scrum para postos de combustíveis
Gestão

Conheça os benefícios do Scrum para Postos de Combustíveis

Artigo escrito por ClubPetro
Por ClubPetro
Criado em 07/09/2020, atualizado em 07/09/2020

O dia a dia da gestão de Postos de Combustíveis nem sempre é algo simples. Apesar da pequena variedade de produtos em estoque, alguns revendedores ainda acreditam que bastam bombas, frentistas e caixa. E talvez seja por isso que muitos ainda enxergam a revenda de combustíveis como algo que não se desenvolve e não cresce, que precisam cobrar diariamente o aumento de vendas na pista, sem saber como. Mas existem maneiras de fazer uma gestão mais próxima e eficiente sem que esteja, necessariamente, o tempo todo ao lado dos funcionários. No texto de hoje, trazemos dicas e informações sobre os benefícios do Scrum para Postos de Combustíveis.

O que é SCRUM?

SCRUM é uma metodologia para gerenciamento de projetos, sendo um dos métodos ágeis mais populares do mundo. No Brasil ainda é pouco difundindo, ainda mais no setor de combustíveis, tão tradicional e avesso à novidades. O revendedor, em grande parte, tem como característica a gestão familiar, pouco atento aos processos, dados e cobranças de resultados. 

O Scrum busca entregar resultados de maneira mais rápida e com menor custo, focando em tarefas que possam trazer resultados melhores. Com esta metodologia, você envolve toda sua equipe, na criação das metas e no seu cumprimento. Seus frentistas e gerentes participam da elaboração e execução, pequenos problemas do dia a dia são levantados em pauta alimentando um “estoque” de demandas a serem resolvidas.

Leia também: Como engajar a equipe e aumentar as vendas em seu Posto

Nosso objetivo é te ajudar como fazer essa adaptação por conta própria. Dessa forma, para aplicar o SCRUM em seu Posto, recomendamos que siga o ciclo abaixo que é bem simples.

Um pouco sobre a usabilidade do Scrum em Postos de Combustíveis

No Scrum, são definidos ciclos, que podem ter a duração de 2 a 4 semanas, chamados sprints. Em cada sprint são priorizadas as tarefas que a equipe considera mais importantes e que sejam possíveis de serem realizadas durante o período proposto. Os ciclos geram feedbacks frequentes e rápidos e, diferente das metodologias tradicionais de Gestão de Projetos, o Scrum gera valor ao mesmo tempo em que combate o desperdício. A cada sprint, a equipe busca a superação em relação à anterior e a melhoria contínua.

Diariamente em horário de menor movimento do posto, os envolvidos devem atualizar suas tarefas do Scrum e descreverem seus progressos em relação ao objetivo da sprint. O status de cada tarefa tende a evoluir de “A Fazer” para “Fazendo” e de “Fazendo” para “Feito”. Isso, normalmente, é exposto em um quadro físico, mas também existem ferramentas simples, de fácil uso, disponíveis em aplicativos.

Ao final de cada sprint, todos envolvidos devem se reunir, para a chamada Revisão. O esperado é que todas as tarefas definidas estejam completas, para que a sprint seja considerada concluída, caso contrário, não foi finalizado, sendo necessário rever os objetivos e redefinir as tarefas.

Um Scrum bem aplicado gera uma melhoria de até 4x na entrega das equipes, mas, o mais importante: gera uma cultura de resultados altamente enraizada, e isso se reflete no aumento de produtividade e satisfação de todos os envolvidos.

Aprenda mais sobre a metodologia Scrum para Postos de Combustíveis

Se você se interessou pelo tema, quer aprender mais e aplicar em seu Posto, participe do Desafios da Pista: metas para aumentar a lucratividade. Ao se cadastrar, até dia 09, quarta-feira, você terá acesso à uma aula especial para inscritos, sobre a metodologia Scrum, com foco em Postos de Combustíveis, com especialistas da área.

A aula acontece dia 09, às 18h, ao vivo.


Ao se cadastrar você aceita receber os conteúdos do ClubPetro e compreende que pode se descadastrar a qualquer momento.

Posto de combustíveis