Anúncios no Waze: imagem de um motorista olhando o GPS
Marketing

Anúncios no Waze: como seu Posto pode usar e se beneficiar deles

Artigo escrito por Letícia Bessa
Por Letícia Bessa
Criado em 15/09/2021, atualizado em 15/09/2021

Anunciar o seu Posto de gasolina para motoristas que estão nas redondezas pode ser uma grande estratégia de marketing. Com anúncios no Waze, um aplicativo social de GPS, você tem a chance de atrair mais clientes e aumentar as vendas do seu Posto. 

Neste artigo, vamos explicar todas as funcionalidades do Waze, como funcionam os anúncios do aplicativo e como fazer o cadastro do seu estabelecimento. Continue lendo!

O que é Waze?

O Waze é um aplicativo que possibilita a interação entre motoristas do mundo todo. Ao dirigir com o Waze aberto, eles compartilham informações sobre o trânsito, como acidentes, blitz policiais, bloqueios de vias, condições meteorológicas e muito mais. 

Essas informações são coletadas e analisadas imediatamente pelo aplicativo, que fornece aos Wazers as condições de trânsito e o trajeto ideal para realizar cada percurso desejado. 

No que se refere aos recursos de GPS, o Waze oferece serviços já conhecidos em outros apps ou GPSs convencionais: tráfego, navegação e guia por voz. Contudo, a ferramenta se destaca pelos seguintes pontos:

  • alertas emitidos pelos usuários;
  • rotas de trânsito em tempo real; 
  • alteração da rota quando as condições de trânsito mudam;
  • evolução do perfil conforme o usuário contribui para a melhor navegação de todos.

Como você pode imaginar, o Waze é mais do que um simples GPS. Ele foi criado para ser um aplicativo de trânsito e navegação que se baseia na comunidade, sendo, assim, um espaço de interação social. 

Como funcionam os anúncios no Waze?

Além dos benefícios mencionados até aqui, desde 2013, quando foi comprado pelo Google, o Waze permite a criação de anúncios no aplicativo. Atualmente, mais de 25 mil negócios em todo o mundo utilizam o Waze Ads para atrair clientes. 

Mas, afinal, como funcionam os anúncios no Waze? A forma de anúncio disponibilizada no aplicativo permite que a sua marca apareça para quem está nas redondezas e favorece muito o comércio local. 

Com os anúncios no Waze, os estabelecimentos aumentam, em média, 27% o número de clientes dirigindo para o comércio. Portanto, essa é uma ótima forma de colocar o seu Posto de gasolina no mapa, atrair mais clientes e aumentar o seu número de vendas. 

A seguir, vamos explicar os quatro tipos de anúncios no Waze para você entender as possibilidades de alavancar seu negócio com o aplicativo. Continue! 

Pin

Os anúncios de Pin avisam aos motoristas que o seu negócio está nas redondezas, indicando a sua localização no mapa do Waze. Eles funcionam como outdoors digitais. 

Esses anúncios aparecem quando a visualização do usuário inclui o local do seu negócio. Mas eles não são exibidos a todo momento, já que a exibição do anúncio depende de fatores como orçamento e concorrência. 

Nessa categoria, os motoristas podem expandir o Pin com um simples toque para ver alguns detalhes sobre o estabelecimento. Feito isso, o anúncio mostra imagens e textos personalizados, além de informações como endereço, horário de funcionamento, site, telefone, ofertas especiais e serviços. 

Busca patrocinada

Já os anúncios da busca patrocinada aparecem quando o usuário faz uma pesquisa por determinado endereço. Assim que o motorista clica em “buscar”, o Waze mostra uma lista com resultados orgânicos e resultados da busca patrocinada. Caso o seu estabelecimento tenha a ver com a pesquisa feita, ele vai aparecer no topo da lista de patrocínios. 

Para ter uma posição de destaque nas buscas do aplicativo, basta exibir outros formatos de anúncio no Waze, como os anúncios de Pin. 

Takeover

Mais um entre os anúncios no Waze, o Takeover aparece quando o usuário fica parado por mais de três segundos no trânsito e desaparece quando ele volta a andar. Como esse anúncio é mais invasivo e ocupa uma boa parte da tela, você pode aproveitar melhor o espaço de propaganda. Uma sugestão é divulgar ofertas especiais do seu Posto para atrair os clientes que estão nas redondezas. 

Setas de proximidade

Além desses três anúncios no Waze, existem as setas de proximidade. Essas setas são letreiros bem posicionados que aparecem quando o usuário abre o aplicativo, se o seu estabelecimento estiver próximo. 

Da mesma forma que ocorre com os Pins, o usuário pode expandir a seta com um simples toque para conferir alguns detalhes da sua marca, como horário de funcionamento, site, número de telefone, ofertas especiais e serviços.

Como fazer anúncios no Waze?

Antes de explicarmos como fazer anúncios no Waze, você deve saber que vale muito a pena usar o aplicativo para atrair mais clientes. Em números de usuários, o Brasil é um dos grandes mercados no Waze, com 4,5 milhões de motoristas apenas em São Paulo. 

Mais do que um bom mercado em território nacional, o aplicativo oferece boas ferramentas para conhecer o seu público e mensurar o ROI (retorno sobre investimento). Dessa forma, o Waze é capaz de potencializar as suas estratégias de marketing on e offline. 

Se você ficou interessado em trabalhar com uma estratégia de marketing por localização e quer saber como fazer anúncios no Waze, siga adiante! 

1. Crie sua conta

Para anunciar no Waze, você precisa fazer uma conta, definir a localização do seu negócio e o que gostaria de mostrar aos usuários do aplicativo. Feito isso, é hora de escolher o quanto você deseja investir diariamente com os anúncios. 

2. Otimize sua campanha 

Após fazer uma conta, é hora de otimizar a sua campanha. Para tanto, você precisa adicionar a sua logo, alterar o visual do seu anúncio, adicionar o horário de funcionamento do seu estabelecimento e outras informações, como telefone, site e ofertas. 

3. Monitore o seu desempenho

Se você já criou uma conta e otimizou a sua campanha, não se esqueça de monitorar o seu desempenho no Waze! Com o aplicativo, é possível fazer um monitoramento em tempo real e conferir quantos possíveis clientes já interagiram com o seu anúncio. 

Esses são os três passos fundamentais sobre como fazer anúncios no Waze, mas ainda temos algumas dicas para aumentar as vendas no seu Posto de gasolina.

Boas práticas para anunciar no Waze

Quando você criar anúncios no Waze, além de fazer chamadas tradicionais (direcionar para o site ou ligar para o telefone de contato), é válido utilizar os recursos de “salvar para ir depois” ou “adicionar aos favoritos”. Dessa forma, se um motorista não tiver condições de ir ao seu Posto em um determinado momento, ele pode localizá-lo depois. 


Se você realmente quer alavancar as vendas no seu Posto de gasolina, é possível ir além dos anúncios no Waze. Entre em contato com um especialista do ClubPetro para conhecer as nossas ferramentas de fidelização e gestão de metas!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao se cadastrar você aceita receber os conteúdos do ClubPetro e compreende que pode se descadastrar a qualquer momento.

Posto de combustíveis