redução de custos
Gestão

Como a tecnologia pode auxiliar na redução de custos em Postos de combustíveis?

Artigo escrito por Breno Pires
Por Breno Pires
Criado em 05/10/2017, atualizado em 27/05/2020

Gerir um posto é uma tarefa desafiadora. Em um cenário de crise econômica, por exemplo, é preciso encontrar formas de reduzir custos sem que isso afete a qualidade e a segurança do serviço prestado, e usar a tecnologia tem sido uma opção inteligente, contribuindo para o crescimento de inúmeras redes de postos. Preparamos este post para que você compreenda melhor como a tecnologia pode auxiliar na redução de custos em Postos de Combustíveis.

Entenda como a tecnologia faz a diferença em um posto de combustíveis

Em um mundo cada vez mais globalizado é natural que a tecnologia comece a fazer parte de nosso dia a dia. Aliás, essa tendência não ficou limitada às nossas vidas pessoais e, hoje, é uma realidade em ambientes empresariais. 

No caso dos postos de combustíveis, esse fato merece uma atenção especial. Com o movimento intenso nesses locais, é natural que muitos dados e informações sejam gerados. 

Já imaginou o quanto de dinheiro você pode perder com um erro decorrente de algum processo manual? Automatizar processos é mais que um diferencial de seu posto, é uma necessidade real para se manter produtivo e rentável.

Deixar que um sistema de automação específico faça esse trabalho burocrático e complexo é uma maneira de permitir que sua empresa cresça desfrutando de inúmeros benefícios, especialmente a redução de custos — um dos maiores desafios dos empreendedores.

Veja como a tecnologia auxilia na redução de custos de seu negócio

Reunimos as vantagens de se apostar em tecnologia e, com isso, conquistar melhores resultados para seu Posto. Acompanhe!

Favorece a organização dos dados

Como já falamos, postos de combustíveis recebem um movimento muito intenso durante todo o dia. A logística de vários abastecimentos gera uma gama muito grande de dados e é preciso mantê-los sempre organizados.

Você já deve ter percebido que anotar dados de compras e fazer todo o controle do fluxo de caixa de forma manual dificulta bastante o seu cotidiano, fazendo com que você perca tempo e não consiga manter essas informações devidamente organizadas e armazenadas.

A desorganização é um risco muito grande para seu negócio e pode causar inúmeros prejuízos. Portanto, inove e aposte em modernização!

Confere mais segurança às informações

Toda empresa tem informações sigilosas. Seja uma estratégia de mercado, um produto inovador, o lançamento de uma campanha de marketing, os dados bancários dos clientes ou seus próprios dados financeiros, é preciso assegurar que eles estejam sempre protegidos.

Nesse sentido, um sistema de automação é uma poderosa ferramenta, já que protege seu negócio de vazamento de informações e reduz as chances de prejuízos.

Além disso, no que se refere à redução de custos, é evidente que esse tipo de proteção é mais barato que outros processos manuais. Ou seja, trata-se de mais um grande benefício ao seu empreendimento.

Auxilia na tomada de decisões

Tomar decisões estratégicas é uma tarefa que demanda muito conhecimento do negócio. Um administrador só consegue dar os passos adequados quando possui o domínio de todas as informações de sua empresa e consegue interpretá-las corretamente.

É por isso que a tecnologia é definida como uma de suas grandes aliadas. Um programa de gestão, por exemplo, reúne todas as informações essenciais em um só lugar e entrega ao gestor dados e estatísticas que permitem uma tomada de decisões mais acertada.

Em outras palavras, quando você conhece a sua realidade consegue adotar estratégias mais coerentes e adequadas aos seus objetivos, obtendo resultados ainda mais expressivos.

Reduz o tempo gasto com tarefas burocráticas

Você pode até não perceber, mas, diariamente, você e seus funcionários perdem muito tempo desenvolvendo tarefas meramente burocráticas, como realizar cálculos, atualizar planilhas e confeccionar relatórios.

Via de regra, essas atividades, apesar de extremamente importantes para a saúde financeira do posto de combustível, acabam prendendo a equipe e atrapalhando o trabalho estratégico. Isto é, enquanto você perde tempo com essas tarefas, poderia estar se dedicando a ideias inovadoras e que contribuam para a melhoria de suas vendas.

Nesse contexto, um sistema automatizado faz todo esse trabalho para você e libera um poderoso espaço em sua agenda que pode ser direcionado a outros trabalhos e responsabilidades mais importantes.

Permite um maior controle de prazos

Outro benefício de automatizar processos em seu posto é que, indiretamente, auxilia na redução de custos e dá maior controle dos prazos em seu negócio.

Por meio de um software, é possível, por exemplo, acompanhar os prazos de entrega de combustível e os prazos para pagamento de duplicatas e impostos. É sempre bom relembrar que ter esse tipo de controle facilitado o ajudará a evitar atrasos em seus compromissos e, consequentemente, as multas e juros.

Ademais, acompanhar o prazo em que os fornecedores de combustíveis devem repor seu estoque é essencial para uma gestão eficiente e assegurar que seu posto não fique desabastecido e perca clientela.

Como você pôde perceber, nos dias de hoje, contar com o auxílio de um bom sistema de automação representa um importante diferencial competitivo para o seu posto.

Um empreendedor inteligente sabe que usufruir dos inúmeros benefícios que a tecnologia pode proporcionar ao ambiente empresarial é uma excelente estratégia de negócio, principalmente por aumentar a sua produtividade e lucratividade e, ainda, auxiliar no processo de redução de gastos. Portanto, não perca mais tempo e aproveite para modernizar o cotidiano em sua empresa.

E então, ficou animado com tantos benefícios? Então, entre em contato conosco! Temos a solução ideal para o seu posto de combustível!

guerra de preços em posto

Ao se cadastrar você aceita receber os conteúdos do ClubPetro e compreende que pode se descadastrar a qualquer momento.

Posto de combustíveis