Está sem tempo de ler agora? Ouça o artigo, quando quiser, clicando no player abaixo!

Inicio de ano é hora de olhar para trás, aprender com erros, melhorar ainda mais o que deu certo e partir para cima, fazer um ano melhor que o anterior. Hora de planejar os objetivos para ter um posto de sucesso.
Para não ficar navegando num navio sem destino, nós precisamos de metas, objetivos e correr atrás. E você? Estipula metas? Se sim, as metas que você estipula, sejam para você, sua equipe, seu posto ou rede, são alcançadas? Quando não, acredita que seja por falta de controle e planejamento?

Para alcançar metas, precisamos definir nossos objetivos – os quais nos darão um propósito e direcionamento – e a pergunta é: você já definiu seus objetivos para 2020?

Em caso negativo, não se preocupe: para ajudá-lo nessa missão apresentaremos um método que, com toda certeza, você vai querer aplicar hoje mesmo. Por isso, convidamos você a conhecer o que é e como colocar em prática a Metodologia de OKR (do inglês Objectives and Key Results), para auxiliá-los na definição e acompanhamento dos objetivos e metas para este ano.

A sigla OKR vem do inglês, Objectives and Key Results, que significa Objetivos e Resultados-Chave. Aqui, os objetivos representam o que a empresa deseja alcançar e os resultados-chave são a forma de medir se você está próximo ou distante do seu objetivo.

Devido à sua simplicidade, os OKRs aumentam a clareza em relação às metas e estimulam a equipe a colaborar entre si — afinal, não é possível atingir nenhum objetivo sozinho. Para você entender melhor, trazendo a metodologia para a realidade dos postos, veja este exemplo:

Objetivo: Vender tudo e “mais um pouco” no posto:

  • KR 1: Vender 4.000 aditivos.
  • KR 2: Aumentar para 30% o market share de Gasolina Aditivada.
  • KR 3: Aumentar para R$32.000,00 as vendas de Lubrificantes Premium.

Objetivo: Ser Top Performance em atendimento

  • KR 1: Obter 100% nas pesquisas de Cliente Oculto da Distribuidora.
  • KR 2: Manter NPS acima de 86.

Portanto, a metodologia OKR consiste em traçar objetivos macro, seguidos de KRs que são os resultados chave que, quando concluídos, levarão a conclusão do seu objetivo.

Passo a passo para implantar a Metodologia OKR em seu Posto:

  1. Definir o objetivo macro anual. Por exemplo: Vender tudo e “mais um pouco”.
  2. Definir 3 objetivos mais relevantes para o próximo trimestre. Utilizamos acima: “Vender 4.000 aditivos”, “Aumentar para 30% o market share de Gasolina Aditivada” e “Aumentar para R$32.000,00 as vendas de Lubrificantes Premium”.
  3. Criar de dois a cinco resultados-chaves, para alcançar os objetivos. Por exemplo, para o objetivo “Aumentar para 30% o market share de Gasolina Aditivada” os resultados-chave podem ser: “Certificar os frentistas com o curso Y da Distribuidora” ou, “Criar um Plano de Comissionamento para os frentistas”.
  4. Dividir as tarefas entre as equipes de acordo com a capacidade de execução de cada uma.
  5. Avaliar os resultados mensurando os resultados-chaves, de preferência semanalmente.
  6. Refazer os passos 2 a 6, em todo fim de trimestre. Cada final de ciclo é uma nova oportunidade para evoluir seu modelo de OKR.

A Metodologia OKR é uma maneira simples para que você acompanhe as metas e defina estratégias, porém, é preciso que, tanto sua equipe, como você, se engajem, o que necessita de um período de adaptação para acontecer!

E para ajudá-lo a entender, implantar e acompanhar a Metodologia OKR em seu posto, nosso próximo Aulão será sobre o assunto. Quer conhecer mais como aplicar a metodologia e colher resultados surpreendentes em seu posto? Clique neste link e se inscreva. Nosso próximo encontro será dia 15/01, quarta-feira, às 20h!

Gostou do Post? Quer receber mais textos como esse?

Assine nosso Blog e receba novos posts diretamente em seu Email.