Conforme trouxemos em texto anterior, o Plano de Negócios pode ser utilizado como uma ferramenta de gestão, permitindo conhecer a situação atual e modelar o caminho para atingir objetivos e metas, levando a empresa para uma situação desejada, por meio de ações e decisões necessárias.
A partir desta perspectiva, para que o revendedor entenda a situação atual do posto, é necessário que ele conheça os seus números de forma clara e transparente. No texto de hoje, mostraremos como gerar e usar as informações para tomada de decisão em Posto de Combustíveis.
Navegue e aprenda mais sobre a tomada de decisão baseada em dados nos Postos:
- O que é a tomada de decisão baseada em dados?
- Como efetuar a tomada de decisão baseada em dados nos Postos de Combustíveis?
- Dúvidas Frequentes
O que é a tomada de decisão baseada em dados?
A tomada de decisões baseada em dados é um processo de identificação de um problema e da coleta de informações relacionadas a ele. Na sequência, ocorre a classificação do que foi apurado na forma de indicadores responsáveis por quantificar e estabelecer um padrão. A etapa final envolve a proposta de estratégias capazes de solucionar ou melhorar o que foi identificado por essa análise.
A partir dessa estrutura, o gestor consegue embasar suas escolhas com dados palpáveis e direcionar as ações para alcançar as principais metas da empresa. Assim, suas decisões ocorrem por influência de informações comprovadas e não apenas nas suas próprias opiniões.
Esse conceito, também chamado de data-driven (orientação por dados), vem sendo amplamente adotado pelas empresas na busca por potencializar os seus negócios e tem retornado resultados satisfatórios.
Mas como explorar essa metodologia no ambiente do revendedor, ou seja, no cenário dos postos de combustíveis?
Como efetuar a tomada de decisão baseada em dados nos Postos de Combustíveis?
Para começar, é necessário conhecer todas as receitas do posto, analisando a sua natureza, a quantidade e a evolução. Ou seja, o gestor precisa entender a composição da receita de cada produto e serviço comercializado pelo posto.
Leia também: Posto de combustível: lucro real ou lucro presumido?
O exemplo abaixo mostra como essas informações podem ser organizadas em grupos e subgrupos:
- Receita com Combustíveis
- Etanol.
- Gasolina Comum.
- Gasolina Aditivada
- Diesel
- Receita com Lubrificantes/ Filtros
- Por tipo/marca
- Serviços de Troca de Óleo
- Receita com Acessórios
- Palhetas.
- Aditivos.
- Etc.
- Receita com Loja de Conveniência
- Bebidas.
- Salgados.
- Etc.
Ao analisar as Receitas do posto de forma segmentada, o gestor tem clareza dos produtos que estão com maior saída e os que estão com vendas baixas.
Estas informações permitem conhecer o Tempo Médio de Estocagem dos produtos e o Giro do Estoque, sendo possível, até mesmo, calcular a Demanda por Capital de Giro e identificar possibilidades de diminuição dos recursos aplicados no Capital de Giro.
Leia também: Capital de giro: você conhece as formas de usá-lo?
No que se refere à venda de combustíveis, quando o posto tem o Programa de Fidelidade do ClubPetro, já é possível acessar essas informações em tempo real.
O gestor do posto precisa conhecer as suas Despesas. Para isso, é indicado separar as despesas em grandes Grupos e Subgrupos. Assim é possível conhecer as fontes para cada um destes e analisar, inclusive, o volume e a evolução dos gastos levantados.
Leia também: Use o Programa de Fidelidade a seu favor
Vejamos alguns exemplos de Grupos de Gastos e seus respectivos Subgrupos normalmente encontrados no cenário dos postos de combustíveis::
- Despesas com Pessoal
- Salários e Encargos.
- 13º Salário.
- Impostos (INSS/ FGTS).
- Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s).
- Benefícios.
- Treinamento.
- Exames Diversos.
- Despesas com Promoção e Propaganda
- Prêmios.
- Descontos.
- Divulgação em jornais, rádios, etc.
- Criação e impressão de materiais gráficos.
- Despesas gerais
- Produtos de limpeza.
- Telefone.
- Água.
- Luz.
- Internet.
- Consultoria.
- Aluguel.
- Depreciação.
- Impostos
- Municipais, Estaduais e Federais.
- Despesas bancárias e financeiras
- Juros.
- Taxas bancárias.
- Despesas para operacionalização da Loja de Conveniência
- Despesas com Obras e Manutenção (quando houver)
A partir do momento em que o gestor utiliza a classificação de gastos em Grupos e Subgrupos, ele consegue ter clareza das informações, analisar separadamente os principais custos e mensurá-los. Fazendo isso, torna-se possível identificar se há tendência de aumento, redução ou manutenção dos gastos em cada um dos Grupos e Subgrupos, possibilitando uma gestão mais adequada ao contexto que o posto se encontra.
Estes gastos também podem ser classificados em Custos Variáveis e Custos Fixos. O Custo Variável é a alteração no custo total associado a cada mudança na quantidade ou no volume vendido. Já o Custo Fixo é a parcela do Custo Total que não muda quando ocorre uma alteração na quantidade do direcionador de custo dentro de um intervalo relevante.
O Custo Total de um produto ou serviço é composto por Custos Fixos + Custos Variáveis.
A partir do momento em que as informações a respeito das Receitas e Despesas do posto são organizadas, o gestor consegue analisar as contas de resultado, que representam o maior interesse dos revendedores, e com isso acertar na tomada de decisão.
Analisando o resultado, o gestor identificará se precisa trabalhar para aumentar as receitas, diminuir os gastos, ou combinar estas duas estratégias, para que o resultado futuro a ser proporcionado pelo posto possa ser maior, e consequentemente, GERAR VALOR aos sócios/proprietários.
Leia também: Quanto vale seu Posto de Combustíveis?
A tomada de decisão baseada em dados é uma ferramenta importante para garantir que o seu posto de combustíveis atinja os objetivos desejados
Por isso, é importante catalogar o máximo de dados úteis possíveis para embasar as decisões a serem tomadas e adicionar previsibilidade sobre os cenários vindouros. Dessa forma, o gestor consegue criar estratégias para aproveitar pontos fortes ou prevenir que ameaças internas/externas impactem no resultado.
O ClubPetro conta com soluções desenvolvidas para auxiliar o revendedor a tomar decisões baseadas em dados confiáveis e ter a visão geral da performance do seu posto de combustíveis.
Confira o ClubPetro Analytics e tenha todas as informações do posto nas suas mãos!
Dúvidas frequentes sobre a tomada de decisões baseada em dados nos postos de combustíveis:
O que significa tomada de decisão baseada em dados?
É o processo de análise de informações e a sua classificação de modo a identificar padrões e basear ações de melhoria ou prevenção. Na realidade dos postos de combustíveis, essa metodologia permite decisões mais assertivas quanto aos produtos ou serviços oferecidos.
Como usar os dados para a tomada de decisão nos Postos de Combustíveis?
O primeiro passo é dividir as receitas e despesas em grupos e subgrupos que permitam ao gestor identificar cada uma separadamente. Dessa forma, ele consegue observar tendências de mudanças no cenário ou o impacto causado por eventuais decisões.