No Brasil, para abrir qualquer tipo de empreendimento, é necessário ter conhecimento dos processos burocráticos, assim como estar em dia com os documentos exigidos pelo governo para o seu funcionamento legal. E no caso dos Postos de Combustíveis, isso não é diferente!
Entre todas as documentações necessárias para abertura e regularização do negócio, o Certificado de Posto Revendedor da ANP é um dos mais importantes e simples de serem solicitados.
Leia também: Leis e Normas Técnicas para Postos de Combustíveis
Mesmo assim, muitos revendedores ainda apostam na sorte, sob risco de multas graves, e há outros que ainda não sabem como regulamentar o seu Posto de Combustíveis.
Por isso, nós preparamos este pequeno guia, com dicas e informações fundamentais que você precisa saber para ter o seu Certificado de Posto Revendedor da ANP e poder exercer as atividades sem dores de cabeça. Quer saber tudo e com detalhes? Então, acompanhe o artigo!
Navegue e aprenda mais sobre o Certificado de Revendedor da ANP:
- O que é o Certificado de Posto Revendedor da ANP?
- Como emitir o Certificado ANP para postos de combustíveis?
- Como se manter em dia com as regulamentações da ANP?
- O que é o Consulta Posto Web da ANP?
- Dúvidas frequentes
O que é o Certificado de Posto Revendedor da ANP?
O Certificado de Posto Revendedor da ANP é o principal documento de autorização emitido pela Agência Nacional do Petróleo, que permite ao posto exercer a sua atividade legal de revenda de combustíveis.
Esse certificado é obrigatório tanto para quem pretende abrir um Posto de Combustíveis, quanto para os que já operam e buscam estar em conformidade com as normas da agência.
Ele também garante que aquele empreendimento passou por uma série de exigências, das quais devem ser cumpridas em caráter permanente, após a autorização.
Além disso, a ANP disponibiliza uma cartilha oficial e guias para orientar os revendedores sobre todos os requisitos e regulamentações necessários para operar no setor, abrangendo aspectos de segurança, qualidade dos combustíveis e proteção ao consumidor.
Empresas sem o certificado enfrentam riscos de penalidades severas, incluindo multas e interdições, pois a fiscalização da ANP é constante e ocorre em todo o país, diretamente ou por meio de convênios com órgãos locais.
Como tirar o Certificado ANP para postos de combustíveis?
Antes de começar, vale lembrar que a própria ANP também disponibiliza um manual didático para o revendedor se informar e operar o sistema no portal oficial da agência. De qualquer forma, preparamos um guia mais resumido, explicando como emitir seu certificado. Vamos conferir?
Cadastro no sistema
O primeiro passo é acessar o Sistema de Registro de Documentos de Postos Revendedores – SRD/PR. Você deverá clicar em “Cadastrar Novo Usuário”, registrar um e-mail válido e autenticar o acesso com o certificado digital para garantir a segurança das informações.
Solicitação de autorização
Após acessar o sistema com seu login e senha, você encontrará duas opções disponíveis: “Atualização Cadastral” e “Nova Autorização”.
A primeira é usada para atualizar informações de um certificado já existente, enquanto a segunda serve para solicitar uma nova autorização, seja para um novo posto ou para um posto cuja autorização tenha sido revogada.
Lembre-se de manter os seus dados sempre atualizados para evitar futuros problemas durante as fiscalizações governamentais.
Envio dos documentos
Qualquer que seja a opção desejada, o sistema vai solicitar o preenchimento de uma ficha, além de uma série de documentos que precisam ser enviados para a agência. Portanto, anote aí:
1. Para a ficha cadastral
- Nome da empresa, nome fantasia e quadro de sócios;
- Endereços do posto e secundários;
- Contatos da empresa;
- Tipo do posto e distribuidora (se houver);
- Informações sobre os tanques e bicos de abastecimento.
2. Para envio à ANP
- CNPJ e a Inscrição estadual;
- Alvará de funcionamento da prefeitura ou permissão que comprove a regularidade da empresa na cidade;
- Licença de operação ou documento similar, emitido pelo órgão ambiental competente;
- Certificado de funcionamento emitido pelo corpo de bombeiros;
- Caso outra empresa do ramo já tenha operado no mesmo endereço, é preciso comprovar que foi dada baixa na atividade antecessora.
