Com a crescente procura por serviços 24h no Brasil, a oferta por serviços com máxima qualidade precisa ultrapassar as barreiras do horário comercial. Se você decidiu estender o horário de atendimento em seu Posto, parabéns! Você está à frente da concorrência, mas esta vantagem vem com alguns ônus: como motivar os frentistas noturnos do meu Posto? Vou conseguir atender a procura com presteza e qualidade? Vou encontrar frentistas dispostos a mudar a rotina de vida para trabalhar em um horário em que muitas pessoas estão se divertindo com suas famílias ou descansando?

Muitas são as perguntas e o primeiro passo é identificar o sentimento do seu frentista. Ele vê vantagem em trabalhar em turno ou é a única opção de emprego no momento? Algumas variáveis podem impactar no processo para manter estes frentistas motivados. E outro ponto de extrema importância é pensar, além da motivação do funcionário, na segurança tanto dos clientes, como dos frentistas.

Pessoas motivadas comprovadamente resultam em atendimento de melhor qualidade, funcionários mais bem dispostos diminuem o turnover e promovem engajamento à causa da empresa. Muitas vezes, a motivação não precisa ser necessariamente monetária (apesar de ainda ser a mais utilizada!), veja alguns exemplos:

Reconhecimento: quem nunca viu um comércio com uma foto de “Melhor funcionário do mês” e se imaginou naquele porta retrato pendurado na parede de forma bem explícita? É exatamente disso que estou falando! Reconhecer seu funcionário, exaltar as atividades bem feitas, eleger um funcionário exemplo pode despertar o interesse dele em melhorar e de outros de conseguirem também! Você tem turno? Um quadrinho na parede para cada horário de atendimento! Por que não?

Gestão aberta: chamar o funcionário no escritório para tratar de um assunto em particular sempre desperta curiosidade aos demais! Faça uma reunião recorrente, seja ela com períodos de 7 a 14 dias e demonstre o que estão fazendo e onde querem chegar. Nada mais motivador que um funcionário saber que está ajudando a empresa a atingir um objetivo. Para que todos estejam por dentro, agende mais que uma reunião e separe as metas de cada turno.

Não compare as metas de horário comercial com as metas de turno, isso é um erro comum para parâmetros diferentes! A comparação pode desanimar seu funcionário de turno e desencoraja-o a seguir melhorando constantemente.

Entenda o desempenho: entender que a vida pessoal impacta diretamente dentro da empresa é um passo muito importante. Um funcionário de turno que sempre foi exemplar, que sempre entrega bons resultados e de uma hora para outra ficou abaixo dos índices pode indicar alguns fatores que precisam ser entendidos: esse funcionário pode ter tido problemas durante o dia e não conseguiu descansar da forma que necessitava, começou a se sentir insatisfeito com as recompensas propostas ou até mesmo com metas extremamente altas. Conversar pode ajudar e demonstrar interesse na saúde mental de seu funcionário, fique atento!

Há inúmeras formas de manter um funcionário motivado e essa atividade não deve ser complicada com funcionário de turno. A forma como seus funcionários são engajados resulta diretamente nos índices do seu negócio.

O que você tem feito para melhorar a motivação de seus funcionários? O desempenho deles tem afetado seu negócio? Talvez seja hora para entender e tomar medidas que engajem mais seus funcionários. Além disso, uma boa Gestão de Metas é grande aliada para que você consiga avaliar esse desempenho, além de conseguir medir e recompensar monetariamente os turnos ou um frentista em especial, que trabalhe com horários alternados. As metas ajudam a identificar frentistas com baixo desempenho.