Pode ser que o termo usado no título deste artigo seja novidade para você, ou talvez você o conheça pela sigla LSM (Local Store Marketing), como ficou conhecido nos EUA. De fato, sua Loja é um típico negócio local e precisa ser o preferido e o mais lembrado do seu bairro, o que torna o Marketing de Vizinhança na Conveniência, um tema importante.
Negócios com perfil de vizinhança são aqueles em que aproximadamente 80% da receita vem de clientes que se localizam até 2,5 km do seu ponto de venda (alguns autores variam esta abrangência da área de influência, o que não invalida o conceito). Seu alcance limitado traz muitas vantagens do ponto de vista da comunicação e do relacionamento com os clientes.
Por que? Porque todo seu esforço para se destacar, fica concentrado num nicho mais fácil de se trabalhar. Vamos à prática:
A distância que a maioria dos seus clientes percorre para chegar até sua Loja pode ser traçada em metros ou tempo de deslocamento. Essa delimitação será a métrica da sua área de influência.
Dividindo esta área de influência em 3 partes:
- Área de influência primária da loja, com 60% à 70% dos clientes, em um raio de 2 à 3 km.
- Área de influência secundária, com 20 à 30% dos clientes, em um raio de 5 km.
- Área de influência terciária, com 10 à 15% dos clientes, em um raio de 8,7 km.
Com este conhecimento, você pode investir em uma série de ações para aplicar o Marketing de Vizinhança na Conveniência, como:
• Aniversário da loja com convite para os grupos de WhatsApp dos condomínios vizinhos à loja.
• Descontos para aniversariantes da região.
• Combos especiais para os estudantes das Instituições de Ensino da região, em dias de prova.
• Ações combinadas com parceiros locais.
Está curioso em como descobrir de onde vem seus clientes? Existem no mercado da revenda e conveniência, softwares exclusivos, que trabalham todo o CRM do seu negócio, cadastrando e relacionando com os clientes. Mas você pode usar até papel e caneta, no próprio caixa e anotar as respostas de uma simples pergunta: “em qual bairro/rua você mora?”. Depois é só compilar os dados dos clientes numa planilha e buscar no Google Maps, verificando a distância e o tempo de deslocamento entre sua residência e a loja.
Então mãos à obra, faça seu bairro saber que sua Conveniência é a melhor loja de todas!
Claudio Moreira é palestrante e formador de equipes de serviços.