Criar uma dinâmica de metas para postos é, com certeza, algo que pode revolucionar os resultados de qualquer revendedor. Por insegurança ou falta de acompanhamento especializado, muitos não a aplicam ou fazem incorretamente esta dinâmica.
Para evitar isso, no post de hoje, você saberá como a gestão de metas de seu posto de combustível pode ser melhorada. Confira a seguir.
Afinal, o que é uma dinâmica de metas?
Quando se fala em Gestão de Metas, o pensamento recorrente é o planejamento de como atingir determinado objetivo. No cenário de um posto de combustíveis, isso pode significar desde o aumento das vendas até uma maior visibilidade para a sua marca.
Algo que precisa ser lembrado na dinâmica de metas é sua implementação na cultura da empresa. Um planejamento concentrado apenas em setores da administração não sobrevive à realidade cotidiana do negócio. Por isso, é preciso contar com ferramentas e táticas que auxiliem a gestão e seus colaboradores a terem sucesso de modo mais amplo.
Com uma dinâmica de gestão de metas, é possível administrar seu posto de forma muito mais estratégica. Assim, à medida em que novos objetivos são cumpridos, é possível direcionar incentivos e novas formas para otimizar o desempenho de sua equipe e os resultados de seu negócio.
Como criar uma dinâmica de metas para postos de combustíveis?
O primeiro passo é definir quais são os indicadores das metas. Ou seja, é preciso identificar quais são os valores que devem ser alcançados. Para isso, é preciso que haja uma forma eficiente de coletar e organizar os dados necessários. Quantos abastecimentos estão sendo realizados? É possível mensurar a fidelidade da clientela de seu posto? Informe-se!
Um posto de combustível, por exemplo, se beneficiaria com informações de comportamento de consumo de seu público. Sabendo quais indicadores devem ser priorizados, é preciso saber como apresentá-los de forma clara e facilitada para sua equipe.
A dinâmica de metas, geralmente, percorre as seguintes etapas:
Identificar e definir os indicadores relevantes para sua meta.
Definir os valores objetivos, quem deve ser motivado e premiado.
Estabelecer o modelo da meta: individual ou em grupo.
Reunir a equipe diariamente para apresentar resultados, dados e futuros objetivos.
Acompanhar o desempenho da equipe e monitorar sua performance.
Nesse processo, é importante lembrar de que a dinâmica de meta não se resume a, simplesmente, jogar números a esmo. Uma verdadeira cultura de metas exige uma equipe preparada, treinada, que compreenda seus indicadores e que saiba o que deve ser feito para abordar seus clientes de maneira adequada, gerando valor a eles.
O cumprimento de metas contribui para o crescimento de seu posto, seu atendimento, redução de custos e, claro, a autoridade e relevância de seu posto de combustível em relação à concorrência.
Como acompanhar as metas de seu posto de combustível
Com uma dinâmica dessas colocada em prática, é preciso que sua gestão tenha acesso ágil e fácil ao desempenho da empresa. Para acompanhar seus objetivos, é recomendado que sua gestão:
Utilize metodologias eficientes para mensuração: é preciso que a meta seja apresentada e incentivada junto à sua equipe. Metodologias como a OKR (Objectives and Key Results, ou Objetivos e Resultados-Chave) servem como um bom termômetro para mensurar seus objetivos.
Planeje com antecedência: as ações que serão definidas dependem de informações precisas e impactam todo o processo. Por isso, é importante defini-las antes de implementar o controle de meta para frentistas e demais colaboradores.
Saiba estabelecer prazos: o tempo necessário para o cumprimento de seus objetivos afeta diretamente na motivação da equipe e na conquista de resultados. É importante, portanto, ter disciplina para estabelecer e cumprir prazos.
Organize um plano de incentivos: os colaboradores, para serem motivados a cumprir em uma meta, podem receber uma premiação de acordo com os objetivos cumpridos. Bônus, descontos e outras recompensas podem ser atraentes para sua equipe se superar e cumprir objetivos.
Considerações finais
Gerhard Erich Boehme já dizia que “quando você tem uma meta, o que era um obstáculo passa a ser uma das etapas do seu plano”. Assim, estabelecer um plano de metas torna determinados desafios mais previsíveis e a conquista de resultados melhores ainda mais facilitada.
A dinâmica de metas é um processo orgânico. Mesmo com etapas bem definidas e um planejamento estruturado, é preciso saber trabalhar com as mudanças e tendências que surgem no longo prazo.
Para acompanhar o desempenho de seus frentistas, o ClubPetro fornece um software que pode auxiliar em toda a gestão de meta. O software oferece o controle de todo o banco de dados dos clientes, permitindo que postos de combustíveis ganhem autonomia no processo.
Não existe uma fórmula mágica para atingir resultados. No entanto, estruturar e organizar uma dinâmica de metas é possível, sobretudo quando se conta com ferramentas especializadas. O ClubPetro permite que programas de fidelidade, integrados com as metas, gerem benefícios para seu posto e seus clientes.
Você gostaria de saber mais sobre como aumentar as vendas de seu posto de combustíveis? Quer começar já a criar a dinâmica de metas para seu posto de combustível? Agende uma conversa com um de nossos especialistas!
Deixe uma resposta