Assim que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu a presidência da república, publicou a Medida Provisória (MP) nº 1.157/2023, que renovou a desoneração de tributos federais sobre combustíveis.
A desoneração de impostos sobre gasolina e álcool foi estendida até 28 de fevereiro, ou seja, encerra na próxima semana. As reduções alcançam também, nos mesmos prazos, as alíquotas do PIS/Pasep-Importação e da Cofins-Importação. A MP zerou, até o fim deste ano, as alíquotas do PIS/Pasep e da Cofins que incidem sobre diesel, biodiesel, gás natural e GLP.
Sem a prorrogação da isenção, a gasolina deverá aumentar em R$ 0,68 por litro nos postos de combustíveis. Já o etanol hidratado, com a mistura de 27% por litro de gasolina, deve subir R$ 0,24 por litro nos postos, calcula a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom).
Estamos há quase 1 semana do possível aumento e as distribuidoras já fizeram diversos reajustes nos preços da gasolina e etanol, sem justificativa, pois a arbitragem diz que deveria cair o combustível se comparado com o cenário internacional, não subir.
Nossas “parceiras” distribuidoras estão regulando o estoque e chegam a justificar que estão com problemas no duto de recebimento do combustível. Outras dizem que so a partir do dia 1º terão estoque para atender a cota necessária, justo após acontecer o aumento e poderem vender de fato por um preço maior.
É de uma mediocridade sem fim vindo, justo delas, que se intitulam como parceiras do revendedor e vendem a ideia de seriedade, mas no fim se posicionam como empresa pequena e não parceira. Como eu disse acima, estamos há quase 1 semana do possível aumento, mas o governo ainda pode também prorrogar a desoneração.
Valorize aqueles que são seus parceiros de verdade, na hora boa e na hora ruim. Evite comprar pseudo parceiros… se for bandeirado e estiver nessa posição frágil, evite participar dos projetos e eventos da distribuidora, mostre que você não compactua com essa política delas também no momento em que elas querem mostrar somente aquilo que as interessa.
Sabemos que no dia 1º, se houver de fato o fim da desoneração dos impostos sobre os combustíveis, é o seu telhado que será de vidro. A pedra que a imprensa, PROCON e motoristas irão jogar, será no seu telhado. Se prepare para isso, guarde as notas fiscais, mostre ao PROCON qual a realidade e o porquê do reajuste. No fim você estará sozinho, pois o parceiro sumiu.
“Diga-me com quem andas e eu te direi quem tu és.”
Muito bom Ricardo 👏👏👏👏👏👏👏👏
Exelente
Exelente matéria
esta pseudo-parceria é na verdade uma forma de submeter e escravizar a revenda é preciso deixar claro o nosso descontentamento com estas atitudes egoistas e boicotar quem não te valoriza. É preciso deixar claro e patente a nossa revolta
Como diz o Bores é uma vergonha não tenho nada contra os bandeira branca mas nós bandeirados viramos bandeira branca pois as distribuidoras assim nós tratarão da mesma forma só nos resta todos sermos bandeira branca conforme forem acabando os contratos e no momento que não querem vender produto muitos contratos podem ser nulos ALOU SINDICATOS VAMOS PRA FRENTE