Primeiro e único posto com autosserviço no Brasil
Revendedor, Gestão

Primeiro e único posto com autosserviço no Brasil

Artigo escrito por ClubPetro
Por ClubPetro
Criado em 30/04/2022, atualizado em 30/04/2022

Um posto na cidade de Jaraguá do Sul/SC, conseguiu autorização judicial para ser o primeiro e único posto com autosserviço no Brasil. A autorização foi concedida no último dia 29 e, apesar de ainda ser uma decisão em primeira instância, foi deferida a tutela de urgência, a fim de que o posto possa oferecer o sistema de autosserviço aos clientes.

No processo contra a União, os representantes do posto da Rede Mime, alegam que a proibição do autosserviço prevista em Lei (art. 1º da Lei nº 9.956/2000) dificulta a operação do seu negócio, dada a dificuldade de contratar e manter frentistas na região em que atua, sobretudo em horários alternativos.

Os representantes ainda defendem a “inconstitucionalidade da restrição prevista em Lei por possível afronta aos preceitos constitucionais de incentivo à inovação e ao desenvolvimento tecnológico; ao princípio da livre iniciativa e à liberdade econômica”. Além disso, no processo, também foram citados os impactos financeiros da obrigatoriedade do abastecimento por frentistas.

A sentença, que ainda cabe recurso por parte da União, pode ser acessada por meio deste link.

Qual sua opinião sobre o tema? Também colocaria o autosserviço em seu posto? Deixe seu comentário abaixo!

Leia também: Por que você tem medo do autosserviço no Posto?


14 respostas para “Primeiro e único posto com autosserviço no Brasil”

  1. claudio jaber disse:

    Ja demorou para se instalar no Brasil, pois a europa toda e outros paises ja sao assim, na minha rede postos eu colocaria assim que liberarem , Rede Senna auto postos , parana e mato grosso .

  2. Tudo que venha para liberta a econômia é muito bem vindo, Parabéns a Rede de posto Mime pela iniciativa.

  3. Serjao disse:

    Eu estou esperando liberar para mim colocar em todos os meus postos auto serviço.
    Tenho mais de 5 vagas no meu posto a mais de 6 meses e não acha pessoas que querem trabalhar. Sou totalmente favorável ao auto serviço

  4. Serjao Posto disse:

    Eu estou esperando liberar para mim colocar em todos os meus postos auto serviço.
    Tenho mais de 5 vagas no meu posto a mais de 6 meses e não acha pessoas que querem trabalhar. Sou totalmente favorável ao auto serviço

  5. Grasielle Carvalho disse:

    Na era do metaverso, onde comércio não tem estrutura física, funcionários então nem se fala, nós ainda precisamos implorar pra dar esse passo, coisa que em tantos países já é prática quase ultrapassada.

  6. TARCISIO disse:

    A MINHA OPNIAO E QUE DIFICULDADE DE TER FRENTISTAS E TAMBEM ALTOS CUSTOS DE SUSTENTANBILIDADE … VEJO QUE MUITO SIMPLES O ABASTECIMENTO E DEVERIA SER JA ENSINADO EM AUTO ESCOLAS PARA TIRAR A CNH

  7. Anchieta Jr. disse:

    Um avanço, que isso sirva de exemplo a todos para buscarem por melhorias em seus negócios, seja com o objetivo de sobreviver ou de evoluir, excelente.

  8. João Baptista tramontano disse:

    Nos Estados Unidos não existe posto com frentistas, e funciona assim a muitos anos, porque não copiar o que está dando certo? Simples assim!!

  9. Henrique kugler neto disse:

    Iniciativa inpostergável que informo aos posteiros que conheço, há mais de 25 anos, os sindicatos de frentistas e etc…sempre foram contra, mas nunca se estruturaram para montar escolas de frentistas para suprir esta mão de obra pelo visto, extinta, como em Portugal, espanha, Europa inteira e EEUU por onde ando…penso: sindicato de frentistas: um puta cabide emprego e de pelêgos inúteis, sliás, como qualquer outro..

  10. Ualdo disse:

    Com o frentista já é roubado imagine sem…o brasileiro não tem essa educação como na Europa ou no Estados Unidos. Infelizmente já foi implementado aqui no após e deu merda. Imagine agora. Com a educação que alguns Brasileiros tem isso nunca daria certo. Infelizmente é a realidade.

  11. Ualdo disse:

    Correção. Já foi implementado Aqui no país.

  12. Wagner Tegon disse:

    Já passou da hora do auto atendimento. As pessoas precisam ser capacitadas para funções que realmente necessitem de alguma especialidade. Funções primárias oneram drasticamente o produto e ainda as pessoas precisam ser respeitadas, assim sendo, qualificar através de estudos e aprimoramento para que recebam um salário melhor por um serviço que desenvolva e se aprimore. Em muito pouco tempo inúmeras profissões desaparecerão e não são poucas.

  13. Pois é. disse:

    Nos anos 90 podia, mas o Estado quer tutelar o cidadão em tudo, como se ele fosse incapaz de qualquer atividade.

  14. Sidney disse:

    Já passou da hora de fazerem isso, mas na minha região alguns estabelecimentos instalaram caixas de autoatendimento e todos eles retiraram em poucos meses. Não sei o motivo mas acho que aconteceria o mesmo com os postos. Em país de terceiro mundo primeiro temos que investir em educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao se cadastrar você aceita receber os conteúdos do ClubPetro e compreende que pode se descadastrar a qualquer momento.

Posto de combustíveis