Lava-jato em posto de combustível: imagem de um homem lavando um veículo
Finanças em Postos de Combustíveis, Gestão, Postos de Combustíveis

Lava-jato em posto de combustível: ainda vale a pena?

Artigo escrito por Letícia Bessa
Por Letícia Bessa
Criado em 28/10/2021, atualizado em 01/11/2021

O lava-jato em posto de combustível é bastante considerado por alguns gestores. Se você quer melhorar a performance do seu negócio, é importante adotar estratégias diferenciadas para atrair e fidelizar clientes. Afinal, o mercado está se expandindo com o surgimento de novas tecnologias, novos produtos e serviços, o que torna a concorrência ainda maior.

Nesse sentido, uma boa forma de aumentar o ticket médio do seu Posto é investir em lojas de conveniência e lanchonetes, por exemplo. Além disso, existe a possibilidade de instalar lava-jato em posto de combustível e atender às necessidades de clientes que não podem fazer a lavagem do próprio carro.

Por esse motivo, vamos explicar se ainda vale a pena investir na lavagem de carros, como implementar um lava-jato, quais os custos necessários e muito mais. Continue lendo! 

Como implementar um lava-jato em posto de combustível?

Ao contrário do que alguns pensam, a implementação de um novo serviço não requer apenas conhecimentos sobre como o trabalho é realizado em si. Nesse sentido, para criar um lava-jato em posto de combustível, você precisa entender as questões mercadológicas e infraestruturais por trás do serviço.

Veja, a seguir, o que fazer para implementar um lava-jato em posto de combustível:

1. Faça uma análise de mercado

Antes de implementar um lava-jato em posto de combustível, é necessário fazer uma pesquisa de mercado. Dessa forma, você vai entender as expectativas dos seus clientes e oferecer exatamente o que eles buscam. 

Por exemplo, se as pessoas da sua região se engajam em questões ecológicas, o ideal é disponibilizar serviços que gastam menos água, certo? 

Além disso, é importante questionar outras coisas. Essas pessoas buscam agilidade e desejam que os veículos sejam lavados em menos tempo? Desejam limpar por dentro, polir e higienizar o ar-condicionado? Ou, quem sabe, buscam por um autosserviço

Todas essas perguntas são necessárias para você encontrar um direcionamento sobre o mercado e o comportamento das pessoas que vivem nas redondezas do seu Posto. Com essas informações, fica mais simples oferecer serviços que vão agradar aos seus clientes. 

2. Escolha bem os seus fornecedores

Se você decidir que o lava-jato em posto de combustível é uma boa solução, outro cuidado que se deve ter é com os fornecedores de maquinário, produtos de limpeza, luvas etc. Lembre-se de buscar a indicação de colegas e negociar sempre com empresas que já têm experiência no fornecimento de postos.

O que é necessário para criar um lava-jato?

Como explicamos acima, a implementação de um novo serviço demanda conhecimentos sobre questões infraestruturais. Por isso, vamos destacar o que é necessário em termos de estrutura para um lava-jato. Confira:

Espaço adequado

Em relação à estrutura necessária para criar um lava-jato em posto de combustível, o principal é ter um espaço adequado para acomodar os veículos, funcionários e equipamentos

Para armazenar corretamente todos os produtos de limpeza, EPIs dos colaboradores e demais itens indispensáveis, você deve observar as condições de umidade e incidência de luz solar. Afinal, alguns produtos não podem ser molhados, tampouco aquecidos. 

De forma geral, o espaço ideal para receber o serviço de lavagem é de 500 metros, mas você também vai precisar de uma metragem extra para acomodar a fila de espera. Nesse sentido, vale a pena investir em um local para os motoristas aguardarem o atendimento. 

Vale ressaltar, ainda, que o espaço adequado para criar um lava-jato em posto de combustível deve estar próximo a fontes de água e energia elétrica. 

