As provações para o revendedor parece que não acabaram. Cada dia um novo desafio e, aos poucos, o mercado vai se afunilando para que somente as grandes redes sobrevivam. O negócio próspero do passado, se transformou num desafio do presente e um ponto de interrogação para o futuro.
Histórico de terror para a revenda
Nos últimos 3 anos, sobrevivemos à greve dos caminhoneiros, pandemia e, agora, à guerra na Ucrânia. Tivemos uma queda assustadora de volume e necessidade de capital de giro como reflexos da grande alta do petróleo. Apenas isso já era desafiador, mas o revendedor ainda precisa conviver com aumentos abusivos de taxas de cartão de crédito e de frotas. Tudo isso, junto e misturado, é um pesadelo para nós revendedores e um prêmio de loteria para o governo que não arredou o pé com o ICMS, mesmo ganhando praticamente o dobro em relação ao contribuinte.
Quando parecia que o mercado estava melhorando veio a Guerra da Rússia x Ucrânia e o mercado virou de cabeça para baixo. As sanções ao Petróleo Russo diminuíram drasticamente a oferta mundial gerando menor competitividade e maior relevância aos demais produtores. Consequentemente, os preços dos combustíveis aumentaram e criou-se uma complexidade absurda no fretamento de navios para o transporte do petróleo para nós brasileiros, visto que, logisticamente, estamos do outro lado do mundo em relação ao mercado árabe.
Infraestrutura precária
Era sabido que nossa infraestrutura estava no limite, resultado de décadas sem investimentos e a falta da construção de novas refinarias. A Petrobras garante somente uns 70% da demanda que necessitamos no mercado brasileiro, ou seja, temos que importar o restante. E é aí que começa o dilema. As distribuidoras têm interesse na importação visto que não conseguem repassar o custo por conta da política de paridade internacional na qual a Petrobras reajusta somente quando bem entender?
Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come! A solução também é complexa. Ou faltará produto ou os preços subirão. Ainda mais se não houver, em contrapartida, diminuição da alíquota de ICMS para amortecer isso.
O Palácio do Planalto avalia uma sugestão da Petrobras de elaborar um plano de racionamento emergencial de diesel no país. A possibilidade foi considerada depois do alerta da petrolífera ao governo federal sobre o risco de desabastecimento do combustível. A área técnica do governo deve se debruçar sobre o assunto nesta semana. Entre as opções para tentar minimizar o problema, está a de que sejam definidos serviços essenciais em um eventual racionamento, com prioridade de abastecimento de diesel para alguns serviços como ambulâncias e transporte de grãos e alimentos.
A falta de diesel nos postos já havia sido anunciada
No evento “Conexão Revenda”, realizado no dia 06/04/2022 pelo ClubPetro, o Fulvius Tomelin, presidente da Ale Combustíveis, havia deixado claro que essa realidade cruel da falta de produtos estava se aproximando. Fomos avisados. Estamos pagando a conta de décadas sem investimento em infraestrutura portuária, de refinarias e transporte.
Você, como operador logístico de navios petroleiros, iria preferir transportar para a Europa, com seus fretes curtos e rapidez na descarga e com seus postos super modernos ou enviar o navio para longas viagens ao hemisfério sul, onde a infraestrutura portuária é precária e o descarregamento pode demorar dias na fila para o transbordo? Enfim, estamos em desvantagem com certeza.
O período de vendas fortes de Diesel está se iniciando e as bombas ficarão secas justamente no terceiro trimestre, quando a demanda por diesel aumenta sazonalmente no Brasil e nos Estados Unidos. A época é a de maior exportação de grãos pelo país. Uma crise poderia afetar o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
De Revendedor para Revendedor, o evento
A revenda precisa de força e relevância. Não podemos ser marionetes nesse cenário que tanto nos machuca.
Por isso, no dia 25/07 iremos realizar novamente o evento De Revendedor Para Revendedor, em São Paulo, no dia anterior à Expopostos. É o momento de debates, troca de experiências e boas práticas, somente entre revendedores. Não fique fora dessa! O primeiro lote de ingressos está chegando ao fim, mas falta você! Clique aqui e garanta seu lugar!