3- Procure refúgio, busque um lugar seguro.
4- Esteja preparado para a segunda onda, que normalmente é maior.

Nós, revendedores, podemos tirar proveito dessa cartilha. O epicentro de nosso tsunami é distante, recebemos informações da força da “onda”, as sirenes tocaram e alguns buscaram segurança, mas muitos não. Creio que a primeira onda ainda não chegou, está a caminho e chega essa semana, mas não temos certeza de quanto tempo irá ficar e quantas outras ondas virão. E vai ser triste para quem não se preparar.

Você está preparado para perder 60%, 70%, 90% de suas vendas? Lógico que não, ninguém está, mas precisa, pois é essa a realidade dos países europeus afetados pelo covid19. É hora de tomar decisões difíceis, de ser assertivo e inteligente. Essa decisão é para ontem, corra e corra rápido.

Pensando nisso o ClubPetro está disparando, diariamente, um boletim do “Impacto do Covid19 no Mercado de Combustíveis “ para te ajudar com informações de mais de 1000 postos em todo o Brasil. Além disso, fiz uma live no Instagram na última sexta-feira, dia 20/3 com o Wladimir, da Suporte Postos e uma autoridade no nosso segmento. Discutimos situações e soluções para o revendedor buscar o quanto antes.

Abaixo segue um resumo desse bate papo e espero que seja útil para você revendedor. Além disso, todo o time do ClubPetro e o Wladimir, estamos à sua disposição, sendo cliente ou não, queremos ajudá-lo a seguir em frente e com sucesso, é assim que a nossa classe vai se fortalecer depois que passarmos por este grande desafio.

As ações recomendadas nas áreas de pessoal, lojas e pista para os postos, foram amplamente debatidas, que é a defesa e proteção do capital de giro, que a cada dia ficará mais escasso.

Como muita responsabilidade, caráter e transparência , dentro da parceria com distribuidoras e fornecedores, é hora de sentar na mesa e conversar. Segue um passo a passo:

1) Renegociação de débitos vencidos junto as distribuidoras.
2) Evitar novo capital bancário, apesar de difícil na prática.
3) Dialogar com seu gerente, para negociar compromissos a vencer neste período. Diversos bancos estão voluntariamente adiando pagamentos e renegociando dívidas.
4) Suspender pagamentos de planos de marketing, manutenção de visual e similares.
5) Negociar os aluguéis, visando suspender ou reduzir ao minimo neste momento.
6) Negociar com as Franquias, tanto os valores dos aluguéis como as taxas das franquias, para pagamento posterior.
7) Rever com com as distribuidoras imediatamente as bonificações que estão ligadas às obrigações de vendas. Discutam um acordo. Os volumes ligados aos objetivos contratuais, assim que terminar este período de quarentena e o mercado reagir, deve ser acordado com a distribuidora, porém, para a questão de volume, no momento, não existe pressa.
8) Não comprar nada neste momento para o posto, suspenda qualquer obra ou reforma.
9) Esteja mais atentos às ajudas que o governo já disponibilizou para as empresas e outras que estão prometidas.
10) Não faça estoques.
11) Reduza custos: contas como energia elétrica são significativas, diminua freezers (concentrando produtos), reduza iluminação externa de pátio e pista.
12) O Inmetro ja emitiu portaria renovando automaticamente licenças e calibragens inclusive de caminhões.
13) Negocie com o colega revendedor a divisão de cargas, podendo comprar menos volume para cada um e dividindo os custos de frete.

Não perca o foco de EMPRESA CIDADÃ: lembre se que apesar de difícil para todos nós revendedores, ainda podemos:

a) Oferecer nossos postos para as autoridades (vacinação, atendimento de posto medico emergencial , etc).

b) Baratear o produto ao máximo para motos de Delivery, carros de emergência, táxis, etc.

O que temos que fazer neste momento crucial, é unir nossas forças, reduzir os custos e nos prepararmos para as consequências do que vem por aí.


Ao se cadastrar você aceita receber os conteúdos do ClubPetro e compreende que pode se descadastrar a qualquer momento.

Posto de combustíveis