Com a crescente procura por serviços 24h no Brasil, a oferta por serviços já ultrapassou a barreira do horário comercial. Se você decidiu estender o horário de atendimento em seu Posto, parabéns! Você está à frente da concorrência, mas esta vantagem vem com alguns ônus: como motivar os frentistas noturnos do meu Posto? Vou conseguir atender com qualidade?
Muitas são as perguntas e o primeiro passo é identificar o sentimento do seu frentista. Ele vê vantagem em trabalhar à noite ou é a única opção de emprego no momento? Algumas variáveis podem impactar no processo para manter estes frentistas motivados. E outro ponto importante é pensar, além da motivação do funcionário, na segurança tanto dos clientes, como dos frentistas.
Pessoas motivadas comprovadamente resultam em atendimento de melhor qualidade, funcionários mais bem dispostos diminuem o turnover e promovem engajamento à causa da empresa. Muitas vezes, a motivação não precisa ser necessariamente monetária (apesar de ainda ser a mais utilizada!), veja alguns exemplos:
Reconhecimento: quem nunca viu um comércio com uma foto de “Melhor funcionário do mês” e se imaginou naquele porta retrato pendurado na parede de forma bem explícita? Reconhecer, exaltar as atividades bem feitas, eleger um funcionário exemplo, pode despertar o interesse de todos da equipe!
Gestão aberta: chamar um funcionário no escritório para tratar de um assunto em particular sempre desperta curiosidade aos demais! Faça uma reunião recorrente, seja ela com períodos de 7 a 14 dias e demonstre o que estão fazendo e onde querem chegar. Nada mais motivador que um funcionário saber que está ajudando a empresa a atingir um objetivo.
Não compare as metas de horário comercial com as metas de turno, isso é um erro comum para parâmetros diferentes! A comparação pode desanimar seu funcionário de turno e desencoraja-o a seguir melhorando constantemente.
Entenda o desempenho: entender que a vida pessoal impacta diretamente dentro da empresa é um passo muito importante. Um funcionário de turno que sempre foi exemplar, que sempre entrega bons resultados e de uma hora para outra ficou abaixo dos índices, pode indicar alguns fatores que precisam ser entendidos: ele pode ter tido problemas durante o dia e não conseguiu descansar da forma que necessitava, começou a se sentir insatisfeito com as recompensas propostas ou até mesmo com metas extremamente altas. Conversar pode ajudar e demonstrar interesse na saúde mental de seu funcionário, fique atento!
Há inúmeras formas de manter um funcionário motivado. A forma como seus funcionários são engajados resulta diretamente nos bons resultados do seu negócio.
O que você tem feito para motivar seus funcionários? O desempenho deles tem afetado seu negócio? Talvez seja hora para entender e tomar medidas que engajem mais seus funcionários. Além disso, uma boa Gestão de Metas é grande aliada para que você consiga avaliar esse desempenho, além de conseguir medir e recompensar monetariamente os turnos ou um frentista em especial, que trabalhe com horários alternados. As metas ajudam a identificar frentistas com baixo desempenho.