É esperado que aconteçam erros e acertos na gestão de um Posto de Combustíveis. Longe de ser fácil, a responsabilidade em administrar uma empresa pode ser muito pesada, ainda mais em um mercado com variações constantes em valores de produtos, normas regulatórias estreitas e muitos outros detalhes administrativos.

Com o passar dos anos, atendendo revendedores em todas as regiões do Brasil, conseguimos identificar e relacionar os erros mais comuns. Por isso, no Descomplicando a Revenda desta semana, falaremos de 5 erros fatais em Postos de Combustíveis e o que você deve fazer para não cometê-los em sua gestão. Como dissemos, estes são erros comuns que, independente da sua região, você estará sujeito a cometê-los e precisa se atentar aos menores sinais possíveis para que suas vendas não sejam prejudicadas.

Para saber que erros são estes e quais são as nossas dicas, continue a leitura, assista ao vídeo ou execute o player abaixo para escutar o conteúdo onde e quando quiser!

É possível se antecipar aos erros?

Nenhum tipo de instrução é capaz de ser tão didática como a experiência de vivenciar desafios e falhas na prática. Mas isso não quer dizer que, para evoluir, o gestor de um Posto de Combustíveis precise cometer os mesmos erros que outros. 

Existe uma série de boas práticas que você pode seguir para que se antecipe aos erros que seu Posto está sujeito e não coloque em risco o futuro do seu negócio. São elas:

  • Estude conceitos da administração.
  • Participe de eventos relacionados à revenda.
  • Mantenha contato com outros revendedores (networking).
  • Crie o hábito de consumir conteúdos como livros, blogs, podcasts, filmes etc.
  • Faça cursos de capacitação.
  • Não tenha receio de pedir ajuda a especialistas.
  • Tenha uma equipe qualificada.
  • Tenha as melhores ferramentas do mercado.
  • Acompanhe os dados do seu Posto de Combustíveis diariamente.

Com conhecimento prévio, é possível evitar pelo menos alguns dos riscos que ameaçam esse tipo de negócio e ter uma chance maior de ser bem-sucedido e não cometer, por exemplo, um dos 5 erros fatais em Postos de Combustíveis.

Mas afinal, quais são os 5 erros fatais em Postos de Combustíveis?

Agora vamos listar cada um dos erros explicando como eles podem ser evitados.

1. Contrato desfavorável com a Distribuidora

Aproveitando sua força comercial, muitas distribuidoras tentam empurrar contratos desfavoráveis para os postos de combustíveis. Diversas razões podem fazer com que alguns topem essa furada, especialmente os empreendedores mais inexperientes.

A negociação com as distribuidoras nunca será de igual para igual, mas os revendedores precisam ser firmes e avaliar bem os contratos antes de assinar, o que evita arrependimentos.

Dependendo do caso, pode ser interessante para a empresa até mesmo abandonar a bandeira e se tornar um posto independente, libertando os gestores para negociar e comparar preços com diversas distribuidoras. Além disso, é sempre recomendável consultar um advogado antes de assinar qualquer tipo de contrato, para evitar armadilhas perdidas nas cláusulas do acordo.

Uma boa opção para tratar assuntos relacionados a contratos desfavoráveis com as distribuidoras e que sempre recomendamos aos nossos clientes se trata do escritório do advogado Marcelo de La Torres Dias. Ele e sua equipe são especialistas, dentre outras áreas do Direito, na resolução de casos em que envolvam Revendedores e distribuidoras de Combustíveis. Você pode acessar a página e enviar sua dúvida clicando aqui. Para mais informações, acesse o site oficial.

2. Concorrência Predatória

Como qualquer tipo de negócio, é normal que Postos de Combustíveis disputem clientes e tentem sempre superar os seus concorrentes com preços mais baixos e serviços melhores. E como muitas vezes as empresas são vizinhas, esse embate é ainda mais direto.

Mas, na briga pelo público, é preciso tomar cuidado para não perder a linha e começar a cometer erros que podem condenar o posto. A concorrência predatória pode terminar com a falência de vencedores e perdedores, especialmente quando envolve uma guerra de preços.

É um erro relativamente comum tentar ganhar os consumidores vendendo combustíveis com preços muito menores do que os de concorrentes, sendo que, em alguns casos, a empresa pode assumir um prejuízo em uma tentativa de dominar o mercado e fazer com que os outros postos quebrem, o chamado dumping.

Mas além desse tipo de prática comercial ser proibida, é preciso fôlego financeiro para aguentar a disputa por muito tempo. E mesmo depois de uma suposta vitória, quando o empresário tentar recuperar um valor justo pelos combustíveis, espantará os consumidores com o aumento repentino e muitos podem buscar outras opções em locais diferentes. 

