Indicadores de Gestão para Revendedores de Combustíveis
Gestão

Indicadores de Gestão para Revendedores de Combustíveis

Artigo escrito por Profs. Adriano e Leandro
Por Profs. Adriano e Leandro
Criado em 23/07/2020, atualizado em 24/07/2020

Hoje iniciamos nossa colaboração semanal ao Blog do ClubPetro e agradecemos, em especial ao Ricardo Pires, pela oportunidade dada. Entendemos que se trata de uma responsabilidade escrever neste Blog, mas parte de nossas atividades é disseminar conhecimento de gestão e contribuir, na medida do possível, com aqueles que estão diariamente na difícil atividade de gestão das empresas. Neste primeiro texto, trataremos dos Indicadores de Gestão para Revendedores de Combustíveis.

É cada vez mais importante tomar decisões acertadas e embasadas em informações. Usar ferramentas de Controladoria e de Finanças aplicadas à Gestão, pode contribuir muito, pois conhecer os números do negócio na palma da sua mão, é primordial. Este acesso às informações por meio da análise dos dados se trata da “transparência dos números”.

Estas informações contribuem para validar o Feeling e a Experiência do Gestor com seu negócio e do setor em que está atuando, questões primordiais para o sucesso contínuo.

Com isso, listamos indicadores que devem ser acompanhados de perto pelos revendedores de combustíveis. Estes indicadores poderão auxiliar gestores no processo de tomada de decisão diário. Para que as informações sejam relevantes, é indicado analisar a evolução dos indicadores a longo prazo.

Os Indicadores de Gestão para Revendedores de Combustíveis, são:

  • Volume de Vendas por produto.
  • Volume médio de venda diário.
  • Margem de contribuição gerada pelos Combustíveis.
  • Margem de contribuição gerada por Lubrificantes e Conveniência (quando for o caso).
  • Despesa total por litro vendido.
  • Despesa com pessoal por litro vendido.
  • Margem líquida dos Combustíveis.
  • Margem líquida gerada por Lubrificantes e Conveniência (quando for o caso).
  • Ponto de Equilíbrio de Faturamento e em Volume.

Além destes indicadores específicos, há outros indicadores operacionais que são comuns à praticamente todos os negócios, como:

  • Evolução do faturamento.
  • Evolução dos gastos.
  • Margem bruta e margem líquida
  • Indicadores referentes à gestão de capital de giro, abordando estoques, contas a receber, contas a pagar e necessidade de capital de giro.

Além dos indicadores de capital de giro, a conciliação diária do caixa é muito importante, pois possibilita, ao Gestor, o acompanhamento “de perto” da situação de caixa.

Leia também: Capital de giro: você conhece as formas de usá-lo?

Por fim, ressaltamos que ainda há outros indicadores que podem ser utilizados para analisar a rentabilidade do negócio, a liquidez, o endividamento e a composição das dívidas.

E como estaremos aqui semanalmente, explicaremos cada um destes indicadores de gestão listados, e sempre que possível, aplicando ao contexto dos Postos de Combustíveis e Lojas de Conveniência.

Para complementar o conteúdo, veja o vídeo abaixo, onde abordamos o tema do texto. Desejamos sucesso nos negócios!!!

Prof. Adriano Antonio Nuintin

Professor da UNIFAL-MG, nas áreas de Controladoria e Finanças com formação em Administração e Ciências Contábeis, Mestrado em Controladoria e Contabilidade e Doutorado em Administração e Consultor de Empresas. Contato: aanuintin@gmail.com

Prof. Leandro Rivelli Teixeira Nogueira

Professor da UNIFAL-MG, nas áreas de Controladoria e Finanças com formação Graduação, Mestrado e Doutorado em Administração e Consultor de Empresas. Contato: leandrorivelliteixeiranogueira@gmail.com


Ao se cadastrar você aceita receber os conteúdos do ClubPetro e compreende que pode se descadastrar a qualquer momento.

Posto de combustíveis