Hoje você terá acesso ao texto e vídeo do Públio Ramalho, revendedor de Cabrobó e palestrante do evento De Revendedor para Revendedor.  Públio conta como conseguiu se tornar referência na região, vencendo desafios.  Ao fim do texto você tem acesso à palestra do Públio no evento.

Ter um planejamento para uma boa sucessão familiar é fundamental para dar sequência a uma empresa, mas quando a sucessão acontece de forma brusca, tudo se torna mais complexo. Empreender já é muito desafiante e empreender contra várias situações adversas é mais ainda.

Foi diante de situações bem adversas que passamos a gerir os Postos Limarques em 1998 e para buscar superá-las, usamos sempre algumas características que hoje são nossos valores enquanto empreendedores:

Resiliência, Atitude, Trabalho em Equipe e Inovação (R.A.T.I.)

O primeiro desafio foi montar nosso time de colaboradores, a base para qualquer organização. Recrutamos e selecionamos de forma mais eficaz para termos profissionais comprometidos com nossa Visão, Missão e Valores. Buscamos o engajamento do nosso time com bastante treinamento, hoje temos um turnover baixíssimo e eles são responsáveis junto conosco, pela elaboração do planejamento estratégico das nossas empresas, tamanha é a capacidade que eles têm.

O segundo Desafio foi recuperar clientes perdidos pela má fama de violência na região onde nossos postos estão localizados. Buscamos fazer eventos em nossas unidades e dar apoio a eventos de cunhos esportivo, cultural e social, organizados pelo município. Passamos a surpreender nossos clientes com nosso time usando uniforme diferentes e distribuindo “mimos” em todas as datas comemorativas, passamos a fazer eventos religiosos em nossos pátios e criamos um programa de solidariedade, denominado Limarques Solidário, coração que abastece, coração que partilha.

O terceiro grande desafio mesmo estando distante dos grandes centros, foi nos diferenciarmos com produtos e serviços inovadores, com isso colocamos a forma de pagamento CTF, até então inédita na região, fomos precursores no comércio do Diesel S500 e depois o S10, colocamos um franquia de conveniência (mesmo a Distribuidora não achando viável), hoje ela é referência em toda região, pois comercializamos culinária oriental e árabe, colocamos música ao vivo, banheiros temáticos, parque infantil e muito mais.

Ainda na linha da Inovação, colocamos Quiosque Chopp Brahma, Pit Stop Skol, Aspirador portátil, Painel de Led, inclusive comercializando os espaços de divulgação, e claro, um programa de fidelidade próprio, fornecido pelo ClubPetro específico do posto, onde tenho acesso aos dados dos nossos clientes e fazemos promoções direcionadas.

Usando os valores do R.A.T.I., tudo pode ser concretizado.

Tenham fé em Deus e trabalhem!!!

Públio Ramalho e Jannyklei Marques.