processos em Postos de Combustíveis
Gestão

Como mapear os processos em Postos de Combustíveis?

Artigo escrito por Profs. Adriano e Leandro
Por Profs. Adriano e Leandro
Criado em 04/09/2020, atualizado em 04/09/2020

No texto anterior, apresentamos algumas orientações sobre “Como gerar informações para um adequado processo de tomada de decisão em seu posto?”. Para que ocorra a geração de informações e os objetivos do posto sejam alcançados, é necessário mapear os processos. Trouxemos uma breve orientação sobre como mapear os processos em Postos de Combustíveis, o que são estes processos e como eles podem contribuir com a melhoria dos resultados dos negócios.

Leia também: Como gerar e usar as informações para tomada de decisão em Posto de Combustíveis?

Processo é um conjunto de atividades inter-relacionadas que transformam entradas, com o objetivo de gerar um resultado, como produtos e serviços.

As entradas podem ser informações, documentos, materiais, ou seja, insumos necessários para gerar os produtos e serviços. O processamento são as atividades e tarefas que transformam as entradas em saídas. As saídas são o resultado final do processo, ou seja, produtos e serviços para atender às demandas e necessidades dos clientes.

A seguir, um exemplo de fluxograma que deve ser o resultado de cada processo mapeado, as principais etapas para o mapeamento dos processos:

Conforme apresentado, a primeira etapa é definir por qual processo iniciar o mapeamento. Para isso, é necessário elencar os processos por grau de prioridade, ou seja, quais processos estão impactando financeiramente o negócio, qual a urgência e qual a tendência de piora.

A segunda etapa refere-se à identificação das pessoas que executam os processos, qual o objetivo, quais os insumos, os recursos referentes aos processos.

Na terceira etapa são levantadas e detalhadas as atividades e tarefas necessárias para a execução dos processos.

A quarta etapa contempla o desenho do fluxo dos processos, como a Figura apresentada.

Na quinta etapa o processo mapeado é revisto, e pode sofrer ajustes no sentido de melhoria das atividades, tarefas, recursos, insumos e resultados gerados.

Por fim, na sexta etapa o processo é incluído em um manual de processos do negócio, o qual fica disponível para consulta a todos.

O mapeamento dos processos em postos de combustíveis, permite ao revendedor:

  • Compreensão e visão ampla dos processos.
  • Otimização dos processos, tempo, pessoal e insumos.
  • Padronização das melhores práticas e procedimentos operacionais.
  • Melhoria do fluxo de informações.
  • Redução de desperdícios.
  • Apoio no treinamento do pessoal.
  • Melhoria nos processos de conferência, controle dos estoques, vendas dos produtos, reposição de produtos, atendimento, serviços/controles administrativos, e outros.
  • Dimensionamento de recursos físicos, humanos e financeiros.

Com isso, é evidente a importância mapeamento dos processos em postos de combustíveis, para que o revendedor possa tomar decisões com informações mais precisas, além de permitir redução de custos e melhoria dos serviços realizados.


Ao se cadastrar você aceita receber os conteúdos do ClubPetro e compreende que pode se descadastrar a qualquer momento.

Posto de combustíveis