deveres dos frentistas
Gestão

Deveres dos Frentistas: quais são?

Artigo escrito por Dawisson Lage
Por Dawisson Lage
Criado em 23/07/2018, atualizado em 09/10/2020

No texto de hoje vamos mostrar quais são os Deveres dos Frentistas e outras informações sobre a função. Podem haver regras internas e próprias de cada posto, mas deve-se seguir à risca aquilo que que a lei determina.

Leia também: Direitos dos Frentistas

O que faz um frentista?

Frentistas exercem diversas funções, como abastecimento, limpeza e manutenção dos veículos.

Leia também: 6 dicas para montar um Lava a Jato no Posto

Entre as diversas atividades que um frentista pode fazer, estão:

  • Abastecer diversas categorias de veículos, como carros, motos, ônibus, caminhões etc.
  • Limpar o para-brisa dos veículos.
  • Lavagem de veículos.
  • Revisão de óleo e filtros.
  • Troca de óleo.
  • Conferência de água do radiador.
  • Calibragem de pneus.

Além dessas funções habituais, o frentista também pode trabalhar como caixa, por exemplo.

Quais são os requisitos e regras necessários para o trabalho de frentista?

Jornada de trabalho

44 horas semanais, com descanso semanal e acontecer por escala de revezamento.

Quais são os deveres dos frentistas?

Além do bom atendimento e conhecimento sobre os produtos comercializados no posto, os frentistas também têm alguns deveres, como:

Lavagem dos para-brisas e janelas dos veículos

Independente de qual seja o serviço ou produto que um motorista deseja, uma excelente ideia é oferecê-lo a lavagem do para-brisas, das janelas e dos faróis. Essa prática tem o objetivo de melhorar significativamente o aspecto físico, a segurança e visibilidade do motorista.

Leia também: 11 passos para um bom atendimento em seu Posto

Uso de equipamentos de segurança

O trabalho dentro de um posto de combustíveis não é muito complexo, mas requer uma dose considerável de cuidado e atenção, já que oferece um certo grau de riscos.

O frentista deve, obrigatoriamente, usar os Equipamentos de Proteção Individual, EPI´s apropriados, conforme a Portaria 1.109 do Ministério do Trabalho e Emprego, mais conhecida como Portaria do Benzeno.  Deve conhecer o LTCAT (Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho), PCMSO (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional) e PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), em especial o capítulo sobre as atividades, os riscos e os equipamentos de proteção individual (epi´s), bem como os de uso coletivo a serem utilizados em cada atividade.

Esses equipamentos são:

  • Boné.
  • Capacete.
  • Calça e bata ou ainda um macacão.
  • Coletes de sinalização.
  • Luvas químicas.
  • Luvas de borracha vinílica.
  • Óculos de proteção.
  • Sapato ou bota, para fins de proteção. Esse sapato deve ser confeccionado com material em couro, solado antiderrapante e um bico de proteção de metal.

Leia também: EPC e EPI para Postos de Combustíveis

Limpeza do local de trabalho

Uma atividade indispensável para as atividades do posto é a limpeza!

Além de permitir que o sistema de contenção de derrames, coleta de água e resíduos oleosos funcionem adequadamente, a caixa separadora de água e óleo, os sumps das bombas e filtros e os spill containers das tomadas de descarga de combustíveis devem estar sempre limpos e em condições de uso, sem comprometer a segurança de todo o estabelecimento.

Sendo assim, o frentista deve manter o local de trabalho sempre limpo, além de guardar e organizar os equipamentos nos locais previamente estabelecidos. Além disso, os resíduos precisam ser tratados em consonância com as leis e normas ambientais em vigor.

Ele deve armazenar com bastante cautela, conservar apropriadamente e limpar todos os materiais, equipamentos, ferramentas, instrumentos e a área de trabalho.

Enchimento e calibragem dos pneus

Outro dever do frentista é oferecer e efetuar o enchimento e a calibragem dos pneus, quando autorizado ou solicitado pelo cliente. Para isso, ele deve se valer de uma bomba de ar e do barômetro, a fim de proporcionar aos pneus a pressão demandada para o tipo de carro em específico, a quantidade de carga ou ainda as condições da estrada.

Zelar pela segurança do posto e das pessoas

O frentista também fica encarregado de aplicar todas as normas de segurança possíveis na realização das tarefas. Ele deve impedir o ato de fumar no local, solicitar o desembarque dos motociclistas no momento do abastecimento e uso de extintores de incêndio, quando necessários.

Quer algumas dicas de como realizar um excelente atendimento no seu posto?


18 respostas para “Deveres dos Frentistas: quais são?”

