Entre os dias 22 e 30 de maio de 2023, o ClubPetro realizou uma pesquisa, com motoristas de todo o Brasil que utilizam o aplicativo Aditiva, com o objetivo de coletar informações sobre os hábitos de pagamento nos postos de combustíveis e entender por que o PIX não é a opção de pagamento preferencial dos clientes.
Diante desse quadro, ao serem divulgados os números da pesquisa, iremos sugerir algumas estratégias, como promoções para clientes e ações que facilitem e estimulem a utilização do PIX para alavancar este dinâmico meio de pagamento nos postos de combustíveis.
Números da utilização do Pix como forma de pagamento
Seja qual for o motivo pelo qual os motoristas optem por utilizar outro meio de pagamento no momento do abastecimento, a revenda de combustíveis está na contramão de uma tendência que veio para ficar. A constatação se baseia nos números registrados pelo Banco Central do Brasil (Bacen).
Até 31 de maio de 2023, havia mais de 613 milhões de chaves PIX no país, entre CPFs, CNPJs, números de celular, e-mails e chaves aleatórias. O Brasil já registra 150 milhões de usuários dessa forma de transação, os quais movimentam 400 milhões de contas bancárias.
Entre os grupos considerando faixas etárias, aqueles situados na faixa que vai até os 50 anos, formam 64% do total de usuários. A região brasileira que mais utiliza o PIX é a Sudeste, responsável por 42% de todas as transações. Quando se consideram as Regiões Sul e Sudeste e Sul, esse número sobe para 68%.
Tais números fazem do Brasil o segundo maior usuário de Sistema de Pagamento Instantâneo no mundo. Com seus US$29,2 bilhões de dólares transacionados até 31 de maio de 2023, o país responde por 15% das transações mundiais, atrás apenas da Índia, com seus impressionantes US$89,5 bilhões transacionados no mesmo período.
Curiosidades sobre o método de pagamento instantâneo
Além dos números, algumas curiosidades marcam a curta, porém fértil história dessa nova febre do sistema bancário nacional. Lançado no dia 19 de fevereiro de 2020, o PIX é uma espécie classificada como um Sistema de Pagamento Instantâneo (SPI).
Outra informação incrivelmente pouco conhecida é quanto à origem dessa novidade do mundo da tecnologia bancária: o PIX é brasileiro. Essa característica possui pelo menos uma desvantagem: não é possível fazer esse tipo de transferência no exterior, pois somente bancos cujo âmbito regulatório está submetido ao Bacen estão autorizados a realizar transações por meio dele.
Em tempo: a palavra “PIX” vem de “pixels”, a unidade luminosa que forma a tela digital. Trata-se de uma forma de prestar uma homenagem à capacidade da espécie humana em geral e a do brasileiro em particular de gerar tecnologias limpas e pacíficas.
Conteúdo exclusivo para a revenda de combustíveis
Como um programa de relacionamento com clientes para todo o ecossistema de Postos de Combustíveis, o ClubPetro busca por soluções aos problemas do dia a dia do revendedor em diversas áreas de atuação. Somos especialistas e estamos ao lado de mais de 1500 parceiros, que utilizam dados do comportamento de seu consumidor e dos frentistas, conectados às principais tendências e oportunidades do mercado para aumentar os resultados de seu negócio.
A pesquisa Hábitos de Pagamento em Postos de Combustíveis: o que fazer para aumentar as vendas no Pix reforça nossa parceria com o revendedor, ao apresentar dados e análises independentes realizada pelo ClubPetro, sobre um importante tópico do dia a dia do Posto.
Através da análise dos dados deste relatório, será possível identificar tendências e oportunidades no que diz respeito a pagamento por meio do Pix. Clique no banner abaixo e acesse o material de forma gratuita: