Black Friday em Postos de Combustíveis
Marketing

Black Friday para postos de combustível: como aproveitar a data

Artigo escrito por ClubPetro
Por ClubPetro
Criado em 03/11/2021, atualizado em 17/11/2021

Tradicional nos Estados Unidos, a Black Friday é uma ótima oportunidade para atrair clientes também no Brasil. A ação acontece na última sexta-feira do mês de novembro e, comercialmente, marca o início das compras natalinas. Neste artigo, vamos explicar como funciona a Black Friday para postos de combustível.

O que é a Black Friday?

Como explicamos, a Black Friday começou nos Estados Unidos, mas já está presente em todo o mundo, inclusive no Brasil. Trata-se de um evento que oferece descontos em produtos de várias lojas e marca o início das compras de fim de ano.

A Black Friday sempre ocorre após o feriado de Thanksgiving (Ações de Graças), na 4ª quinta-feira do mês de novembro. Dessa forma, o evento ocorre na 4ª sexta-feira de novembro para alavancar as vendas no momento em que as pessoas se reúnem em família.

No Brasil, a Black Friday também acontece na 4ª sexta-feira do mês e se popularizou desde 2010, sendo uma data muito importante para o varejo e a segunda mais rentável para o comércio online.

Como as lojas aproveitam a Black Friday?

Na 4ª sexta-feira de novembro, empresas dos mais variados segmentos oferecem descontos que podem chegar até 80% para atrair clientes e garantir a rentabilidade do negócio.

É nessa época em que as lojas oferecem os maiores descontos do ano, levando à superlotação dos estabelecimentos, às disputas pelas mercadorias e ao congestionamento de alguns sites, visto que a Black Friday se tornou muito rentável para o comércio online.

Vale ressaltar que o fim de semana da Black Friday se encerra com a Cyber Monday (Segunda-feira Cibernética), a segunda-feira na qual as lojas online fazem vários descontos para beneficiar o comércio eletrônico. Além disso, algumas lojas também fazem a Gray Thursday (Quinta-feira Cinza), no dia de Ação de Graças, e oferecem vários descontos grandes. 

Como aproveitar a Black Friday para postos de combustível?

Ainda que a Black Friday seja realizada, teoricamente, em apenas um dia, para postos de combustíveis, o investimento é mais viável se for estendido para uma “Black Week”, ou seja, com duração de uma semana. 

Para usar a ação a fim de atrair mais clientes e gerar mais vendas, você pode implementar algumas estratégias. Veja o que fazer:

Antecipe-se

Embora o evento tenha um dia oficial, a Black Friday já foi antecipada em diversos estabelecimentos. Algumas empresas realizam promoções durante todo o mês de novembro, enquanto outras fazem a Black Week. Nesse sentido, uma dica é seguir esse comportamento e fazer as suas ofertas, pelo menos, durante uma semana inteira.

Faça uma Black Week

Como a Black Friday não acontece mais em apenas um dia, a sua campanha não deve ser finalizada na sexta-feira. O indicado é fazer uma Black Week, mas o grande volume de promoções, descontos e ofertas ainda deve ocorrer na 4ª sexta-feira de novembro.

Conheça o seu público

Para fazer uma campanha assertiva de Black Friday para postos de combustível, é necessário conhecer o seu público e entender o que terá um alto número de saída durante o evento.

Crie promoções focadas

A melhor forma de aproveitar a Black Friday para postos de combustível é criar promoções em serviços do posto, como lava-jato, aspiração, higienização de ar condicionado, entre outros. Também é indicado fazer promoções de combustível, mas deve-se ter cuidado para estipular o tempo de duração e não gerar um efeito cascata em queda de preços.

Invista no seu Programa de Fidelidade

Outra dica para usar na Black Friday é investir na fidelização de clientes. Se o seu Posto tem um Programa de Fidelidade, crie promoções de pontos extras em cada litro abastecido e descontos no valor da pontuação adquirida

Também é interessante usar as carteiras digitais, um meio de pagamento que oferece o retorno de uma parte do valor ao consumidor. Esses cashbacks podem ser aumentados durante a Black Friday para atrair mais clientes e aumentar as vendas.

Faça parcerias com outras lojas

As parcerias também são válidas para qualquer período do ano, mas devem ser especialmente consideradas durante a Black Friday. Nossa dica é firmar parcerias com lojas do comércio local, a fim de oferecer vouchers que possam ser utilizados nos demais estabelecimentos e vice-versa.

Tenha uma boa comunicação

Quando o mês de novembro chega, é natural que todos os canais de comunicação estejam focados na Black Friday. Por isso, você deve investir em mídias online e offline, conforme a segmentação do seu público, e divulgar a sua campanha.

Decore o ambiente para a Black Week

Na mesma linha da dica anterior, é preciso decorar o seu estabelecimento para atrair mais clientes. Uma dica é usar faixas digitais de 5×1 metros, dar coletes promocionais aos frentistas e colocar propagandas em cima das bombas, além de investir em panfletos. Com tudo isso, você deve gastar, aproximadamente, R$2.000.

Treine a sua equipe

A sua equipe não deve apenas realizar um bom atendimento, mas também encantar os seus clientes e tornar a experiência deles mais prazerosa. Como o momento é de intensa busca por descontos e promoções, os funcionários do seu Posto devem ter resiliência para lidar com as pessoas mais insistentes e questionadoras.

Estabeleça metas para a Black Friday

Quando falamos em equipe, não podemos nos esquecer que os funcionários do seu Posto estão lá para gerar lucro. Por isso, é importante que eles trabalhem com metas, especialmente durante a Black Friday para postos de combustível. Com uma gestão de metas eficiente, os seus colaboradores vão se sentir motivados para realizar o trabalho necessário.

Por falar em gestão de metas, o ClubPetro tem um aplicativo cujo objetivo é acompanhar o trabalho dos seus funcionários e aumentar suas vendas, independente da Black Friday para postos de combustível. Além disso, com a nossa plataforma de fidelidade, você garante o retorno dos seus clientes ao seu Posto. Fale com um dos nossos especialistas para saber mais!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao se cadastrar você aceita receber os conteúdos do ClubPetro e compreende que pode se descadastrar a qualquer momento.

Posto de combustíveis