Bom atendimento e preços atraentes são aspectos relevantes para enfrentar a concorrência. Contudo, é preciso ter muito cuidado com a Gestão da Imagem do seu Posto.
Muitos revendedores consideram que cuidar da parte comercial e administrativa com eficiência é o suficiente para conquistar a empatia dos consumidores. Mas na prática, só isso não é o bastante. Neste post, trazemos alguns aspectos que podem comprometer a imagem do seu Posto. Confira:
1. Desprezar a força de uma marca
Qualquer organização precisa ter uma identidade que possa ser facilmente assimilada pelos clientes. Por questões administrativas e de falta de recursos, alguns postos optam pelo amadorismo para a criação da marca. Contrate um profissional de Design.
2. Ignorar a relevância do planejamento
Se uma empresa não pode se estruturar para montar uma boa estratégia de marketing, é sinal de que não está preparada para divulgar as ações com profissionalismo.
Não se organizar adequadamente é um dos principais erros cometidos. É fundamental ter um conteúdo de qualidade e proporcionar oportunidades para o consumidor interagir.
Também é imprescindível ter perfis nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram) e oferecer possibilidades de comunicação rápida por aplicativos, como o WhatsApp. Todavia, a recomendação é contar com profissionais qualificados para trabalhar com marketing digital.
Leia também: Como conquistar mais clientes para o seu Posto com Estratégias de Marketing
3. Adotar Estratégias de Marketing equivocadas
Muitas empresas já perceberam o poder do marketing para aumentar as vendas e conquistar a confiança dos clientes. Ter uma lista de iniciativas com prazo para serem efetivadas é uma medida correta.
Leia também: Como aumentar as vendas em Postos de Combustíveis
4. Trabalhar as informações de maneira incorreta
O cliente fica bastante irritado quando percebe que foi enganado. Mesmo que não seja por má fé, é uma situação bastante constrangedora.
Em relação à apresentação do local, é comum haver erros. No caso de um Posto de Combustíveis, é possível citar alguns como:
- Letreiro mal posicionado.
- Uniformes dos funcionários sem marca e o nome do posto.
- Bombas de combustíveis sem identificação da empresa.
- Ausência de banners destacando alguma promoção.
5. Tratar o cliente de forma inadequada
Os funcionários devem tratar os clientes com respeito, atenção e simpatia. Mesmo assim, é comum ver pessoas reclamando de que receberam um péssimo atendimento.
Leia também: Psicologia na Fidelização de Clientes
Hoje, há sites especializados em receber demandas de clientes insatisfeitos. Isso mostra que é fundamental capacitar e conscientizar os funcionários de que a cortesia, a paciência e a boa comunicação são fatores primordiais para fidelizar e fortalecer a marca.
Quando o cliente é tratado de forma educada, ele pode até compreender um erro e ficar ainda mais identificado com a empresa.
6. Ignorar o poder do Pós-Venda
Alguns revendedores não procuram conhecer o comportamento do consumidor. Isso faz com que percam oportunidades de aumentar as vendas e de melhorar a qualidade dos serviços.
Para ter um feedback dos clientes sobre o trabalho desenvolvido, a recomendação é enviar, por e-mail ou até pelo WhatsApp, um questionário com perguntas sobre como foi o atendimento, abrindo espaço para sugestões.
Leia também: Feedback dos clientes como ferramenta de Fidelização
Estreitar o relacionamento com o público-alvo é uma excelente maneira de fortalecer a marca. Se você tem dúvidas e exemplos de bons trabalhos relacionados com a melhoria da imagem, deixe o seu comentário. A sua participação é muito importante!
Quer receber todas as novidades, notícias e dicas sobre o mercado de combustíveis em primeira mão? Inscreva-se em nossa newsletter e receba tudo isso, gratuitamente, direto no seu melhor e-mail. Para isso, basta clicar aqui e informar seu nome e e-mail!