A concorrência é algo natural e que favorece o consumidor. Mas a concorrência predatória é um erro grave que pode afundar as chances de sucesso do posto.

3. Desatenção às normas regulamentadoras

Para abrir um Posto de Combustíveis no Brasil é preciso atenção com a legislação e diversas normas regulatórias. Além de toda a burocracia normal que envolve a criação e regulamentação de qualquer tipo de empresa, os postos devem observar, por exemplo, legislações municipais que restrinjam os locais de instalação.

Também é importante destacar que cada estado do país define regulamentações próprias, especialmente no que diz respeito à tributação e normas ambientais. O governo federal também tem regras que precisam ser conhecidas, como a Lei 9605, de 12.02.1998, sobre crimes ambientais.

Por fim, o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) trata da prevenção e controle de riscos ambientais envolvendo postos de combustíveis em sua resolução 273, de 29.11.2000.

Descumprir qualquer uma dessas regras pode resultar em multas graves e até mesmo o fechamento da empresa, portanto, é essencial conhecer todas e se assegurar de que elas estão sendo cumpridas.

4. Equipe destreinada

Uma boa equipe é um dos fatores mais decisivos para o sucesso de qualquer tipo de negócio. Em um Posto de Combustíveis, isso não é diferente. O time precisa dominar a parte técnica e ser capaz de realizar um atendimento de alto nível, encantando os clientes.

Só que isso não é uma tarefa fácil. Além de contratar bem, é preciso investir nos profissionais e realizar treinamentos regulares, para capacitar a equipe tanto na parte técnica como na segurança do trabalho e na qualidade do atendimento.

Apesar de relativamente simples, os equipamentos do posto podem envolver muitos detalhes e funcionalidades que serão melhor exploradas se o time tiver aprendido sobre elas durante uma preparação.

Em de vez de fazer com que novos contratados aprendam os processos de trabalho de maneira informal e improvisada, pode ser interessante preparar um roteiro de boas-vindas completo que evitará furos nesse aprendizado.

Com relação à segurança do trabalho, é fundamental que os profissionais conheçam todos os procedimentos e saibam como evitar acidentes e reagir no caso de algo inesperado. Um posto lida com substâncias perigosas e explosivas, negligenciar a segurança pode colocar colaboradores e clientes em um risco imenso.

Por fim, a qualidade de atendimento do posto é um diferencial capaz de fidelizar  consumidores e melhorar os resultados da empresa. Todo cliente gosta de ser bem atendido, mas nem todos os gestores de Postos de Combustíveis percebem a importância disso. Caprichar nesse aspecto pode ser um diferencial competitivo.

5. Gestão distante

Uma gestão distante é um erro grave que pode fazer com que a percepção do administrador fique distorcida e tome decisões equivocadas. Para saber o que é melhor para o Posto de Combustíveis, é fundamental estar presente e ver a operação na prática. 

Se possível, assumir rapidamente o papel de alguns membros da equipe ou ficar ao lado deles enquanto desempenham suas tarefas também é interessante para não só avaliar a performance como dominar melhor a tarefa.

Por fim vale a pena destacar que a proximidade do líder também aprimora a confiança e engajamento dos colaboradores. Portanto, o empreendedor nunca deve se afastar da sua empresa. O seu tempo de trabalho é um investimento precioso que pode fazer toda a diferença para o Posto de Combustíveis.

O sucesso do seu Posto depende de você

Poderíamos listar diversas dicas, ferramentas e boas práticas que o ajudariam a evitar qualquer um dos 5 erros fatais em Postos de Combustíveis ou qualquer outro. Mas, de nada adiantaria se um importante fator não se comprometesse com tudo isso: você! Alcançar o sucesso, em qualquer negócio, requer uma longa caminhada. 

Tudo é muito dinâmico e não existe uma receita pronta, mas sim diretrizes que podem ajudá-lo caso você se comprometa a fazer diferente. 

Se você quer alcançar o sucesso com seu posto e ser um revendedor que se destaca frente à concorrência, não espere por um milagre. Siga nossas dicas, crie hábitos vencedores e, acima de tudo, acredite que o seu Posto pode fazer a diferença na revenda de combustíveis da sua região.

Se você se identificou com os erros e dicas que compartilhamos, baixe agora o nosso eBook 1o erros fatais em Postos de Combustíveis. Nele, além dos 5 erros destacados no texto, listamos outros 5 erros extras que podem acontecer na gestão de um Posto de Combustíveis. Baixe e compartilhe com outros revendedores!