Revendedor

O consumidor quer o autosserviço. E você?

Artigo escrito por Ricardo Pires
Por Ricardo Pires
Criado em 08/06/2022, atualizado em 08/06/2022

Nos últimos meses, o termo self-service ou autosserviço ganhou notoriedade no mercado de combustíveis brasileiro. O destaque se deu pela iniciativa do Grupo Mime, em Jaraguá do Sul/SC, que conseguiu, via decisão judicial, a autorização para exercer o funcionamento do posto sem a necessidade de frentistas. O tribunal do TRF4, de Porto Alegre/RS, pediu um tempo maior para análise, mas o tema foi levantado e um debate se iniciou.

Nós, do ClubPetro, somos favoráveis à inovação e contra quaisquer barreiras que sejam contrárias à vontade do consumidor, que é a nossa razão de existir. Realizamos, então, na última quarta-feira, via aplicativo, uma pesquisa com os mais de 7 milhões de usuários que temos utilizando nossas plataformas.

O resultado me surpreendeu. Tivemos 7.523 respostas das quais, 85,6% dos motoristas (ou 6516 votos) são favoráveis a abastecer por conta própria o seu veículo quando precisar ir a um posto de combustíveis. Apenas 1073 motoristas foram contrários, ou 14,4% do total de votos. Logicamente temos que debater mais o assunto, trazer mais dados para discussão na federação e sindicatos , mas fica aí um ponto de interrogação. Nós, como comerciantes, devemos ser contrários aos desejos de nosso cliente? Será que não seria a hora de fazer essa virada de chave?

O revendedor Leandro Motteran, do Posto Líder, de Varginha/MG, está realizando, por conta própria, uma pesquisa com seus clientes e entendendo qual a opinião deles em relação ao autosserviço. Uma bela iniciativa.

E você? Sugiro que faça o mesmo! Crie questionários no posto e em redes sociais para entender a opinião do seu cliente. Saia na frente e mostre que você se preocupa com a opinião dele para formar seu ponto de vista.

A revenda precisa de força e relevância, temos que debater o nosso futuro e buscar o melhor para o segmento. Por isso, no dia 25/7 iremos realizar, novamente, o evento De Revendedor Para Revendedor, em São Paulo, no dia anterior à Expopostos. É o momento de debates, troca de experiências e boas práticas, somente entre revendedores. Não fique fora dessa! O primeiro lote de ingressos está chegando ao fim. Se você ainda não comprou, clique aqui e garanta seu lugar!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao se cadastrar você aceita receber os conteúdos do ClubPetro e compreende que pode se descadastrar a qualquer momento.

Posto de combustíveis