Cartel na revenda e Distribuicao de combustível
Postos de Combustíveis

Combate ao Cartel na Revenda e Distribuição de Combustiveis

Artigo escrito por Wladimir Eustáquio Costa
Por Wladimir Eustáquio Costa
Criado em 16/12/2019, atualizado em 10/08/2020

Acaba de ser publicado no site do CADE um estudo extremamente útil para ser lido, debatido e entendido por todos agentes envolvidos com a distribuição e revenda de combustíveis no Brasil.

Os profissionais atuantes na área de Downstren, sejam revendedores, advogados, contadores, sindicalistas, executivos de sistema de gestão e executivos de empresas distribuidoras, terão no artigo uma ampla análise de aspectos totalmente fundamentados em números da intervenção do CADE no mercado de Brasilia, que tive a missão profissional de ser o Interventor nomeado pelo CADE.

Reforça se a importância da leitura e compreensão pois, para o método de controle de diferenças (distribuidoras e revendedores), formaram-se quatro conjuntos de contrafactuais nos mercados de: Belo Horizonte, Goiânia, Salvador, Natal, Fortaleza, Aracaju, Rio Branco, Porto Velho, Palmas, Manaus e Boa Vista, que apresentam tendências semelhantes ao DF antes da intervenção. Adicionalmente formou-se ainda um grupo selecionado através de um teste de tendência quadrática, composto por Boa vista, Palmas, Rio Branco, Aracajú, Maceió, Recife, São Luís, Salvador, Campo Grande, Cuiabá e Vitória.

Para evitar que o viés nas estimações, causado pela participação de mercados alvos de cartéis, eliminou-se aqueles que foram afetados por cartéis durante o período analisado, formando um grupo mais reduzido de 4 estados.

Neste trabalho, o método de controle sintético é considerado como um exercício adicional que confere maior robustez às estimativas ao internalizar a escolha dos mercados considerados como controle. Finalmente, destaca-se que as estimativas podem ser consideradas conservadoras, haja vista as hipóteses adotadas e a escolha do mercado de gasolina apenas, desconsiderando efeitos sobre os outros combustíveis.

Wladimir Eustáquio é Diretor da Suporte Postos Consultoria e Assessoria Empresarial.
Contato: wladimir@suportepostos. com.br

*O texto é de responsabilidade do autor.


Ao se cadastrar você aceita receber os conteúdos do ClubPetro e compreende que pode se descadastrar a qualquer momento.

Posto de combustíveis