Os transportadores de combustíveis e de derivados de petróleo de Minas Gerais entraram em estado de greve nesta quinta-feira (7) pela redução do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do diesel.

Os tanqueiros reivindicam a diminuição da atual alíquota (15%) para 12%, conforme medida adotada esta semana pelo governo do Rio de Janeiro e que também já é praticada no estado de São Paulo.

Desde dezembro de 2011, o Sindtanque vem negociando a redução do ICMS do diesel com o governo de Minas. Na época, o governo estadual aumentou a alíquota de 12% para os atuais 15%, prejudicando enormemente os transportadores, pois o diesel corresponde a mais de 55% do custo do frete.

Em dezembro de 2017, com muito empenho na mesa de negociações e pressão dos tanqueiros, o governo mineiro manteve a alíquota do ICMS do diesel em 15%, mas aumentou a da gasolina, que passou de 29% para 31%.

Para o presidente do Sindtanque, Irani Gomes, a equiparação do ICMS do diesel em Minas com os estados vizinhos é questão de sobrevivência para os transportadores de combustíveis e de derivados de petróleo que atuam no estado.

“Se o ICMS do diesel aqui não for equiparado, simplesmente teremos uma verdadeira fuga de clientes, que optarão em contratar empresas de fora para fazer o transporte, uma vez que o combustível nos estados vizinhos custará mais barato. Por isso, o governo estadual precisa fazer essa adequação o quanto antes, para evitar uma quebradeira no setor e, consequentemente, o fechamento de inúmeros postos de trabalho em nosso estado”, alerta.    

Para Irani, o governo federal e a Petrobras deram um passo adiante para minimizar os prejuízos dos transportadores. Agora, cabe ao governo estadual fazer sua parte.

MAIS INFORMAÇÕES COM O PRESIDENTE DO SINDTANQUE-MG, IRANI GOMES

(9-8867-6179), OU COM O DIRETOR DA ENTIDADE JOSÉ GERALDO (9-9982-6947)

Eliezer Dias

Jornalista – MG 06553 JP

(31) 9-9310-3667 (WhatsApp)

Sindtanque-MG – Sindicato dos Transportadores de Combustíveis

e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais

Endereço: Rua José Gomes Ferreira, n° 325, bairro Novo Amazonas, Betim -MG.

Telefones: (31) 3591-6755 / 3511-0807. E-mail: sindtanquebr@gmail.com