O seu posto vende bastante, a pista está sempre cheia, mas você sente que a renda é sempre a mesma ou até menor? Você tem olhado atentamente para os seus números? Consegue medir bem a saúde de seus processos? Sabe bem quais são seus objetivos? Muitos revendedores sentem estas mesmas aflições e muito se deve ao não acompanhamento adequado dos Indicadores e não ter Metas bem estabelecidas. No texto de hoje você vai entender como os Indicadores e as Metas podem ajudar na gestão e crescimento de postos.

Para começar, o que são Indicadores?

Indicadores são métricas que possibilitam acompanhar os resultados dos processos de forma bem direta, e estes resultados são sempre apurados dentro de um período específico previamente definido. Por exemplo, quantidade de vendas realizada por semana, número de itens produzidos mensalmente, entre outros.

E o que são Metas?

Metas são os meios de colocar em prática os objetivos da empresa, estabelecendo resultados esperados, prazos e meios para que possam ser atingidas. Por exemplo, aumentar em 30% o número de vendas da semana, reduzir em 50% a taxa de refugos da produção ao mês, etc.

Como isso vai ajudar o meu negócio?

Essa é a parte onde tudo se encaixa, primeiramente precisamos conhecer bem a empresa e tratar seus resultados com números. Comece a contabilizar todos os resultados dos seus processos mais importantes, aqueles que possuem maior impacto na sua renda. 

Organize também a forma como um processo interage com o outro, ou seja, como eles se conectam. Com estes dados em mãos você poderá calcular o quão produtivo seu posto está no momento, e ainda mais importante, conseguir encontrar os processos mais e menos rentáveis. 

Isso permite enxergar com clareza a saúde financeira do seu posto e onde ele precisa melhorar para crescer e aumentar o faturamento. E é aí que entram as Metas, para nortear o caminho até o alcance dos seus objetivos.

Agora que você sabe quão rentável pode ser o seu Posto, pode calcular onde ela precisa chegar, em outras palavras, qual o resultado cada processo deve gerar para que você chegue no seu objetivo de faturamento.

E onde os Indicadores entram nisso?

Eles vão servir como forma de enxergar o quão próximo você está de alcançar os seus objetivos, comparando-os com as Metas que foram estabelecidas. Outro benefício é saber exatamente onde trabalhar para melhorar os resultados do seu posto, focando a energia no lugar certo e desta forma impulsionando o crescimento.

Bom agora ficou bem mais clara a importância e os benefícios de definir e acompanhar seus Indicadores e Metas. Desta forma fica muito mais fácil enxergar a real situação do seu posto e melhor ainda, saber exatamente onde trabalhar para fazê-lo crescer cada vez mais.

Guia de redução de custos para seu posto de combustível!