Essa deve ser uma pergunta muito comum para você que tem uma loja de conveniências aberta durante a crise do COVID-19. E garanto que não é uma pergunta fácil de se responder. Também imagino que as respostas variam do “complicado” ao “não sei bem”. Normal, pois estamos todos pisando em ovos durante esta pandemia. Mas vamos pensar em alguns pontos positivos:
Com sua loja aberta, sua equipe está ativa e isso é algo realmente positivo num mar de possíveis demissões. Por isso, ainda que a motivação da turma esteja baixa, é melhor levantar a moral te todos do que dar más notícias.
Seus clientes continuam frequentando sua loja, ainda que o movimento tenha caído. Este é o momento de valorizar cada um deles. Estes são OS FIÉIS, os que estão contigo e com seu time na adversidade, então merecem todos os mimos possíveis (com distanciamento de 1,5 metros entre vocês, claro).
É arriscado andar de ônibus, sair na rua, atender possíveis clientes que não seguem as orientações e tossem ou espirram sem proteger a boca? Sim, muito. Mas lembre-se: eles poderiam estar em outra loja e escolheram estar na sua. Por isso, um papo educativo e orientador para mudar comportamentos vale a pena.
Se buscarmos mais pontos positivos, certamente encontraremos. Mas se isso está claro para você, revendedor, talvez não esteja tão claro para sua equipe de loja. Vale então adotar os seguintes procedimentos:
- Reuniões de início e fechamento de turno mais frequentes. Nada muito formal. Um bate-papo estruturado para sentir a vibração do time e dar aquela força, caso a energia esteja baixa. Lembre-se que você é o líder do time e cabe a você transmitir confiança.
- Seja mais flexível com a turma. Todos estão ressabiados, sem saber como será o dia de amanhã. Isso não quer dizer que você deva tolerar más condutas, porém esteja aberto a ouvir mais e compreender momentos de baixo desempenho.
- Treine mais seu time. Simule sugestões de venda, repasse os discursos sobre os cuidados com a higiene que sua loja adota. Seu time deve “comprar” as mensagens de você antes de repassá-las ao público. Ter plena convicção nesta hora, faz uma grande diferença na confiança que seus clientes depositarão em seu estabelecimento.
O momento é delicado, todos sabem. Porém, é nesta hora que a cultura da sua loja deve ser reforçada e observada nos comportamentos que seu time adota. Vocês estão aprendendo a navegar juntos num mar revolto. Seja um farol para a turma, mas lembre-se que você também navega sem bússola.
Reforce o senso de equipe e boas vendas!
Texto escrito por: Claudio Moreira, palestrante e formador de equipes de serviços.
Se você se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre como melhorar sua gestão durante e após a crise provocada pelo novo coronavírus, assista os vídeos do maior evento online para a revenda de combustíveis do Brasil.