Talvez o problema mais estressante em um posto seja quando acontece erro de abastecimento pelo frentista. Além da preocupação com o veículo do cliente, nós revendedores precisamos intervir e acalmar o cliente, além de ajudá-lo a minimizar os atritos.
O erro de abastecimento gera diversas consequências, que vão desde uma experiência ruim para o cliente até a perda financeira para o posto. Vamos apontar as principais delas agora.
Quais são as consequências de errar no abastecimento do veículo?
1. Prejudicar a experiência do cliente
A primeira consequência de errar no abastecimento do veículo é gerar a insatisfação do cliente, que às vezes está atrasado e não contava com um contratempo que pode tomar algumas horas do seu dia.
Esse é o tipo de coisa que pode fazer você perder um cliente para sempre e, até mesmo, arriscar ver a reputação do seu posto de combustível ser prejudicada, uma vez que ele certamente relatará sua experiência ruim para amigos, familiares e conhecidos quando for conveniente.
2. Prejuízo financeiro para o posto
O “bolso” do posto de combustível também será diretamente penalizado, uma vez que precisará solucionar rapidamente o problema, sendo às vezes necessário rebocar o veículo, trocar filtro de combustível, bicos injetores, etc.
3. Falta de mão de obra
É comum também que, logo após um erro de abastecimento pelo frentista, você enfrente um problema temporário de falta de mão-de-obra. Isso porque para resolver o problema, o gerente e/ou o frentista se deslocam com o cliente para a oficina.
Enquanto isso, a pista fica desfalcada, o restante do seu time fica sobrecarregado, o tempo de atendimento aumenta, o que influencia na experiência dos outros clientes.
4. Problemas no veículo
Quando o carro é flex e o frentista confunde etanol com gasolina ou vice versa, tudo bem, às vezes um bate papo com o cliente resolve. Mas quando é feito o abastecimento com um combustível errado, que não é apropriado para o veículo, (ex: Diesel e Etanol), pode ser uma dor de cabeça enorme.
5. Aluguel de um veículo
Dependendo do problema, do dia, horário e da dificuldade de resolução, é necessário alugar um veículo para o cliente enquanto o erro é solucionado. Isso, novamente, implica em um aumento de gastos para o posto de combustível.
6. Contaminação do produto
Quando se misturam produtos diferentes no tanque, acaba contaminando o combustível e o mesmo deve ser descartado na caixa separadora.
7. Perda de produtividade do frentista
É comum que, após cometer um erro de abastecimento, o seu frentista sofra com uma perde de energia e motivação. É importante ressaltar para o seu colaborador que esses são erros humanos que podem ser cometidos por qualquer um, bastando que ele garanta que tomará maior cuidado para que a situação não se repita.
Erros em abastecimento de veículos podem ser evitados
Agora que você já viu as consequências, é importante entender como evitar que erros de abastecimento ocorram em seu posto. Se você tem um frentista novato no seu time, veja como treiná-lo com este vídeo aprofundado sobre o assunto!
Gostou do texto e quer receber mais conteúdos como este? Assine nossa newsletter e receba todas as novidades da revenda de combustíveis! Para isto, basta preencher o formulário abaixo com seu melhor e-mail.