Revendedor

Horário de funcionamento do Posto nos jogos do Brasil

Artigo escrito por Ricardo Pires
Por Ricardo Pires
Criado em 24/11/2022, atualizado em 24/11/2022

Época de Copa do Mundo, aquele momento de expectativa e entusiasmo em que a nação se une para torcer pela seleção brasileira nos jogos, quando, então, surge a dúvida: “Quero assistir os jogos do Brasil, mas trabalho. Serei liberado? O Posto deve ficar fechado?

Os dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo não são considerados como feriado nacional. É verdade que alguns estados e municípios decretam ponto facultativo nos dias e horários de jogos, mas a aplicabilidade desses Decretos, em geral, fica restrita ao âmbito dos órgãos públicos, não se aplicando à iniciativa privada.

Logo, cabe ao empregador decidir o funcionamento do horário de trabalho nos dias de jogos. Por assim ser, não há obrigatoriedade na folga dos empregados ou abono de falta, exceto em caso de eventual norma coletiva de trabalho que estabeleça algo a respeito.

Na primeira rodada de início dos jogos, a seleção jogará nos dias 24/11 (quinta-feira) às 16h, 28/11 (segunda-feira) às 13h e 02/12 (sexta-feira) às 16h (sempre pelo horário de Brasília), ou seja, acontecerão em dias úteis e em horário comercial.

Afinal, quais critérios devo adotar no meu posto? Não há uma regra a ser seguida, cabe ao revendedor definir e avisar seus colaboradores.

O ClubPetro tem um ecossistema que nutre de informações, diariamente, mais de 2.500 revendedores Brasil afora. Fizemos então uma pesquisa entre eles para entender como irão organizar a escala durante os horários dos jogos. Segue a enquete e respostas para lhe inspirar. Tivemos mais de 350 respostas, então, segue abaixo o percentual de cada resposta.

Pergunta: Como será o funcionamento do posto no horário do jogo do Brasil?

  • Normal (90,7%)
  • Escala Reduzida (1,2%)
  • Fechado (0,3%)
  • Revezamento de atendimento entre frentistas (7,8%)

A maioria absoluta respondeu que seguirá normalmente o trabalho.

Como é um momento de muita comoção e alegria é válido, ao revendedor, proporcionar aos colaboradores um momento agradável e fortalecer o ambiente de trabalho. 

Segue algumas dicas para engajar os frentistas:

  1. Coloque uma televisão ou telão num local apropriado, próximo à pista.
  2. Não se esqueça da caixa de som, todos gostam de ouvir a narração e vibrar com os gols do Brasil.
  3. Dê, como cortesia, um lanche e refrigerantes para o seu time
  4. Crie um clima de copa do mundo. Enfeite o local, proporcione um ambiente de descontração e harmonia.

Apesar de ser em horário de trabalho você pode melhorar o clima organizacional com pequenas iniciativas. Então, faça isso!

Engaje o seu time de frentistas, pois a rotina deles não é fácil. Eles ficarão felizes e você também.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao se cadastrar você aceita receber os conteúdos do ClubPetro e compreende que pode se descadastrar a qualquer momento.

Posto de combustíveis