Quer aumentar as vendas em seu Posto apenas com o engajamento da sua equipe, mas não sabe como? Saiba quais estratégias adotar!

Ter uma equipe engajada significa dar início à uma série de efeitos que, quando conectados, têm como resultado o aumento das suas vendas. Este processo passa por um aumento significativo do desempenho e consequente produtividade, pois os funcionários se empenham para alcançar os objetivos estipulados, até chegar na percepção dos clientes que, por sua vez, acabam sendo fidelizados. 

Para dar início ao processo e começar a aumentar as vendas no seu Posto através do engajamento da sua equipe, é preciso saber como ativar cada parte da estratégia. Mas você sabe, de fato, o que é uma equipe engajada? E como fazer com que ela permaneça engajada e você continue tendo um aumento significativo das suas vendas? Quais as práticas, no dia a dia do seu Posto você deverá manter para que o resultado venha por um longo prazo? Acompanhe!

O que é uma equipe engajada?

Muitas pessoas pensam no engajamento como sendo um estado de satisfação do funcionário com aquilo que a empresa oferece – salário, bonificação, relacionamento etc. Mas a satisfação não causa, necessariamente, motivação ou engajamento desse funcionário com a causa proposta. Engajamento significa fazer parte de algo maior, que envolve, dentre outros, o sentido de pertencimento.

Estimule o senso de pertencimento

Você já ouviu falar no termo intraempreendedorismo? Esse termo significa empreender dentro dos limites já estabelecidos de uma organização. Ou seja, é ter atitude de empreendedor, ou, dono do negócio, mesmo não sendo. E é exatamente isso que você, como líder, deve buscar em seus funcionários para que possam ter engajamento a longo prazo. O senso de pertencimento não é algo criado da noite para o dia e também deve ser cultivado a longo prazo, através de algumas atitudes listadas a seguir:

  • Escute o que seu funcionário tem a dizer sobre o posto de trabalho.
  • Fale sobre seus projetos a longo prazo e escute as opiniões propostas.
  • Dê autonomia aos funcionários.
  • Estimule-os a pensar em soluções para o dia a dia do.
  • Invista em qualificação e capacitação dos seus funcionários.

Essas são algumas práticas que você, como gestor, pode começar a aplicar no dia a dia do seu Posto pensando no relacionamento com seu funcionário e buscando extrair o melhor de cada um deles a fim de buscar o engajamento.

Ofereça a melhor infraestrutura para sua equipe

Motivação pode ser entendida e usada como um ponto importante para ativar o engajamento. Oferecer boas condições de trabalho é essencial para que sua equipe tenha motivação para trabalhar todos os dias.

Podemos dar como exemplo um cenário em que o revendedor pressiona a equipe a atingir um certo índice de fidelidade dos clientes, mas contratou uma internet de baixa qualidade para enxugar os gastos, ou utiliza uma rede instável. Não existe um alto desempenho com este ambiente e ao invés de desafios ao time, gera desinteresse.

Equipamentos da pista em bom funcionamento, internet estável, manutenções em dia dos computadores e dispositivos de pontuação são essenciais para o bom desempenho dos funcionários e, consequentemente, do seu Posto.

Capacite sua equipe

Fator importante para o estímulo do desempenho da equipe é a capacitação. Empresas que mantêm o treinamento constante mostram, além do que querem, como chegar lá! 

Tanto os treinamentos quanto o atendimento ao cliente é fundamental: como interagir com o cliente, como pontuar no programa de fidelidade e quais produtos oferecer. Vale a pena observar as boas práticas dos frentistas, o que eles têm feito além do padrão para uma experiência única do seu cliente?

Não é só conhecer o produto em sua totalidade que gera grandes vendas. A interação entre frentista e cliente precisa ser construída e fortalecida! Por mais que seja um contato breve, é preciso se esforçar para ser uma experiência positiva. Portanto, a capacitação é um fator chave para gerar engajamento e aumentar as vendas no seu Posto.

Crie uma dinâmica de metas para seus funcionários

Uma das formas que muitas empresas encontram para gerar engajamento da equipe é a adoção da dinâmica de metas.

Para adotar a dinâmica de metas, o primeiro passo é definir quais são os indicadores das metas. Ou seja, identificar quais são os valores que devem ser alcançados. Para isso, é preciso que haja uma forma eficiente de coletar e organizar os dados necessários. Quantos abastecimentos estão sendo realizados? É possível mensurar a fidelidade da clientela de seu posto?

Um posto de combustíveis, por exemplo, se beneficiaria com informações de comportamento de consumo de seu público. Sabendo quais indicadores devem ser priorizados, é preciso saber como apresentá-los de forma clara e facilitada para sua equipe.

A dinâmica de metas, geralmente, percorre as seguintes etapas:

  • Identificar e definir os indicadores relevantes para sua meta.
  • Definir os valores objetivos, quem deve ser motivado e premiado.
  • Estabelecer o modelo da meta: individual ou em grupo.
  • Reunir a equipe diariamente para apresentar resultados, dados e futuros objetivos.
  • Acompanhar o desempenho da equipe e monitorar sua performance.

Nesse processo, é importante lembrar que a dinâmica de meta não se resume a, simplesmente, jogar números a esmo. Uma verdadeira cultura de metas exige uma equipe preparada, treinada, que compreenda seus indicadores e que saiba o que deve ser feito para abordar seus clientes de maneira adequada, gerando valor à eles.

O cumprimento de metas contribui para o crescimento de seu posto, seu atendimento, redução de custos e, claro, sua autoridade e relevância em relação à concorrência. Pensando na importância da dinâmica de metas para gerar engajamento e aumentar as vendas no seu Posto, o ClubPetro desenvolveu uma ferramenta para Gestão de Metas dos frentistas que é capaz de medir o resultado exato de cada frentista em tempo real. Mais que isso, damos a eles a oportunidade de saberem seus próprios resultados e, com isso, seu posto poderá potencializar os resultados na pista. Conheça!

Caso real de como o engajamento da sua equipe pode aumentar as vendas em seu Posto

Ao longo do texto, mostramos como o engajamento da sua equipe pode aumentar as vendas no seu Posto de Combustíveis e o que você precisa fazer para gerá-lo. Então, naturalmente, o próximo passo que você deve seguir é a aplicação das estratégias sugeridas, não é mesmo? Poderia ser se você não tivesse a oportunidade de ouvir um caso real de como o engajamento da equipe foi convertido em vendas e ainda receber diversas outras dicas. Pois saiba que o ClubPetro te proporcionará essa oportunidade. Saiba como:

De Revendedor Para Revendedor, o evento

No dia 12 de agosto, um dia antes da ExpoPostos, realizaremos a primeira edição do evento “De Revendedor Para Revendedor”. Um evento único entre revendedores de combustíveis, com troca de experiências, palestras e muita inovação. E uma das palestras do evento, que será ministrada pelo Leandro Motteran, proprietário do Posto Líder, que fica em Varginha – MG, terá como tema: “Aumentando as vendas com uma equipe engajada.”

Essa será uma oportunidade única para que você receba mais conteúdos sobre o tema e possa, em seguida, trocar experiências com outros revendedores a respeito do tema tratado no texto de hoje e muito mais.

Não perca tempo. Visite a página do evento agora mesmo e adquira seu ingresso para essa experiência única. Clique no banner abaixo!

De Revendedor para Revendedor: O Evento