No último Descomplicando a Revenda, conversamos sobre Postos de Combustíveis que se destacam frente à concorrência, utilizando, dentre algumas estratégias, o marketing e o relacionamento com clientes. Demos algumas dicas de como iniciar a sua estratégia, como colocá-la em prática e também exemplos para você relacionar a estratégia de marketing digital com seus objetivos.

Por isso, é cada vez mais comum vermos gestores investindo nessa área com o objetivo de conhecer, atrair, relacionar com clientes e, assim, fortalecer as interações em cada etapa da jornada de compra. Nesse contexto, para se diferenciar ainda mais, no Descomplicando a Revenda de hoje falaremos sobre campanhas personalizadas. Mais especificamente, sobre como elas podem ajudar a melhorar seu faturamento, quais os tipos existentes, como são criadas etc. Continue a leitura, assista o vídeo ou escute o áudio abaixo e saiba tudo sobre essa estratégia!

Por que investir nas campanhas personalizadas?

As campanhas possibilitam ao revendedor estreitar o relacionamento com seus clientes, expor os produtos e serviços oferecidos e direcionar os esforços para o seu público-alvo, por meio do envio de SMS’s, mensagens em aplicativos como o WhatsApp ou publicações nas redes sociais, por exemplo. As campanhas geram um ótimo retorno ao revendedor, pois possuem um baixo custo e alto impacto. 

Criar um bom relacionamento com quem frequenta o seu Posto é imprescindível para que você bata suas metas e construa uma imagem positiva. Por isso, revendedores devem investir em uma comunicação clara, direta e eficiente com o público-alvo.

Além disso, enfrentamos um grande problema nos dias de hoje que é a falta de tempo. Fazemos o possível para otimizar nossas tarefas, se possível delegando-as para outras pessoas ou ainda automatizando-as. Pensando nisso, este também é um dos objetivos das campanhas: facilitar o contato do seu Posto com o cliente final, de maneira efetiva e sem demandar mais atividades do seu dia ou de algum funcionário.

Agora que você sabe porquê precisa adotar essa estratégia em seu Posto, passamos à parte prática. Falaremos sobre os tipos de campanhas e traremos alguns exemplos para que você se inspire.

Tipos de Campanhas

São vários os tipos de campanhas que podem ser desenvolvidas, dependendo do objetivo do revendedor e do tipo de cliente com quem deseja se comunicar. Vamos falar aqui dos três tipos mais comuns e eficientes.

Campanhas de Retenção

Um dos principais tipos de campanhas personalizadas para aumentar as vendas  do seu Posto de Combustíveis são as campanhas de retenção, que têm como objetivo manter o seu cliente próximo o tempo todo. A estratégia aqui é demonstrar que você realmente se preocupa e sabe as principais datas que são importantes para ele. Ou seja, com este tipo de campanha, você estará exercitando a empatia com seu cliente o ano todo e não só no momento de atraí-lo para seu posto.

As principais campanhas de retenção são:

  • Boas vindas ao cliente: a primeira impressão é a que fica. Então, aproveite este momento! Se você possui um programa de fidelidade em seu Posto, essa campanha pode ser ativada no momento em que seu cliente faz o cadastro. Utilize sua criatividade! Você também pode oferecer algum prêmio para aqueles que se cadastram sem que isso seja anunciado. Agora, se você não possui um programa de fidelidade, existem outras formas de dar boas vindas. Por exemplo, programando uma mensagem automática em sua rede social que será ativada sempre que tiver um novo seguidor ou receber um novo contato.

 

  • Aniversário do cliente: um dia especial para seu cliente, também deve ser um dia especial para você. É muito legal receber felicitações nesta data e, ainda mais, quando recebemos algo que não estamos esperando. Então, surpreenda seu cliente. Se você possui um banco de dados que pertence ao seu Posto, possui um programa de fidelidade, essa campanha poderá ser ativada automaticamente. Pontos em dobro, triplo, pontuação fixa, prêmios diretos!

 

  • Datas comemorativas: feriados prolongados, dia dos pais, dia das mães etc, são ótimas oportunidades para você estimular seu cliente a abastecer em seu Posto e ainda obter vantagens disso. Por exemplo, você poderá criar uma campanha em sua rede social para o carnaval estimulando as pessoas a encherem o tanque. Não deixe de impressionar seu cliente com o engajamento do Posto nas datas especiais ao longo do ano. Além de movimentar o Posto naquele período, fortalece ainda mais a marca nas redes sociais ou seu programa de fidelidade.

Campanhas de Incentivos de consumo

Ticket médio baixo? Resgates de determinados produtos com fluxo lento? É possível trabalhar nisto!

Os incentivos de consumo como parte da estratégia de adotar as campanhas segmentadas para aumentar as vendas do seu Posto de Combustíveis, funcionam como uma excelente forma para aumentar o seu ticket médio. Para isso, pode-se oferecer benefícios, como o dobro de pontos, caso tenha um programa de fidelidade, a partir do consumo de um valor estipulado.

