Gerir um negócio é uma tarefa difícil, considerando a economia em crise e as rápidas mudanças tecnológicas. Mas existem algumas ferramentas e ações disponíveis para auxiliar o revendedor na gestão de postos de combustíveis. E este é o assunto do texto de hoje!
Plano de Negócios
É muito importante traçar um plano de negócios aliado à estratégia da empresa. Dessa forma, define-se as métricas e o que é necessário para alcançá-las, como um guia. Quando um plano é traçado, a chance de alcançar êxito é maior. O plano traz uma visão sobre o mercado, ramo de atuação, concorrência, projeto de marketing, finanças.
PDCA
O PDCA é a ferramenta mais conhecida dentro da gestão e não é a toa que é uma das mais utilizadas. Ela é dividida nas fases P(planejar), D(Fazer), C(Checar) e A(Agir) e tem como objetivos a melhoria contínua dos processos e a solução de problemas nas empresas. No planejamento, deve-se identificar o problema, descobrir onde e por que ele começa, planejar as melhorias e criar planos de ação.
Na segunda fase, deve-se envolver pessoas e executar o plano. Na checagem, analise se tudo foi realizado conforme o planejado e se o resultado esperado realmente aconteceu. Na última fase é hora de padronizar o resultado caso tenha dado certo ou refletir o que precisa ser mudado e começar o ciclo novamente.
Benchmarking e Networking
Conhecimento bom é conhecimento compartilhado! Grandes empresas praticam e recomendam essa prática, além disso, acreditam que boas ações não devem ser restritas apenas à própria empresa.
No benchmarking, o objetivo é melhorar as práticas inspirando-se em outras organizações, buscando entender como funciona e como poderia ser replicada em outras empresas. Aliado a isso, é muito importante ter um networking fortalecido.
Networking nada mais é que uma rede de contatos utilizada para trocar informação e conhecimento, uma ferramenta poderosa para alavancar carreiras e fortalecer a gestão do conhecimento.
Endomarketing
O endomarketing fortalece o sentimento de pertencimento, estimulando que o colaborador “vista a camisa da empresa”. O endomarketing é um conjunto de ações e estratégias de marketing que melhoram o relacionamento interno e o bem-estar dos funcionários. Quanto mais inseridos e satisfeitos, mais os funcionários se envolvem, se motivam e melhoram a produtividade.
Uma boa estratégia de endomarketing engaja, diminui a rotatividade de colaboradores e proporciona um clima organizacional saudável. Faça pesquisas de clima com os colaboradores, promova eventos de integração interna, treinamentos e utilize um canal de comunicação eficiente. Veja a entrevista com o nosso CEO, Ricardo Pires, sobre Gestão de postos em foco.
Por fim, não há boa gestão sem planejamento e foco. Esteja atento às ferramentas de gestão como excelentes aliadas para melhorar cada vez mais o dia a dia do seu Posto.