direitos do frentista
Gestão

O que observar ao arrendar um posto de combustível?

Artigo escrito por Dawisson Lage
Por Dawisson Lage
Criado em 11/12/2017, atualizado em 21/10/2020

O Brasil possui um número considerável de rodovias e de veículos. Diante dessa realidade, arrendar um posto de combustível pode ser um excelente negócio, uma alternativa bastante atraente e viável, por diversas razões. Mas antes de tomar qualquer decisão, é preciso pesquisar e analisar. Para isso, vamos mostrar o que observar ao arrendar um posto de combustível.

O que é e como funciona a prática de arrendar um posto de combustível?

O arrendamento é uma operação em que o proprietário do posto transfere para um terceiro o uso do estabelecimento empresarial, por intermédio do pagamento de um valor anteriormente acordado.

Do ponto de vista legal, denomina-se de estabelecimento empresarial um conjunto de bens, ferramentas, máquinas, equipamentos, tecnologias, insumos, enfim, tudo o que é necessário para que um empreendedor exerça suas atividades econômicas.

Leia também: Tendências para Postos de Combustíveis

O proprietário se denomina arrendador e a terceira pessoao é chamada de arrendatário. Não se deve confundir a figura da pessoa jurídica (ou seja, o arrendador) com o estabelecimento, objeto do contrato de arrendamento.

Em outras palavras, o que está a ser negociado são todos os bens pertencentes à empresa, como se fosse uma espécie de “empréstimo” que o proprietário faz para um outro indivíduo. Este, por sua vez, não se torna o “dono”, mas usufruirá de todo o aparato que integra o posto de combustível e, obviamente, de seus rendimentos.

Segundo o Código Civil (artigo 1.444 e Lei 10406/02), para que o arrendamento seja considerado legítimo e tenha validade legal, é imprescindível a elaboração de um contrato por escrito, o qual, por sua vez, necessita ser devidamente registrado na Junta Comercial e publicado em Diário Oficial.

O contrato do arrendamento de um posto de combustível deverá ser obrigatoriamente elaborado por um advogado, levando em conta o que foi acordado entre arrendador e arrendatário.

O proprietário, portanto, deve negociar previamente quais as condições gerais para que o arrendamento ocorra, particularmente requisitos de preço, condições para pagamento, prazo de vigência, etc. No período do arrendamento, o proprietário não pode, de forma alguma, ser concorrente direto do arrendatário.

Como proceder para arrendar um posto de combustível?

Postos de combustíveis tendem a possuir uma clientela constante. As pessoas, de modo geral, selecionam aqueles de sua preferência, baseada em elementos como a facilidade e praticidade.

Leia também: Pequenas atitudes que satisfazem os clientes do seu Posto

Trata-se de um negócio com boas possibilidades de lucro e que, como não podia deixar de ser, apresenta certas particularidades. No entanto, montar um posto do zero, comprando todos os equipamentos, máquinas e assim por diante, representa um investimento elevado e, para a maioria dos empreendedores, impeditivo.

Sendo assim, arrendar é uma alternativa viável para quem não pode dispor de todo o capital necessário para iniciar o próprio negócio nessa área.

Porém, é preciso observar uma série de fatores antes de prosseguir com as negociações. Citamos, a seguir, alguns pontos a serem considerados na avaliação do posto a ser arrendado. Confira.

Estrutura

É preciso fazer uma boa avaliação da estrutura do posto, verificar se tem um tamanho considerável, minimamente razoável para atender ao fluxo esperado de veículos. Deve-se averiguar, também, a necessidade alguma reforma e quanto isso custaria.

O local deve apresentar elementos básicos, tais como: tanques subterrâneos para armazenar os combustíveis, bombas e filtros, compressores de ar, instrumentos para lubrificação, balança de ar, entre outros.

Quanto mais serviços você pretende oferecer aos clientes, mais objetos e infraestruturas serão necessárias. Em seguida, relacione essa necessidade com o espaço disponível.

Leia também: Loja de Conveniência faz diferença em um Posto?

Fluxo de movimento

Devido aos investimentos envolvidos, procure saber se o estabelecimento possui um bom fluxo de movimento, capaz de gerar lucros suficientes para dar um retorno ao capital aplicado, de modo que o negócio compense e prospere.

Sentido da via

O sentido da via tem uma relevância maior do que comumente se imagina, podendo influenciar diretamente na intensidade do fluxo de automóveis. Uma das razões para isso é que se o sentido for “fora de mão” do fluxo maior de veículos, as pessoas terão mais dificuldades para abastecer, o que pode prejudicar a movimentação.