Com todos os dados dos seus clientes e do seu Posto armazenados em seu sistema, você poderá fazer o controle que te permitirá criar um perfil geral de clientes com informações como volume e ticket médio, quantidade de abastecimentos diários, dentre outras. Com isso, de acordo com suas necessidades, você pode optar por criar campanhas que estimulem o consumo em períodos em que estiver abaixo daquela média fornecida pelo sistema e, assim, alcançar seus resultados.

Alguns tipos de campanhas com esse intuito que recomendamos são: comprando um produto, seu cliente leva outro pagando um valor abaixo que aquele definido em prateleira; lançamento de produtos com valor abaixo do mercado; resgate de prêmios que estejam prestes a vencer etc.

Existem inúmeras possibilidades para ajudar os seus clientes a ter maior engajamento e também estimular o aumento de vendas no posto! Mais uma vez, estimule sua criatividade!

Campanhas de Reativação

Falar sobre atendimento ao cliente pode parecer fácil, mas e quanto a Clientes Inativos? Como você faz para se aproximar novamente daqueles que não retornam ao seu Posto há algum tempo?

As campanhas de reativação pertencem à um grupo de campanhas personalizadas para aumentar as vendas do seu Posto de Combustíveis que buscam trazer de volta algum cliente inativo, que não realiza compras ou trocas, caso tenha um programa de fidelidade, dentro de um determinado intervalo de tempo. Vamos falar sobre elas agora.

A reativação de clientes é uma ação que exige planejamento, criatividade, persistência e visão atenta do mercado. Procure empregar diversas ferramentas como SMS’s, mensagens pelo WhatsApp, telefonemas e contatos por meio das redes sociais. A campanha deve ter como prioridade a reaproximação com o cliente.

Nesse caso, os primeiros contatos devem ter abordagens direcionadas para entender a ausência e os fatores que o tornaram inativo. Ao efetivar um diálogo construtivo, a empresa terá mais condições de entendê-lo e adotar medidas para recuperá-lo. Recomendamos, então, que você faça uma série de contatos – que aqui no ClubPetro chamamos de cadência de clientes – que deve estar inserida em um plano de ação. Nele, pode ser criado o roteiro com um cronograma das atividades para a reativação. Você pode seguir uma sequência de ações, como as que estão abaixo:

  • e-mail com formulário para que o cliente responda perguntas relativas à ausência (início da inatividade).
  • Anúncio de promoções pelo WhatsApp (30 dias de inatividade).
  • Mensagem de texto – sms (cliente inativo há 45 dias).

Se você possui um programa de fidelidade bem estruturado em seu Posto de Combustíveis, poderá trabalhar a sequência que indicamos aos nossos clientes que adquirem nossas campanhas de SMS’s com o intuito de reativação. Veja abaixo:

Ao contar com ações programadas, a empresa tem mais chances de monitorar os resultados da campanha e de obter um ótimo desempenho com o trabalho de reativação.

Use as informações dos clientes para garantir o retorno

A tecnologia veio para tornar as empresas mais ágeis e qualificadas para satisfazerem as demandas do público-alvo. Por isso, vale a pena investir em softwares que possam fornecer, em tempo real, dados sobre a postura do cliente.

Um bom exemplo é o sistema disponibilizado pelo ClubPetro, que oferece aos revendedores informações relevantes que te tornam capaz de promover campanhas personalizadas para aumentar as vendas do seu Posto de Combustíveis.

Uma mensagem parabenizando o cliente pelo aniversário e a criação de promoções voltadas para segmentos do público-alvo são medidas que possibilitam aproximar um Posto de Combustíveis dos consumidores. Isso é uma forma inteligente de estimular as vendas.

Sem dúvida, criar um bom relacionamento com quem frequenta o seu Posto é imprescindível para uma empresa bater metas e construir uma imagem positiva. Por isso, revendedores devem investir em uma comunicação clara, direta e eficiente com o público-alvo.

O ClubPetro, através do setor de Sucesso do Cliente, oferece uma série de campanhas exclusivas e personalizadas, construídas da forma que o revendedor deseja, com os filtros e ferramentas de sua preferência. Uma alternativa perfeita para quem quer eliminar barreiras, fidelizando o cliente à sua marca e aumentando seu faturamento sem reduzir o valor do seu combustível.

Por fim, se você possui alguma dúvida de como utilizar as estratégias de marketing para aumentar as vendas do seu Posto de Combustíveis, baixe nosso material clicando no banner abaixo! Nele falamos sobre marketing digital, dicas e estratégias de fidelização e como transformar seu posto de combustíveis em um lugar diferenciado. Ficará por dentro das principais maneiras de atrair clientes, construir uma base sólida de consumidores e trabalhar gradativamente na fidelização do seu público para gerar resultados cada vez melhores para o seu Posto. Baixe agora!