Próximo ao fim de mais um ano, é hora de verificar se as estratégias, as ações e se os resultados planejados foram realizados e atingidos. Identificar o que ocorreu conforme o planejado para manter e ou avançar e o que não foi realizado, para buscar conter as possíveis causas que contribuíram para a não realização. Ou seja, é hora do Planejamento Estratégico e Orçamento para seu Posto.
Leia também: 7 dicas de Planejamento Financeiro para Postos de Combustíveis
Planejamento estratégico é um conjunto de caminhos, soluções, ações para atingir objetivos, levar o negócio da situação atual para a situação desejada, criar um direcionamento a ser seguido por todos os envolvidos. As estratégias devem ser adaptadas às constantes mudanças internas e externas, além da busca da melhoria contínua do negócio para superar os concorrentes.
Etapas para a elaboração do Planejamento Estratégico:
- Analisar o ambiente externo e interno: identificar as oportunidades e ameaças além dos limites do negócio, como mercado, concorrência, economia, outros, além de identificar as forças e fraquezas internas relacionadas à pessoas (vendas, administração, outros); recursos físicos (layout, espaços dos serviços, produtos); processos internos; e resultados (operacionais, financeiros, econômicos).
- Definir as estratégias: caminhos e soluções para conter, manter e avançar após a análise do ambiente externo e interno.
- Definir as ações: estabelecer um passo a passo para colocar em prática as estratégias, com a identificação dos responsáveis, prazos e recursos necessários para a execução das estratégias.
- Definir os objetivos: resultados efetivos, o que será alcançado com as estratégias e com as ações estabelecidas.
- Elaborar indicadores: para medir e evidenciar se o planejado está sendo realizado.
Após elaborar o planejamento estratégico, as diretrizes, os objetivos são mensurados, quantificados para projetar e demonstrar os resultados financeiros e econômicos esperados, ou seja, elaborar o plano orçamentário.
Tipos de Orçamentos
- Orçamento de tendências: uso de dados passados para projeções de situações futuras. Tendência de reprodução de eventos pela estrutura existente.
- Orçamento Base Zero: discutir toda a empresa, questionar todos os gastos e a estrutura.
- Orçamento Estático: quando elaborado com base em um único nível de produção e não é alterado ou ajustado após estabelecido.
- Orçamento Flexível: pode ser ajustado em qualquer nível de atividades. Há a distinção entre custos fixos e variáveis.
Etapas do Plano Orçamentário:
- Definir volume de vendas por produto, mercadoria, serviços.
- Projetar faturamento, custos e despesas variáveis e fixas.
- Definir políticas de vendas, de recebimentos, de compras, de estocagens.
- Identificar novos investimentos.
- Definir fontes de financiamentos.
- Estabelecer cenários otimistas, realistas e pessimistas.
- Elaborar relatórios gerenciais, demonstração do resultado, demonstração do fluxo de caixa.
- Definir indicadores econômicos e financeiros para medir e acompanhar a realização do orçamento
Com isso, não basta apenas elaborar o planejamento estratégico e o plano orçamentário, para atingir os resultados esperados. É necessário acompanhamento semanal, quinzenal e mensal para verificar o que está sendo realizado e o que precisa ser corrigido e ou mantido, para levar o negócio à situação desejada.