saiba-ja-como-atrair-clientes-em-seu-posto-de-combustiveis
Fidelização, Marketing, Gestão

Saiba como atrair clientes ao seu Posto de Combustíveis!

Artigo escrito por Breno Pires
Por Breno Pires
Criado em 05/05/2017, atualizado em 02/07/2020

Para conseguir aumentar o volume de vendas e a rentabilidade dos postos de combustíveis é sempre importante não só atrair clientes novos, mas também fidelizá-los para que eles voltem.

Separamos algumas dicas para ajudá-lo atrair cada vez mais clientes ao seu Posto:

1. Ofereça um atendimento de qualidade

O cliente que passa pelo posto normalmente não costuma demorar muito tempo e é por isso que você precisa garantir que sua equipe esteja bem treinada para aproveitar este pouco tempo da melhor maneira possível.

As chances de retorno ou mesmo de consumir outros produtos oferecidos disponíveis estão diretamente ligadas à experiência que ele tem na hora de abastecer.

Os produtos disponíveis em postos de combustíveis são normalmente muito semelhantes (vamos falar mais disso) e os preços cobrados também não se diferem muito. Além da localização, a sua maior chance de agradar o consumidor é fazendo com que ele se sinta satisfeito com o atendimento.

2. Tenha um bom acesso e fluxo de circulação

Quando alguém vai abastecer e vê um posto, logo procura a melhor forma de entrar e conseguir chegar à bomba que esteja livre ou com a menor fila. Se o seu posto mantém uma ou poucas entradas de maneira que fique difícil circular com os veículos e tudo acaba mais lento, existem boas chances de você perder vendas.

A situação é ainda mais delicada para quem vive no trânsito e precisa abastecer mais vezes. Por isso, se quiser manter um bom movimento, especialmente de taxistas e de vans de transporte, facilite ao máximo a sua circulação interna.

3. Faça promoções relevantes

É preciso buscar diferenciais que atraiam o consumidor. Uma boa solução é investir em promoções, oferecendo benefícios, como serviços ou prêmios.

Para isso, faça uma lista do que você pode oferecer que não vá pesar tanto no seu orçamento e que seja de interesse dos clientes. Lembre-se de ter um sistema bastante prático e de fácil operação para conseguir fazer tudo funcionar direito.

4. Faça parcerias

Existem grupos de profissionais de todas as áreas que precisam abastecer seus veículos, sejam eles corporativos ou particulares. Esses grupos são ótimas fontes de parcerias saudáveis para o seu negócio. Veja quais associações, empresas ou outros tipos de organizações tenham um volume interessante de clientes potenciais para seu posto.

Faça as contas e veja em quais casos é possível estabelecer parcerias. Lembre-se de que seu foco é atrair clientes, principalmente novos, e mantê-los sempre voltando.

Preste muita atenção para focar sempre em pessoas que normalmente não abastecem com você. Se não conseguir oferecer um desconto expressivo ou algo do tipo, ainda pode considerar uma forma de pagamento mais facilitada.


Ao se cadastrar você aceita receber os conteúdos do ClubPetro e compreende que pode se descadastrar a qualquer momento.

Posto de combustíveis