  1. EDGARD SICHIERI JUNIOR disse:

    EU FUI ABASTECER O MEU CARRO NO POSTO DE COMBUSTIVEL A HORA QUE EU CHEGUEI NO POSTO TINHA DOIS FRENTISTA ABASTECENDO DOIS CARROS FIQUEI ESPERANDO ELES TERMINAREM O PROCEDIMENTO DOS CARROS QUE ESTAVA ABASTECENDO E EU ESPERANDO HORA QUE TERMINO O FRENTISTA VEIO NO MEU CARRO IFORMEI O QUANTO ERA PARA COLOCAR 28,00 DE ALCOOL ELE PEGOU A MANGUEIRA COLOCOU PARA ABASTECER O MEU CARRO E CHEGOU OTRO CARRO DO LADO E O FRENTISTA FOI NO OUTRO CARRO PARA ABASTECER O OUTRO VEICULO E DEIXOU A MANGUERIA ABASTECENDO O MEU CARRO E TBM CHEGOU UMA CAMINHONETE E ESSE MESMO FRENTISSTA FOI ABASTECER A CAMIHONETE NA PARTE DE DIESEL DEIXANDO EU ESPERENDO E O OUTRO CARRO TBM ESPERANDO TODOS COM A BOMBA LIGADA E EU RECLAMEI COM O OUTRO FRENTISTA FALEI OU ELE DEIXA O MEU CARRO ABASTECENDO E ERA SO 28,00 VAI NO OUTRO CARRO E VAI NA CAMINHONETE E E DEIXA ESPERANDO AI FALEI PEGA A MAQUINA DE PASSAR CARTAO E O FRENTISTA FALO BRAVO AAA VOCE TEM QUE DESCER E PASSAR LA NO CAIXA A MAQUINA NAO TA FUNCIONANDO AI VEU O OUTRO FRENTISTA VEIO E PEGOU A MAQUINA DE CARTAO QUE LEVA NOS VEICULOS E FOI NO CARRO E LEVOU PARA O OUTRO CARRO E EU FIQUEI INDIGNADO E ESPERANDO FALEI PARA O FRENTISTA VOCE FALA QUE A MAQUINA DE CARTAO NAO TA FUNCIONADO E O OUTRO FRENTISTA QUE TINHA DEIXADO A BOMBA LIGADA ABASTECENDO E ELE PEGA A MAQUINA E LEVA NO CARRO DO LADO QUE PALHACADA E ISSO E ACABAMOS DISCUTINDO FALEI VOCE TA DE PALHACADA EM MEU FALEI PARA O FRENTISTA E ELE COMECAMOS A DISCUTIR EU FALEI PORQUE VOCE FALOU QUE A MAQUINA DE CARTAO NAO TAVA FUNCIONADO E FOI ISSO FUI MAL ATENDIMENTO DESFEITA COMIGO FIQUEI CHATEDO COM ISSO VOCES NAO ACHA QUE EU ESTOU CERTO QUERO PUNICAO A ESSE ESTABELECIMENTO OK E OBRIGADO.

    • Ana Paula Tôrres disse:

      Boa tarde, Edgard.
      O mais indicado é você entrar em contato com o proprietário do posto.

  2. Shirlei disse:

    Não tarde ,fui fazer um abastecimento no carro do cliente, e por uma fatalidade coloquei gasolina em vez de diesel , aí dei toda assistência aí cliente chamei o mecânico para tira o combustível ,mais o cliente preferio acionar o seguro e altorizada do carro para fazer o processo de limpeza do tanque …. Porém no dia seguinte retorno a empresa e fui demitida ! Mais meu gerente que que eu assine a carta pedindo pra sair ou vai mim colocar por justa causa o que Tasso?

    • Ana Paula Tôrres disse:

      Shirlei,

      neste caso a sugestão é que você procure o sindicato dos frentistas da sua região para orientações.

  3. lucas disse:

    sou frentista tmb isso ja aconteceu 2 vezes onde trabalho o maximo que ele pode fazer e fazer voce pagar o valor da autorizada para zerar o tanque e descontar aos pocous susta causa por isso nao existe vai atraz dos seus direitos

  4. Nailson disse:

    Recetemente no posto que trabalho teve uma alteração na escala de trabalho e com essa alteração em alguns dias da semana trabalhariamos sozinhos sem ajudante, caixa ou chefe de pista, ou seja fariamos as 3 funções e com descanso de menos de 7 horas entre uma jornada e outra. Inicialmente não aceitamos mas o gerente nos reuniu no escritório e sobre a mesa estavam os avisos prévios de todos e a seguinte frase foi dita ” Ou segue a nova escala ou assina o aviso e ta na rua”. Como devo proceder?

    • Ana Paula Tôrres disse:

      Bom dia, Nailson.
      Procure o Sindicato dos Frentistas para orientações.

    • Juliano Assunção Ribeiro disse:

      É incrível ver como que existe gestores ruins e amadores e suas devidas funções que na qual seus perfil é totalmente inadequado com a função que exerce e sem mencionar são gestores mal educados que não sabe tratar as pessoas.

  5. Aldene Borges Ferreira disse:

    # Boa Tarde… Fui abastecer minha moto em um posto de Combustível… Cheguei lá Dessi da moto( biz) e abri a tampa do tanque… Chegou o frestista, e colocou a tampa mais de banda da moto.. ele abasteceu e esqueceu de fechar o tanque..
    Logo em seguida fui em um lava-jato.. mandei lavar a moto… Entrou água no tanque…
    Quem vai pagar o Prejuízo???

  6. Jaqueline disse:

    Bom dia….. Fui abastecer meu carro e o frentista quebrou a portinhola do meu carro com a mangueira de combustível.
    Agora ele se recusa a pagar, alegando que a peça estava ressecada. Mas não estava, pq a peça quebrou por inteira.
    O que devo fazer?

  7. Nice Oliveira disse:

    o dia dia de um frentista?

  8. Claudinei Romualdo disse:

    Esta semana, parei em um posto, no qual passo quase todos os dias. Pedi ao frentista que colocasse 50 reais.. desci. Me dirigi ao cx. Peguei uma agua. Paguei o valor da agua e combustivel. O cx com um aceno e assovio informou ao frentista, que neste momento ja estava atendendo outro carro , do outro lado, na mesma bomba em que eu estava. De volta, espie sobre o carro, bomba parada, veriquei os 50 reais ….nenhum frentista junto ao carro. Entre , dei partida e sai. Parei ao escutar o barulho da bomba que havia sido arrancada….
    Levantamos a bomba de volta, deixei nr de celular e 2 dias depois, me ligaram pedindo 2 mil reais para custear reparos da bomba.
    Eu devo pagar isso ou o posto?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao se cadastrar você aceita receber os conteúdos do ClubPetro e compreende que pode se descadastrar a qualquer momento.

Posto de combustíveis