comercio-local-como-parcerias-fundamentais-para-clube-fidelidade
Gestão

Comércio local: como as parcerias com ele são fundamentais para seu clube de fidelidade

Artigo escrito por ClubPetro
Por ClubPetro
Criado em 05/07/2021, atualizado em 05/07/2021

Já imaginou ter consumidores fiéis no seu Posto de gasolina, que sempre aparecem para abastecer e usar outros serviços? Neste post, vamos explicar como o comércio local pode ajudar na fidelização de clientes.


Você já deve saber que atrair e fidelizar clientes é um grande desafio e que um programa de fidelidade pode tornar o seu Posto mais atrativo e aumentar sua receita, certo? Mas como fazer com que seu clube seja mais atrativo e realmente faça com que os clientes prefiram seu estabelecimento? Uma dica é criar parcerias com marcas locais conhecidas, que são valorizadas pelo seu público. 

Para fazer isso, o primeiro passo é realizar uma pesquisa sobre o processo de compras dos motoristas que frequentam o seu Posto. Você deve entender o comportamento deles –  hábitos, necessidades e demandas – para que seja possível identificar o que eles buscam e encontrar as melhores parcerias no comércio local. Depois, basta selecionar as melhores lojas e firmar as parcerias, oferecendo ainda mais vantagens aos clientes.  

Quer entender mais sobre o passo a passo desse processo? Continue lendo!

O que é comércio local?

Quando falamos em comércio local, estamos nos referindo aos estabelecimentos da sua vizinhança. Sabe aquele pequeno comerciante do seu bairro? É dele que estamos falando! 

Mas não se engane: os pequenos negócios são o combustível de toda a economia local. Eles também são muito importantes para o desenvolvimento social da sua região, pois influenciam a qualidade de vida no bairro e na cidade.

Confira algumas vantagens de apoiar os pequenos comerciantes: 

  • geração de empregos;
  • desenvolvimento de novos negócios e serviços;
  • investimento na diversidade e melhoria dos produtos;
  • arrecadação de impostos que podem ser convertidos em melhorias na cidade.

Agora que você já sabe o que é comércio local, vamos explicar a relação do seu Posto com as lojas da cidade. 

Qual a relação do Posto de gasolina com o comércio local?

Ao investir em um programa de fidelidade, o seu Posto pode buscar parcerias no comércio local para oferecer benefícios aos motoristas. Continue lendo e entenda como tudo isso funciona.

O que é um programa de fidelidade

Como mencionamos antes, ter um programa de fidelidade é importante para tornar o seu Posto mais atrativo. Isso porque os consumidores hoje buscam mais do que um serviço ou produto; eles procuram boas experiências, relacionamento e atendimento

Por esse motivo, algumas empresas já investem na fidelização, que é uma forma de manter o cliente interessado na marca por meio de algumas recompensas. Nesse sentido, para fazer os motoristas retornarem ao seu Posto, você deve conquistar a satisfação deles. 

Uma dica é adotar o sistema de pontos, como no aplicativo Fidelidade, do ClubPetro. Nesse aplicativo, os frentistas realizam o cadastro de novos motoristas, que acumulam pontos que podem ser trocados por serviços do Posto, da conveniência ou de lojas parceiras.

Quanto mais vezes os motoristas voltarem ao seu Posto, mais pontos eles vão acumular. E por essa recompensa, você vai ter sucesso com a retenção de clientes, aumentar a visibilidade e as vendas do Posto.

Como escolher os benefícios certos

Se o objetivo é tornar seu Posto mais atrativo, você não pode oferecer qualquer benefício para os seus clientes. Pelo contrário: antes de definir o tipo de programa e as recompensas disponíveis, é necessário conhecer o perfil deles. 

O que importa para o seu público? Lembre-se de fazer essa pergunta e para não ter nenhuma dúvida, faça uma pesquisa sobre o processo de compras dos seus clientes! 

Para fazer isso, você pode buscar por dados públicos sobre as pessoas que habitam a região em que seu Posto funciona – renda, escolaridade, hábitos de consumo – ou analisar sua própria base de dados e cadastros de clientes, seja do clube de fidelidade ou de outras ferramentas. Isso vai te ajudar a conhecer melhor os clientes e a criar ofertas e benefícios que sejam mais interessantes para eles.

A importância das parcerias no clube de fidelidade

Assim como o sistema de pontos, uma opção para o seu clube de fidelidade é criar parcerias com outras lojas. Nesse caso, os motoristas teriam a possibilidade de trocar os pontos acumulados no seu Posto por algum produto ou serviço de uma loja parceira. 

