Um Plano de Negócios, considerado uma ferramenta de gestão, permite ao gestor conhecer como a empresa funciona, como está estruturada, identificar operações, produtos, serviços, equipe, fornecedores, clientes, ou seja, entender o modelo de negócio de já constituído ou a constituir, a partir de uma oportunidade identificada no mercado. No texto de hoje vamos mostrar como elaborar um Plano de Negócios para Postos de Combustíveis.
O Plano de Negócios pode ser elaborado a partir de dois modelos diferentes: modelo amplo e o resumido.
Modelo Amplo
O modelo amplo, descritivo, contempla as seguintes seções, conforme Dornelas, Bim, Freitas e Ushikubo (2017).
- Sumário executivo: apresenta de forma resumida o que é ou será a empresa, o que e para quem vende seus produtos e ou serviços, suas estratégias e vantagens competitivas, qual o seu mercado e quais são os investimentos necessários.
- Conceito do negócio: nesta seção é evidenciado um histórico da empresa, caso já exista, contendo faturamento, crescimento, número de clientes, funcionários, participação de mercado, dentre outros.
- Mercado e competidores: o objetivo é mostrar o potencial de mercado do negócio, evidenciando as tendências, tamanho, número de clientes, competidores, perfil do comprador, como exemplos.
- Equipe de gestão: nesta parte, são identificadas as pessoas que criam, definem, gerenciam e executam as estratégias do negócio. Contendo, principais envolvidos, experiência prévia, responsabilidades.
- Produtos e serviços: o objetivo é mostrar quais são ou serão os produtos e ou serviços da empresa.
- Estrutura e operações: cabe nesta seção informações como o organograma, máquinas e equipamentos, processos, previsão de recursos humanos, infraestrutura física, tecnológica.
- Marketing e vendas: o objetivo é evidenciar o posicionamento estratégico, política de preços, canais de distribuição, propaganda e comunicação, referentes aos seus produtos e serviços.
- Estratégia de crescimento: para o gestor definir o futuro da empresa, é necessário conhecer a relação do negócio com o mercado que atua, entender quais são seus pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças para estabelecer as estratégias de crescimento.
- Finanças: nesta seção é mostrado quais são ou serão os valores relacionados aos investimentos necessários em imobilizado, capital de giro, as receitas, os custos e as despesas. Contemplando demonstrativos como de resultado, dos fluxos de caixa, balanço patrimonial, além de indicadores econômicos e financeiros.
Modelo Resumido ou Canvas
Também denominado modelo negócios Canvas, um modelo resumido, simples, mas completo, é apresentado por Osterwalder e Pigneur (2011). O modelo de negócios Canvas é composto por três blocos e nove seções, conforme a Figura a seguir.
Os blocos do modelo visam evidenciar para quem o negócio foi ou será constituído, o que faz, como faz e quanto de receita e custos gera ou serão gerados.
A partir das respostas apresentadas às questões de cada bloco, o gestor identifica os segmentos de clientes que quer alcançar, quais produtos e ou serviços oferecer, como alcançar estes clientes, ou seja, por equipes de vendas, web, lojas próprias, bem como o tipo de relacionamento, como pessoal, autosserviço, automatizado.
Além disso, permite identificar as atividades, os recursos e os parceiros para oferecer os produtos e serviços, bem como, executar as suas operações.
Finalmente, um Plano de Negócios contribui na identificação das fontes de receitas e a estrutura de custos, contribuindo na identificação dos resultados. Com isso, é possível ao gestor conhecer, ter uma visão geral do negócio atual, bem como definir novos modelos de negócios de forma objetiva, sucinta e ampla, com vistas à manutenção e ou melhoria dos resultados e geração de valor.