Postos de Marca Própria
Revendedor

O Gigante acordou – Postos de Marca Própria conseguem Diretoria em Sindicato

Artigo escrito por Ricardo Pires
Por Ricardo Pires
Criado em 20/08/2020, atualizado em 20/08/2020

No último texto, compartilhei com revendedores de todo o Brasil a necessidade de uma maior representatividade para os Postos de Marca Própria nos sindicatos. Atualmente, esses revendedores representam quase 20.000 postos, mas ainda são tratados como “bandeira branca”, termo para alguns pejorativo, e não se sentem devidamente representados como deveriam.

Fui convidado a participar de um grupo de revendedores independentes, com um propósito muito válido: debater idéias através de uma Comissão de Postos, para a criação de uma “Diretoria para os Postos de Marca Própria” no Minaspetro, Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Minas Gerais. Aceitei na hora, fizemos diversos debates e levamos ao presidente da entidade nossa reivindicação, conforme escrevi no último texto desse blog.

Enfim, conseguimos o nosso objetivo, a Diretoria foi aprovada pelo Minaspetro, um importante passo para maior reconhecimento desses bravos revendedores, que não ostentam marcas de nenhuma distribuidora. E algumas pautas já estão em desenvolvimento pela Comissão.

Uma das iniciativas é propor à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a mudança da nomenclatura “bandeira branca” para “marca própria”, um importante tema sempre tratado com muita propriedade pelo Wladimir, da Suporte Postos, como o básico para o início das mudanças. Entendemos ser de extrema relevância começar uma etapa com um nome forte, sem os problemas do passado, quando houve a abertura do mercado.

Outras ideias estudadas inicialmente, incluem ações de comunicação, como a criação de redes sociais, campanhas publicitárias, instruções para a construção de uma marca própria, entre outras. Até dia 24 de agosto, o Minaspetro receberá sugestões e nossa comissão está aberta ao diálogo com outros revendedores.

Leia também: Postos de combustíveis nas redes sociais: 6 dicas essenciais!

Para trazer mais legitimidade ao nosso propósito, representando milhares de revendedores, queremos o apoio da Fecombustiveis, por meio do Presidente Paulo Miranda Soares. Acreditamos que, se outros Sindicatos Estaduais forem incentivados a fazer o mesmo, teremos grandes mudanças para o segmento.

Estou também me colocando à disposição, assim como a comissão que criamos em Minas Gerais, para ajudar o revendedor que deseja fazer o mesmo em seu estado, que precisa de ajuda para estruturar suas idéias e buscar uma maior representatividade em seu sindicato. 

Na próxima quarta feira, dia 27/8, às 20h, convido todos revendedores para um debate sobre o tema e vamos juntos por dias melhores na revenda.

Cadastre-se para participar dos próximos Aulões!


Ao se cadastrar você aceita receber os conteúdos do ClubPetro e compreende que pode se descadastrar a qualquer momento.

Posto de combustíveis