O programa de parcerias, ou “coalizão”, é muito interessante para fidelizar aquelas pessoas que já visitaram o seu Posto. Afinal, ele amplia a experiência dos seus consumidores fiéis por meio do acesso gratuito a outras marcas. Interessante, hein?

A seguir vamos falar mais sobre essa possibilidade e por que você deve fazer parcerias com o comércio local. Continue!

Por que é importante fazer parcerias com o comércio local?

As parcerias estratégicas têm muitas facetas, dependendo do que faz sentido para os seus clientes. Por isso, como mencionamos, o primeiro passo é conhecer os interesses do seu público.  

Depois, basta identificar as marcas que mais se aproximam dos seus clientes e garantir que os pontos do seu clube façam parte da rotina deles, até mesmo nas compras recorrentes em supermercados, farmácias e restaurantes.

Com isso, os consumidores fiéis do seu Posto vão se sentir motivados a juntar cada vez mais pontos no clube de fidelidade, o que ajuda diretamente no retorno e retenção de clientes. Mas esse não é o único benefício proporcionado pelo programa de coalizão!

Outras vantagens são:

Afinal, o programa de coalizão estimula a fidelidade em toda a rede de parceiros. Da mesma forma que os seus consumidores fiéis podem se tornar clientes de uma loja parceira, você pode alcançar novos motoristas deixando claro na comunicação dos parceiros que seus Pontos são aceitos naquele local.

Mas atenção: para essa estratégia funcionar da melhor forma possível, é importante que as lojas estejam localizadas perto do seu Posto. Assim, os clientes não precisam se deslocar tanto e podem cumprir os objetivos da parceria.

Como escolher as melhores parcerias para a fidelização? 

Depois de ler tudo isso, você deve estar se perguntando o que fazer para encontrar as melhores parcerias no comércio local da sua cidade, certo? Como explicamos, o segredo é buscar parcerias que ofereçam aos motoristas algo que esteja dentro das necessidades identificadas deles. 

Lembra do que falamos sobre a importância de estar presente até nas compras recorrentes dos seus consumidores? Se faz sentido dentro do que eles apresentam como hábitos, necessidade e demandas, não hesite em fazer a parceria! 

Quanto mais presente você estiver na rotina deles, maior será a memória afetiva em relação ao seu Posto. Isso pode implicar a indicação dos seus serviços pelos atuais clientes, que, muitas vezes, fazem a famosa “propaganda boca a boca”. 

Além disso, uma ótima aposta na hora de fechar parcerias com outras lojas é investir no segmento alimentício e em outros estabelecimentos de serviços essenciais – como supermercados e farmácias, por exemplo. Como esses serviços são muito procurados, se você oferecer uma forma mais fácil e eficiente de acessá-los, a busca pelo seu Posto tenderá a ser cada vez maior. 

Mas não para aí! Você também pode buscar outras lojas parceiras no comércio local, como: borracharia, mecânica, salão de beleza, lojas de vestimenta e etc. 

O que fazer para criar parcerias com outras lojas?

Para criar parcerias, o primeiro passo é fazer uma lista com as lojas que correspondem aos seus interesses. Depois de passar por essa primeira etapa, é hora de fazer uma segunda lista, desta vez, com as vantagens que você pode oferecer às lojas parceiras. Afinal, a parceria entre dois negócios é uma via de mão dupla e deve oferecer vantagens para os dois lados. 

Isso é muito importante na hora de buscar uma parceria e deve ficar muito claro para todos os envolvidos. Por isso, é recomendável fazer uma apresentação com todas as vantagens que as lojas selecionadas terão no acordo.

Mas não se esqueça de relacionar, também, os benefícios que você espera alcançar com os seus parceiros. Nesse momento, você deve considerar o perfil dos seus clientes e, de preferência, buscar produtos e serviços que não estão disponíveis no seu posto, mas podem gerar a satisfação dos motoristas. 

Para realizar o convite formal de parceria, faça propostas que se adequem ao perfil de cada loja e inclua dados sobre a importância da fidelização! Por exemplo, se você mostrar que um programa de fidelidade aumenta a chance de consumidores retornarem para fazer negócio com uma marca, é possível convencer a outra loja. Afinal, dados revelam que 81% dos clientes têm mais chances de voltar a um estabelecimento por causa da fidelização. 

Por fim, não se esqueça de deixar claras também todas as questões sobre as divulgações que cada loja deve fazer e definir como a parceria será comunicada aos clientes de ambos espaços.

Se você gostou do nosso conteúdo e quer entender mais sobre o aplicativo Fidelidade, do ClubPetro, continue navegando pelo Blog e entre em contato com um dos nossos especialistas!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao se cadastrar você aceita receber os conteúdos do ClubPetro e compreende que pode se descadastrar a qualquer momento.

Posto de combustíveis