Tamanho da área locada

É necessário observar se o tamanho do posto vai atender às ideias que o revendedor tem para o novo negócio. Afinal, as dimensões ideais não são as mesmas, por exemplo, para um empreendimento focado em carros de passeio e para um voltado ao abastecimento de zonas rodoviárias, nas quais há transporte de cargas e constante circulação de caminhões.

Tempo de duração e volume de vendas do posto anterior

Averiguar por quanto tempo o empreendimento anterior permaneceu em funcionamento e qual o volume de vendas que tinha. Se os números não forem tão animadores, então, poder ser necessário efetuar melhorias e captar mais público.

Leia também: Gestão de Metas em Postos de Combustíveis

Contrato em vigência com distribuidoras

Esse é outro ponto essencial para negócios dessa natureza. Para ter sucesso nas negociações e obter o financiamento da distribuidora, é preciso ter em mão dados precisos sobre o volume de vendas, que é o fator mais importante para ela.

Independentemente de outras preocupações, elaborar um plano de negócios é, de fato, crucial, pois é com sua ajuda que a distribuidora será mais facilmente persuadida das potencialidades do seu empreendimento.

Prazos contratuais e direito de renovação

Há dois contratos que precisam de atenção aqui: o do arrendamento em si e os possíveis acordos que o posto estabeleceu anteriormente com a distribuidora. O contrato do arrendamento dever ter uma duração suficiente para trazer retorno do investimento, gerando lucros.

Essa é uma questão da máxima importância. Portanto, verifique a situação do posto no contrato com a distribuidora, no que tange aos direitos, deveres, especificações e tempo restante.

Due diligence

A due diligence diz respeito a uma série de ações de cunho investigativo que deve ser feita antes de uma negociação empresarial, tanto por quem almeja se tornar arrendatário, quanto pelo arrendador. Ela possibilita uma avaliação profunda de aspectos visíveis e não visíveis do negócio, para evidenciar sua real situação. Deve englobar ações jurídicas, contábeis, societárias e outras, de forma a dar mais segurança à operação.

Qual a importância de avaliar a viabilidade de arrendar um posto de combustível?

Esses são alguns aspectos essenciais a se considerar por quem deseja arrendar um posto de combustível. Contudo, não podemos finalizar este artigo sem recomendar, fortemente, a elaboração de um detalhado plano de negócios que contemple um estudo aprofundado do mercado, do público a ser atingido e que, sobretudo, ajude a empresa a manter a consistência do discurso comunicado aos clientes.

Todo cuidado é sempre bem-vindo e, portanto, é fundamental averiguar se é um investimento que vale a pena ou não, a fim de evitar perda de tempo, dinheiro e energia e, paralelamente, aumentar as chances de sucesso.

Leia também: Como economizar água e energia em Postos de Combustíveis

Após fazer as análises recomendadas e decidir que o arrendamento será viável, é hora de se preparar para a gestão do seu novo negócio. Por isso, preparamos um eBook com as melhores estratégias de vendas para Postos de Combustíveis. Clique no banner abaixo e faça o download!


26 respostas para “O que observar ao arrendar um posto de combustível?”

  1. Quero saber se uma região(Vila! ) de 4mil abitantes é um bom lugar para instalar um posto de combustivel

    • Avatar Ana Paula Tôrres disse:

      Boa tarde, Francisco.

      A viabilidade do negócio depende de alguns fatores, como:
      – número de carros na localidade;
      – se há ou não concorrência;
      – colocar uma média de 50 litros de combustível por veículo;
      – se a localidade é passagem para outros municípios.

      Esperamos ter clareado um pouco sua dúvida.

      À disposição,

      Equipe ClubPetro

  2. Avatar Georgeomar Carvalho disse:

    Um ponto importante que deve ser considerado no meu entender é verificar se o posto tem algum passivo ambiental, se possui LO ou se o operador anterior assinou em algum momento um TAC – Termo de Ajuste de Conduta. Pois problemas com os órgãos ambientais podem levar a interdição do posro e seu fechamento e no pior cenário a perda do registro na ANP

  3. Avatar LUIZ CARLOS DA SILVA disse:

    Boa tarde.
    Sou proprietário de um posto de combustiveis, se o arrendar a terceiro, no contrato, tudo legal e averbado na junta comercial, fico tendo alguma responsabilidade quanto ao passivo que o posto venha a contrair no periodo de arrendamento, inclusive eventuais multas, a razão social e o cnpj continuam sendo o mesmo? o arrendante pode participar de licitações publicas onde sou impedido por grau de parentesco? ao extinguir-se o contrato, tudo volta como dantes, minha razao social, meu cnpj, este periodo não é contabilizado em minha pessoa juridica?
    grato.

  4. Avatar Rafael disse:

    Boa Noite,

    Estou com interesse em arrendar posto de combustível, e esse posto fechou em torno de 1 mês e utilizava a bandeira BR, gostaria de saber se a bandeira financiaria o combustível pois eu não teria todo o capital para estar investindo

    Obrigado.

