PIX - novo sistema de pagamento
revendedor, Gestão

PIX – novo sistema de pagamento vai revolucionar seu Posto

Artigo escrito por Ricardo Pires
Por Ricardo Pires
Criado em 09/06/2020, atualizado em 09/06/2020

O isolamento social provocado pelo novo coronavírus, reforçou a urgência de um sistema financeiro digital, mais rápido, com menor custo e cada vez menos contato pessoal. No último post, falei sobre a importância da conciliação bancária e da esperança por dias melhores para o revendedor, em relação aos custos e confiabilidade no pagamento, com o início das operações previsto para novembro, do PIX – novo sistema de pagamento do Banco Central. Mas você sabe o que é o PIX?

O PIX é um sistema de transferências e pagamentos instantâneos, realizado em qualquer dia do ano, sem limite de horário e com o recurso imediatamente creditado ao destinatário. Em poucas palavras, o PIX é uma nova ferramenta para fazer transferências e pagar contas de forma rápida, sem esperar dias para que o pagamento caia. Elas acontecerão sem intermediação de terceiro. 

Hoje, transferências entre contas bancárias de diferentes instituições são feitas através de TEDs e DOCs. Pagamentos de contas são feitos por boletos, e transações físicas, por cartões ou dinheiro em espécie. As operações eletrônicas podem levar dias, principalmente se forem feitas em fins de semana ou feriados, portanto, são compensadas somente no dia útil seguinte  – e muitas delas acabam custando caro (algumas instituições chegam a cobrar mais de R$20,00 por TED, por exemplo).

Já o dinheiro em espécie pode representar um risco maior. Nos postos de combustíveis ainda existem os custos de armazenagem e movimentação do dinheiro, onde o revendedor acaba pagando valor acima de R$5.000,00 para cofres inteligentes em empresas de segurança.

A novidade é que essas modalidades de pagamento deixarão de ser as únicas: o PIX passa a ser uma alternativa para transferir e fazer pagamentos.

Como fazer transações com o PIX? O Banco Central regulamentou que as transações do PIX poderão ser feitas de forma mais “tradicional” – com informações como número de celular, e-mail, CPF ou CNPJ, ou também através da leitura QR Codes estáticos e dinâmicos, que poderá ser lido por qualquer tipo de smartphone. 

O ClubPetro já está em fase final de desenvolvimento de um app de pagamento, onde os revendedores e motoristas terão acesso a um meio de pagamento moderno, com custos menores e muito mais seguro. Aguarde!

Enquanto aguardamos o início das operações do PIX e o lançamento do novo app do ClubPetro, vale ressaltar a importância de ter uma gestão de Conciliação Bancária conforme mencionei no último texto. Se você ainda não possui essa solução em seu Posto, clique no banner abaixo e conheça.


Ao se cadastrar você aceita receber os conteúdos do ClubPetro e compreende que pode se descadastrar a qualquer momento.

Posto de combustíveis