Ferramentas

Para criar um lava-jato em posto de combustível, também é preciso determinar as ferramentas que serão utilizadas na lavagem de carros. Essas ferramentas podem variar conforme o seu plano de ação, mas algumas itens são fundamentais, como:

  • bomba d’água de alta pressão.
  • compressor de ar.
  • aspirador profissional para secos e molhados.
  • máquina para shampoo e espuma.

Responsabilidade ambiental

Além de ter um espaço adequado e determinar as ferramentas que serão necessárias para a lavagem de carros, você precisa ter responsabilidade ambiental para destinar os efluentes e resíduos gerados.

Para fazer o escoamento da água contaminada, o descarte de tecidos e estopas sujos de graxas e outros contaminantes, indicamos que você peça consultoria de quem conhece as leis da sua cidade.

Vale a pena criar um lava-jato em posto de combustível?

Aumentar o leque de serviços oferecidos no seu Posto é interessante para se diferenciar da concorrência e atrair mais clientes. No entanto, a implementação de novos serviços não deve ser vista apenas como sinônimo de benefícios para o seu negócio. 

Para implementar um lava-jato em posto de combustível, você deve considerar os custos envolvidos nesse investimento e o que terá de retorno. 

Entenda os custos

Um dos cuidados que você precisa ter antes de implementar um lava-jato, é avaliar os investimentos necessários para executar o seu plano de ação. Não se engane com a possibilidade de aumentar o seu faturamento! Ainda que essa possibilidade seja real, a instalação de um lava-jato também pode gerar problemas de caixa.

Sabendo disso, você deve considerar todos os custos iniciais, valores adicionais com água, produtos de limpeza, manutenção dos equipamentos e pagamento dos funcionários responsáveis pelo lava-jato. Além dos custos necessários para ter um espaço adequado, o qual deve ser amplo e oferecer as condições necessárias aos funcionários e clientes. 

Mas, e os lucros?

Por outro lado, você deve considerar os possíveis lucros que terá se abrir um lava-jato. É possível encontrar uma resposta para esse dilema ao questionar algumas coisas. 

O seu estabelecimento tem uma boa circulação de veículos? Existe uma concorrência acirrada ou o número de lava-jatos na sua região é pequeno? As pessoas que residem na sua região procuram esse tipo de serviço?

De forma geral, as pessoas buscam o serviço de lava-jato porque não conseguem fazer a lavagem do próprio carro, como vamos explicar melhor adiante. Além disso, o seu tipo de negócio já tem, naturalmente, uma boa circulação de veículos, o que pode ser vantajoso em termos de lucratividade. 

Se os seus funcionários atenderem cerca de 12 carros por dia, cobrando R$30 por lavagem completa em seis dias da semana, você terá R$8.000 de faturamento por mês. Essa é uma estimativa para negócios pequenos! Portanto, se o seu negócio tiver proporções maiores, o faturamento e a margem de lucro serão correspondentes.

Quais as vantagens de implementar um lava-jato?

Se você tiver um serviço de lava-jato para oferecer no seu Posto, as chances de ampliar os negócios vão aumentar. Afinal, quando um motorista vai abastecer, os frentistas têm a oportunidade de divulgar outras soluções que podem atender às necessidades dos seus clientes.

Em relação ao lava-jato, podemos afirmar que trata-se de um serviço com grande apelo junto aos motoristas. Muitos deles têm uma rotina agitada e não encontram tempo para fazer a lavagem do próprio carro. Outros moram em condomínios que não permitem a lavagem de carros no estacionamento comum. 

Dessa forma, você terá mais chance de aumentar o seu ticket médio, além de fidelizar os seus clientes, que vão ficar satisfeitos com a possibilidade de solucionar mais de uma necessidade em um só local. 

Mas essa não é a única forma de atrair mais clientes! Além do lava-jato em posto de combustível, é possível investir em um programa de fidelidade para distribuir recompensas pelas compras realizadas no seu Posto. Entre em contato com um dos nossos especialistas para saber mais!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao se cadastrar você aceita receber os conteúdos do ClubPetro e compreende que pode se descadastrar a qualquer momento.

Posto de combustíveis