  5. Avatar Augusto disse:

    Bom dia, quanto vale um fundo de comércio de um posto cuja venda média é de 100 mil lts mês ? Obrigado

    • Avatar Ana Paula Tôrres disse:

      Bom dia, Augusto.

      Esse valor é relativo.
      Depende de alguns fatores, como: margem, do potencial de crescimento, se necessita de reformas, quanto de investimento você terá que fazer.

      Abraço,

      Equipe ClubPetro

  6. Avatar Geovannisouza disse:

    Oi me chamo geovanni gostaria de arrendar um posto aqui em BH
    Não sou um empresário

    Gostaria muito de saber tudo sobre gestão de um posto
    O capital que tenho que ter pra arrendar o posto
    NÃO SOU RICO E NÃO DESPONHO DE MUITO DINHEIRO
    OBRIGADO PELA ATENÇÃO

    • Avatar Ana Paula Tôrres disse:

      Geovanni, bom dia.
      Sugerimos que você procure o Minaspetro, o Sindicato da categoria.
      O capital depende do posto que você está pensando em arrendar.

      Equipe ClubPetro

  7. Avatar Geovannisouza disse:

    Obrigado Ana Paula Tôrres

  8. Avatar rafael disse:

    Boa Noite
    Minha dúvida é o? cnpj que o arrendatário vai utilizar é o de quem esta alugando (proprietário do posto) ou de quem vai alugar

    • Avatar Ana Paula Tôrres disse:

      Se você utilizar o antigo cnpj, teria que fazer uma due diligence para entender se não há nenhum tipo de passivo nesse cnpj e ter uma garantia de uns 5 anos que é o período que pode ter problemas tributários e trabalhistas, sem falar em ambientais que podem surgir.
      Se abrir um novo, demora em média 2 anos para conseguir todas as licenças, pois não consegue abrir uma empresa no mesmo endereço e o posto não consegue mudar o endereço antigo e cnpj já que possui tanques e estrutura física no local.

  9. Avatar Loriedson negreiros disse:

    Boa tarde!! Estou querendo arrendar um posto, mas nunca trabalhei com isso, vcs disponibilizam um especialista pra dar todas as informações necessárias? Grato.

    • Avatar Ana Paula Tôrres disse:

      Boa tarde, Loriedson.
      Não prestamos consultoria para compra de postos. Somos uma aceleradora de resultados, ou seja, trabalhamos junto ao revendedor para melhorar seus resultados e suas vendas.

  10. Avatar Antonio Augusto Rodrigues disse:

    na primeira compra as distribuidoras dão prazo

  11. Avatar André disse:

    Estou a procura de uma boa propostar para arrendar um posto no RS. Onde seria o link dessas pessoas para futura negociação?
    Obrigado.

    • Avatar Ana Paula Tôrres disse:

      Bom dia, André.
      Nossa empresa não trabalha com arrendamento ou vendas de postos. Somos uma aceleradora de resultados para postos.

  12. Avatar Soares disse:

    Como fica a questão do CNPJ no caso do arrendamento de posto de combustível ?

  13. Avatar andre rocha disse:

    Boa Tarde, a minha itenção e parecida com os colegas demais acima, porem gostaria de locar um posto de combustivel e trabalho com meu novo cnpj o anterior seria desabilitado alterado o ramo so pra ficar na loja de conveniencia ramo de atividade, e o meu novo cnpj administrar o posto retirando todas as licenças. e possivel isto?:

  14. Avatar raul quarteroli disse:

    ola gostaria de saber de algum posto de gasolina que esta disponivel para arrendar .. pois sou empreendedor desde novo .. hoje estou com 35 anos . e gostaria de algum com mais responsabilidade e desafiadora

    • Avatar Ana Paula Tôrres disse:

      Bom dia, Raul.
      Não atuamos na área de arrendamento/ compra ou venda de postos. Caso entre neste mercado, teremos o maior prazer em apresentar nossas ferramentas para crescer suas vendas e fidelizar clientes.
      Um abraço,
      Equipe ClubPetro

  15. Avatar Salete disse:

    Gostaria de saber qual melhor maneira de encontrar posto de gasolina para Arrendar na região do Mato Grosso br 163 quais empresas fazem esse trabalho?

    • Avatar Ana Paula Tôrres disse:

      Bom dia,

      não temos conhecimento das empresas que trabalham com arrendamento de Postos.
      Você pode procurar o Sindicato dos Postos da Região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao se cadastrar você aceita receber os conteúdos do ClubPetro e compreende que pode se descadastrar a qualquer momento.

Posto de combustíveis