aumentar as vendas em se Posto
Gestão, Equipe

Saiba como engajar a equipe e aumentar as vendas em seu Posto

Artigo escrito por Rogger Rezende
Por Rogger Rezende
Criado em 05/07/2019, atualizado em 08/07/2020

Quer aumentar as vendas em seu Posto engajando sua equipe, mas não sabe como? Saiba quais estratégias adotar!

Ter uma equipe engajada significa tem como resultado o aumento das  vendas. Este processo passa por um aumento significativo do desempenho e consequente produtividade, pois os funcionários se empenham para alcançar os objetivos estipulados, até chegar na percepção dos clientes que, por sua vez, acabam sendo fidelizados. 

Para dar início ao processo e começar a aumentar as vendas no seu Posto com o engajamento da equipe, é preciso saber como ativar cada parte da estratégia. Mas você sabe, de fato, o que é uma equipe engajada? E como fazer com que ela permaneça motivada e você continue tendo um aumento significativo nas vendas? Quais as práticas, no dia a dia do seu Posto você deverá manter para que o resultado venha por um longo prazo? Acompanhe!

O que é uma equipe engajada?

Muitas pessoas pensam no engajamento como sendo um estado de satisfação do funcionário com aquilo que a empresa oferece – salário, bonificação, relacionamento etc. Mas a satisfação não causa, necessariamente, motivação ou engajamento desse funcionário com a causa proposta. Engajamento significa fazer parte de algo maior, que envolve, dentre outros, o sentido de pertencimento.

Estimule o senso de pertencimento

Você já ouviu falar no termo intraempreendedorismo? Esse termo significa empreender dentro dos limites já estabelecidos de uma organização. Ou seja, é ter atitude de empreendedor, ou, dono do negócio, mesmo não sendo. O senso de pertencimento não é algo criado da noite para o dia e também deve ser cultivado a longo prazo, através de algumas atitudes listadas a seguir:

  • Escute o que seu funcionário tem a dizer.
  • Fale sobre seus projetos a longo prazo e escute as opiniões propostas.
  • Dê autonomia aos funcionários.
  • Estimule-os a pensar em soluções para o dia a dia.
  • Invista em qualificação e capacitação.

Essas são algumas práticas que você, como gestor, pode começar a aplicar no dia a dia do seu Posto pensando no relacionamento com seu funcionário e buscando extrair o melhor de cada um deles a fim de buscar o engajamento.

Ofereça a melhor infraestrutura para sua equipe

Motivação pode ser entendida e usada como um ponto importante para ativar o engajamento. Oferecer boas condições de trabalho é essencial para que sua equipe tenha motivação para trabalhar todos os dias.

Capacite sua equipe

Fator importante para o estímulo do desempenho da equipe é a capacitação. Empresas que mantêm o treinamento constante mostram, além do que querem, como chegar lá! 

Tanto os treinamentos quanto o bom atendimento ao cliente é fundamental: como interagir com o cliente e quais produtos oferecer, por exemplo. Vale a pena observar as boas práticas dos frentistas, o que eles têm feito além do padrão para uma experiência única do seu cliente?

Não é só conhecer o produto em sua totalidade que gera grandes vendas. A interação entre frentista e cliente precisa ser construída e fortalecida! Por mais que seja um contato breve, é preciso se esforçar para ser uma experiência positiva. Portanto, a capacitação é um fator chave para gerar engajamento e aumentar as vendas no seu Posto.

Crie uma dinâmica de metas para seus funcionários

Uma das formas que muitas empresas encontram para gerar engajamento da equipe é a adoção da dinâmica de metas.

Para adotar a dinâmica de metas, o primeiro passo é definir quais são os indicadores a serem avaliados. Ou seja, identificar quais são os valores que devem ser alcançados. Para isso, é preciso que haja uma forma eficiente de coletar e organizar os dados necessários. Quantos abastecimentos estão sendo realizados? É possível mensurar a fidelidade da clientela de seu posto?

Um posto de combustíveis, por exemplo, se beneficiaria com informações de comportamento de consumo de seu público. Sabendo quais indicadores devem ser priorizados, é preciso saber como apresentá-los de forma clara e facilitada para sua equipe.

A dinâmica de metas, geralmente, percorre as seguintes etapas:

  • Identificar e definir os indicadores relevantes.
  • Definir os valores objetivos, quem deve ser motivado e premiado.
  • Estabelecer o modelo da meta: individual ou em grupo.
  • Reunir a equipe diariamente para apresentar resultados, dados e futuros objetivos.
  • Acompanhar o desempenho da equipe e monitorar sua performance.

Nesse processo, é importante lembrar que a dinâmica de meta não se resume a, simplesmente, jogar números a esmo. Uma verdadeira cultura de metas exige uma equipe preparada, treinada, que compreenda seus indicadores e que saiba o que deve ser feito para abordar seus clientes de maneira adequada, gerando valor à eles.

O cumprimento de metas contribui para o crescimento de seu posto, seu atendimento, redução de custos e, claro, sua autoridade e relevância em relação à concorrência. Pensando na importância da dinâmica de metas para gerar engajamento e aumentar as vendas no seu Posto, o ClubPetro desenvolveu uma ferramenta para Gestão de Metas dos frentistas que é mede o resultado exato de cada frentista em tempo real. Mais que isso, damos a eles a oportunidade de saberem seus próprios resultados e, com isso, seu posto poderá potencializar os resultados na pista. Conheça!

Caso real de como o engajamento da sua equipe pode aumentar as vendas em seu Posto

Ao longo do texto, mostramos como o engajamento da sua equipe pode aumentar as vendas no seu Posto de Combustíveis e o que você precisa fazer para gerá-lo. Então, naturalmente, o próximo passo que você deve seguir é a aplicação das estratégias sugeridas, não é mesmo? Poderia ser se você não tivesse a oportunidade conhecer  casos reais de como o engajamento da equipe foi convertido em vendas e ainda receber diversas outras dicas

 


Ao se cadastrar você aceita receber os conteúdos do ClubPetro e compreende que pode se descadastrar a qualquer momento.

Posto de combustíveis