Gestão, Loja de Conveniência

Como é o primeiro dia de trabalho em sua loja?

Artigo escrito por Claudio Moreira
Por Claudio Moreira
Criado em 24/07/2020, atualizado em 27/07/2020

Sim a pergunta é essa mesma. Que experiência você proporciona para um novo membro da equipe no primeiro dia de trabalho em sua loja?

Sabe por que te fiz essa pergunta? Porque ao longo dos anos tenho visto a história se repetir: líderes entrevistam e aprovam um novo profissional e informa-o o dia de iniciar a jornada em sua loja. Para você, talvez, isso signifique o alívio de uma escala de trabalho apertada ou, quem sabe, a substituição de uma pessoa que estava te causando dores de cabeça
durante os turnos. Para quem foi contratado o primeiro dia pode significar o fim de uma longa espera ou mesmo a realização de um sonho.

E aí chega o tão esperado dia. O novo profissional chega, nem sempre é recebido pessoalmente pelo líder (se for uma grande rede de lojas com o processo de contratação centralizado no RH, às vezes o gerente da loja nem sabe quem é esta pessoa recém-chegada), e acaba indo imediatamente para o vestiário, colocar o uniforme e começar a “pegar no batente”. Algumas vezes é apresentado à equipe de uma forma superficial, afinal “está ali para trabalhar”. Ao fim do primeiro dia, volta para o vestiário, tira seu
uniforme e vai embora.

Empolgante? Nem um pouco.

O turnover no varejo brasileiro é imenso. Essa rotatividade é custosa e indesejada, acarretando investimento em rescisões, retreinamento, uniformes, recontratações, além da curva de aprendizagem e o relacionamento com os clientes, que voltam à estaca zero.

Você age de forma diferente? Excelente! Caso contrário, vamos ver como proporcionar um primeiro dia de trabalho acolhedor e marcante em sua loja:

1. Tenha tudo preparado:
Quando um novo contratado chega e percebe que ninguém o espera,
fica uma impressão ruim. Não precisa fazer uma festa, mas o novo colaborador deve ser recebido pessoalmente pelo líder.

2. Ande pela loja
No primeiro dia, o novo contratado deve conhecer as instalações e ser
apresentado aos colegas de trabalho. Alguns podem achar bobagem, mas passeio pela loja é vital para o primeiro dia de um novo profissional, mesmo que a loja seja pequena. Mais do que tudo, isso conforta o colaborador em seu novo ambiente e também ajuda a conhecer a cultura da empresa.

3. Dê-lhes pequenas e flexíveis atribuições
Dar ao novo contratado algumas pequenas tarefas em seu primeiro dia vai ajudá-lo a “molhar os pés” e entender o tipo de trabalho que esperam dele, sem se sentir sobrecarregado. Isto também cria um maior sentido de propósito desde o primeiro dia.

4. Peça Feedback
Quando o dia estiver chegando ao fim, peça-o um feedback sobre o seu dia. Pergunte como tudo correu e se ficou alguma dúvida. Este pedido tem dois grandes objetivos: mostrar que você se importa com a opinião do colaborador e aprender o que pode ser melhorado em seu processo de recepção.

O momento de entrada de uma pessoa na empresa, é a oportunidade ideal para começar a construir uma relação de profissionalismo e fortalecer a cultura organizacional. Além disso, quando a pessoa é bem recebida e percebe organização, tende a se comportar de forma mais produtiva e engajada desde o primeiro momento. Queremos nosso novo membro chegando em casa ao fim do seu primeiro dia pensando:
“uau, amei a loja, vou me dedicar ao máximo”, certo?


Ao se cadastrar você aceita receber os conteúdos do ClubPetro e compreende que pode se descadastrar a qualquer momento.

Posto de combustíveis