Gestão, Coronavírus na Revenda de Combustíveis

Estratégias para Retomar as Vendas nos Postos

Artigo escrito por Rogger Rezende
Por Rogger Rezende
Criado em 30/06/2020, atualizado em 30/06/2020

Durante o evento “#JuntosPelaRevenda, a Retomada”, os Especialistas compartilharam conteúdos para ajudar os revendedores a traçarem estratégias para retomar as vendas nos Postos ainda durante a COVID-19.

Mas há pouco mais de 3 meses, o cenário era totalmente diferente.

Empresas de diversos segmentos se preparavam para colocar em prática, planos emergenciais visando reduzir os impactos causados pela crise anunciada pela COVID-19, que se espalhava pelo mundo. Naquele momento, o governo anunciou uma série de medidas que contribuíram para que as empresas ligassem o sinal de alerta.

É bem provável que a maioria dos gestores não saibam que algumas ações dos planos emergenciais elaborados, contextualizam a primeira fase de uma abordagem estratégica que deve ser ativada quando uma empresa enfrenta circunstâncias adversas, a Abordagem de Renovação.

Mas de onde vem a definição dessa abordagem?

Sua Estratégia Precisa de Uma Estratégia

No livro “Sua Estratégia Precisa de Uma Estratégia: Como Escolher a Melhor Abordagem”, os autores Martin, Knut e Janmejaya apresentam o conceito, demonstram quando e como aplicar a Abordagem de Renovação, uma estratégia que se encaixa muito bem no atual cenário.

A ideia central dessa abordagem é a de renovar a competitividade da empresa quando esta estiver operando em um ambiente adverso, como o de agora.

Fases da Abordagem de Renovação

Através da campanha #JuntosPelaRevenda, o ClubPetro tomou a iniciativa, juntamente com outros parceiros, de ajudar Revendedores de Combustíveis na redução dos impactos da COVID-19. Assim como na Abordagem de Renovação, dividimos a campanha em duas fases, com conteúdos e medidas de ajuda à revenda. São elas:

Fase 1: planejar para economizar

Na primeira fase, relacionada ao planejamento visando a economia, além dos conteúdos como nosso blog, materiais gratuitos, lives com especialistas, realizamos também a primeira edição do evento #JuntosPelaRevenda. Nele, focamos em um conteúdo que, literalmente, visava blindar o mercado. Foram eles:

  • Como reduzir as perspectivas da queda nas vendas.
  • Profissionalização da gestão.
  • Negociação com as distribuidoras.
  • Melhores formas de realizar os acordos com a equipe.
  • Novas opções para continuar obtendo receita.
  • Como reduzir despesas.
  • Como melhorar a gestão do caixa.
  • Etc.

Fase 2: retomada nas vendas

É aqui que você deve estar agora, se preparando para colocar as estratégias para retomar as vendas em seu Posto em prática.

A fase 2, diz respeito à definição das alternativas para retomar as vendas no Posto. É agora que a revenda precisa pensar nas alternativas disponíveis para se diferenciar da concorrência, ajustar o foco para o crescimento e investir em novas alternativas que o levarão ao sucesso.

Para ajudar os revendedores a retomar as vendas nos Postos, fizemos, no último dia 24, a segunda edição do evento #JuntosPelaRevenda, com foco na retomada. Foram mais de 6h de conteúdo gratuito, para mais de 2.000 profissionais do mercado. Confira os 6 principais ensinamentos do evento para colocar em prática em seu Posto:

  1. Quanto maior o controle sobre o seu negócio, mais rápida pode ser a sua tomada de decisão. Em momentos de crise, essa velocidade é decisiva para o sucesso ou fracasso.
  2. Os resultados adversos da crise trazem consigo a oportunidade de começar de novo ou começar algo novo.
  3. É preciso estar atento às novas opções do mercado para melhorar o atendimento e relacionamento com os clientes. Se você ainda não conhece o PIX, novo sistema de pagamento instantâneo do Banco Central, é melhor se atualizar.
  4. Se você não valoriza seus produtos, muito provavelmente seu cliente também não valorizará. Com estratégia, equipe e as ferramentas adequadas, a venda da gasolina aditivada pode ser uma excelente alternativa para aumentar a rentabilidade do seu Posto.
  5. Os hábitos de consumo dos clientes, mudaram. Se você não adaptar o Posto aos novos padrões, provavelmente a crise de 2020 continuará te perseguindo por muito tempo.
  6. Trate seu cliente como o maior ativo do seu Posto. Coloque-o no centro das estratégias e ele será fiel. Lembre-se: cliente que vem pelo preço, também vai por ele.

Nossa equipe continua firme no propósito, agora ajudando a revenda a retomar as vendas nos Postos. Entramos na segunda fase com a certeza de que sairemos mais fortes.

Se você participou do evento e ficou com alguma dúvida ou não teve resposta para sua pergunta, fique à vontade para entrar em contato conosco. Basta enviar um e-mail para marketing@clubpetro.com.

As palestras do evento ainda estão disponíveis. Acesse a página oficial do evento clicando no banner abaixo e assista quando quiser! Aproveite o conteúdo!


Ao se cadastrar você aceita receber os conteúdos do ClubPetro e compreende que pode se descadastrar a qualquer momento.

Posto de combustíveis