Etanol aditivado: imagem de uma rapaz mexendo na bomba de abastecimento
Revendedor, Gestão, Equipe, Combustíveis

Etanol aditivado: quando vale ter em seu posto e os benefícios para os clientes

Artigo escrito por Letícia Bessa
Por Letícia Bessa
Criado em 18/01/2022, atualizado em 26/01/2022

O etanol aditivado é um tipo de combustível que segue a mesma ideia da gasolina aditivada. Trata-se de um combustível com detergentes e dispersantes que lubrificam as partes internas do motor, removendo, inclusive, os resíduos acumulados no bico injetor. Neste artigo, vamos explicar melhor o que é o etanol aditivado, se vale a pena revendê-lo no seu Posto e como a sua equipe pode vender mais. 

O que é etanol aditivado?

Como explicamos, o etanol aditivado é uma alternativa de combustível que, assim como a gasolina aditivada, promete limpar o motor dos veículos. Esse tipo de combustível tem substâncias que limpam todo o sistema de alimentação do motor e eliminam os resíduos acumulados no interior do propulsor, que comprometem o funcionamento do veículo.

Como funciona o etanol aditivado?

Agora que já explicamos o que é etanol aditivado, vamos explicar como ele funciona no motor dos veículos. 

Você já deve saber que um chuveiro entupido tem o seu fluxo de água reduzido, certo? De forma semelhante, o motor de um veículo pode ter o funcionamento comprometido quando acumula impurezas. É nessa hora que o etanol aditivado entra em ação!

Os detergentes e dispersantes presentes na mistura do etanol aditivado eliminam os resíduos das válvulas e dos bicos injetores e melhoram a passagem do combustível no motor. Além disso, o etanol aditivado contém um anticorrosivo que faz as partes internas do motor se moverem mais suavemente. Isso gera proteção e menos perda de energia.

Ao desprender todas as impurezas acumuladas no sistema de alimentação do motor e eliminá-las pelo sistema de combustão, o etanol aditivado traz algumas vantagens aos motoristas: aumenta a vida útil do motor e diminui os gastos em oficina para solucionar eventuais problemas. Não obstante, todos os veículos devem passar por uma avaliação periódica a cada seis meses ou um ano.

O etanol aditivado é vantajoso para todos os veículos?

No motor de um carro flex, o etanol comum desempenha uma função semelhante à função da gasolina aditivada. Quando o etanol é de boa qualidade, ele tem capacidades solventes que promovem a limpeza dos bicos injetores.

O etanol também é menos nocivo do que a gasolina comum, pois tem baixo teor de carbono e não gera depósitos carboníferos dentro do motor. Isso significa que a presença de aditivos na mistura é quase desnecessária. 

Em outras palavras, se o motorista abastecer um carro flex com etanol comum, ele dificilmente terá problemas com acúmulo de resíduos. Além disso, o etanol comum e o etanol aditivado têm a mesma quantidade de octanas, então não há ganho de potência pela existência de aditivos na mistura.

Portanto, o que deve ser levado em consideração é o valor dos combustíveis, a fim de determinar qual deles tem o melhor custo x benefício, já que o etanol aditivado é um pouco mais caro. 

Qual a diferença entre etanol aditivado e gasolina aditivada?

Já explicamos acima que o etanol aditivado segue a mesma ideia da gasolina aditivada, porém existem algumas diferenças entre um e outro. 

O etanol aditivado conta com uma substância que limpa as impurezas no sistema de alimentação e reduz a fricção entre as partes do motor que têm algum contato com o combustível. Já a gasolina aditivada é composta por 25% de etanol anidro, além de detergentes e dispersantes que auxiliam na limpeza do motor.

Nesse sentido, o etanol aditivado é mais vantajoso por garantir a redução do atrito nas partes internas do motor. Por outro lado, vale lembrar que o etanol comum tem a mesma capacidade limpante da gasolina aditivada e pode ser mais vantajoso (financeiramente) para um determinado veículo.

Vale a pena revender etanol aditivado no seu Posto?

O etanol aditivado já é ofertado em alguns postos de combustíveis há cerca de oito anos. Ele é uma alternativa para o abastecimento de automóveis de passeio, veículos comerciais e motocicletas dotados de motorização flex. 

Algumas pessoas ainda têm preconceito com o etanol aditivado, pois acreditam que o álcool já é um combustível mais limpo por natureza e que os aditivos não vão fazer tanta diferença. De fato, essa é uma realidade. Mas qualquer combustível aditivado melhora as condições do motor, como veremos mais adiante.

Por esse motivo, vale a pena revender etanol aditivado no seu Posto. Além de proporcionar um melhor desempenho do motor, esse tipo de combustível apresenta outras vantagens que podem ser usadas para melhorar a performance de vendas do seu estabelecimento. 

Como vender mais etanol aditivado no seu Posto?

Para ajudar sua equipe a vender mais etanol aditivado, é preciso conhecer muito bem as vantagens que ele oferece. 

Como explicamos, o etanol aditivado contém substâncias que promovem a limpeza de todos os sistemas de alimentação do motor. No entanto, essas substâncias são quase desnecessárias, visto que o etanol não gera depósitos carboníferos. 

Isso não significa que o etanol aditivado não traz vantagens para o abastecimento dos veículos. Pelo contrário! 

Veja, a seguir, algumas dessas vantagens:

  • economia de combustível no uso do etanol aditivado em relação ao etanol comum, ou seja, melhor custo x benefício;
  • um melhor desempenho do veículo, o que contribui para a conservação do motor, peças e acessórios.

Para melhorar a sua performance de vendas, também é importante desenvolver estratégias de fidelização. Além de contar com uma ferramenta para engajar e motivar ainda mais os frentistas. 
Se você quer vender mais, consulte um dos nossos especialistas e converse com ele sobre o Programa de Fidelidade e a nossa solução para gestão de metas!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao se cadastrar você aceita receber os conteúdos do ClubPetro e compreende que pode se descadastrar a qualquer momento.

Posto de combustíveis