Nos últimos anos, o comércio brasileiro vem aderindo à duas promoções originadas dos EUA: a Black Friday e a Black Week. A Black Friday acontece um dia depois do Dia de Ação de Graças americano e marca, portanto, o início da temporada de compras de fim de ano. Ao contrário da Black Friday, a Black Week se estende por mais dias de promoções. No texto de hoje, falo como aproveitar a Black Week em postos de combustíveis.

A Black Week é uma semana de promoções e se justifica principalmente no período de crise que vivemos, da necessidade de promoções para levar o consumidor ao comércio e de um rateio maior das propagandas que devem ser feitas para levar o cliente ao posto.

O posto de combustível é um belo exemplo: com duas faixas digitais de 5X1 metros , coletes promocionais para os frentistas, 1000 panfletos e propagandas por cima das bombas, o revendedor gasta, aproximadamente, R$1.600,00. Fica inviável custear este valor para um único dia, além disso, deve-se criar promoções no posto para alavancar as vendas.

A conta não fecha e o intuito dessa data especial é gerar mais lucro ao negócio. Portanto, sou a favor da Black Week. Para atrair mais clientes para Black Week em postos de combustíveis, o revendedor pode:

– criar um ambiente devidamente decorado para a semana e com promoções focadas. Um bom exemplo são os descontos em serviços do posto, como lava a jato, aspiração, higienização de ar condicionado, entre outros. Promoções exclusivas no combustível precisam de cuidados, como deixar bem claro o tempo de duração, pois num mercado com nervos a flor da pele, pode gerar um efeito cascata em queda de preços.
– aproveitar a fidelidade dos clientes. Se o seu posto possui um programa de fidelidade, crie na Black Week promoções de pontos extras em cada litro abastecido e descontos no valor da pontuação dos prêmios.

Aproveite que ainda dá tempo de organizar a Black Week em seu Posto. Se está indeciso relação aos investimentos, faça no mínimo posts impulsionados no Facebook e instagram. Saia da mesmice: aproveite que os consumidores estão atrás de benefícios e promoções e saia na frente da concorrência!

Boas vendas!