Além dessa lista, a ANP pode solicitar documentos que comprovem a ausência de débitos no CADIN (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal) e o certificado digital do CNPJ.
Por fim, vale reforçar que em todas as documentações deve constar, como atividade principal do negócio, a revenda varejista de combustíveis, assim como o endereço em conformidade ao que está cadastrado na Receita Federal.
Como se manter em dia com as regulamentações da ANP?
Conforme já citamos, mesmo após emitir o Certificado de Posto Revendedor da ANP, a agência impõe certas exigências ao posto, que precisam ser cumpridas em caráter contínuo, sob risco de suspensão e multas.
Elas visam atender as normas e regulamentos da atividade, garantindo os direitos de defesa do consumidor, assim como a segurança do trabalho dos colaboradores. São elas:
- Emissão de notas fiscais de todas as vendas;
- Os preços dos combustíveis devem estar visíveis, de fácil acesso ao consumidor e sem rasuras ou defeitos no painel, durante todo o horário de funcionamento;
- Deve-se indicar a origem dos produtos vendidos, com o nome e CNPJ da distribuidora responsável;
- Identificar quando há produtos aditivados;
- Manutenção dos certificados de aferição dos equipamentos medidores.
O que é o Consulta Posto Web da ANP?
Após a emissão do seu Certificado de Posto Revendedor da ANP, o site oficial da agência disponibiliza uma ferramenta chamada Consulta Posto Web, que permite a qualquer pessoa acessar todos os dados cadastrais do posto e verificar a atual situação do revendedor.
Por meio dela, é possível verificar e confirmar se seu estabelecimento está em dia com as regulamentações necessárias, evitando problemas com o fisco e garantindo a qualidade para o seu cliente.
Em 2022, a ANP anunciou a migração do Posto Web para o sistema CPL, visando aprimorar a segurança e a usabilidade, incluindo medidas como o recaptcha para proteger contra ataques cibernéticos, por exemplo.
Dessa forma, esses são os passos principais para você solicitar o seu Certificado de Posto Revendedor da ANP e manter o seu empreendimento em dia, com as devidas obrigações com o governo. Vale reforçar que essa decisão evita a cobrança de multas, a interdição do estabelecimento e, o mais importante, mantém a confiança de seus consumidores.
Acompanhe nossas dicas e transforme a Gestão do Seu Posto com o ClubPetro
Para garantir o sucesso de um posto de combustíveis, obter o Certificado de Posto Revendedor da ANP é essencial, mas não suficiente para se destacar em um mercado tão competitivo. A verdadeira diferenciação vem de uma gestão inovadora e de soluções que fidelizam seus clientes, além de impulsionar suas vendas.
O ClubPetro oferece soluções que transformam a forma como seu posto se comunica e interage com os clientes. Elas não apenas melhoram a produtividade da sua equipe, mas também aumentam a recorrência de clientes, ampliando o faturamento e fortalecendo a fidelização.
Com a gente, seu posto estará sempre à frente da concorrência. Ao integrar essas estratégias ao seu dia a dia, o futuro do seu posto será promissor, preparado para crescer e prosperar em um mercado altamente desafiador.
Dúvidas Frequentes sobre o Certificado de Posto Revendedor da ANP:
Como emitir o Certificado de Posto Revendedor da ANP?
O primeiro passo é realizar o cadastro no Sistema de Registro de Documentos de Postos Revendedores (SDR/PR). Ao liberar o acesso no sistema, é possível solicitar uma “Nova Autorização” e encaminhar os documentos necessários para a ficha cadastral e aqueles enviados à própria ANP.
É possível iniciar uma revenda de combustíveis sem comunicar a ANP?
Não é possível. Embora estabelecimentos onde uma revenda estava em funcionamento possam ser adquiridos, a autorização para a operação é única por CNPJ. Para iniciar a revenda no lugar, será necessário que a empresa apresente os documentos exigidos para a abertura do novo posto de combustíveis e, também, um registro de que o estabelecimento anterior foi realmente fechado.
Qual o valor da multa por revenda de combustíveis sem autorização da ANP?
A multa para a operação de revenda sem o Certificado da ANP varia entre R$ 50.000,00 e R$ 5.000.000,00.