Revendedor, Coronavírus na Revenda de Combustíveis

COVID-19: o caixa agora é fundamental

Artigo escrito por Ricardo Pires
Por Ricardo Pires
Criado em 13/04/2020, atualizado em 03/07/2020

Até hoje, seus ensinamentos inspiram uma legião de líderes. Por isso, irei usar a referência de Sun Tzu neste texto para nos guiar com suas estratégias já que estamos em tempos de guerra, contra um inimigo invisível.

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.”

Você conhece sua empresa? Como está o caixa dela? O inimigo nós não conhecemos. Vamos, então, focar em nos conhecer melhor e isso vai te exigir muito preparo e organização, pois não sabemos a duração, extensão e a profundidade desta batalha.

Já que não conhecemos o inimigo, então vamos nos preocupar com 3 elementos, que serão fundamentais nesse momento: o primeiro elemento é caixa. O segundo elemento, importantíssimo, é caixa. E o terceiro, e mais importante de todos elementos, é o caixa.

Ou seja, neste momento, mais do que nunca, o caixa é o rei. O caixa é o que importa e os Postos de Combustíveis têm que tirar o foco do lucro e pensarem em maximizar o caixa. É com caixa que pagamos salários, empréstimos, investimentos, gastos e garantimos a sobrevivência de nosso negócio.

“A estratégia sem tática é o caminho mais lento para a vitória. Tática sem estratégia é o ruído antes da derrota.”

Se você entrou no COVID-19 com caixa, se reforce ao máximo, refaça seus planejamentos e invista somente naquilo que é estritamente necessário. Se você já não tinha caixa, considere parar com todos investimentos, foque nele e siga minhas orientações.

É hora de renegociar contratos, evitar demissões, principalmente de funcionários mais antigos e ficar atento as medidas provisórias recém aprovadas pelo governo. Considere a suspensão de comissionamentos, bônus e promoções em seu Posto. Corte as bonanças e pare de tirar dinheiro do Posto.

“Triunfam aqueles que sabem quando lutar e quando esperar.”

Considere a opção de montar um caixa mínimo para passar por esse momento, que seria de 3 a 4 meses de vendas muito baixas ou nulas. Mas como fazer isso?

É importante levar em consideração as linhas de crédito com prazo longo e carência. Um aporte de capital seu e de outros sócios deve ser considerado. Então, coloque-o sobre a mesa como uma possibilidade, assim como a redução da atividades do Posto e as medidas de proteção ao crédito. Tudo isso tem um único objetivo: liberar o capital de giro para voltar à tesouraria e ficar guardado para segurança da empresa.

O ciclo financeiro, neste momento, é fundamental. As baixas vendas tendem a fazerem voltar um dinheiro para o caixa, caso você mantenha o ciclo financeiro com o mesmo prazo médio de recebimento, liberando o caixa que estava investido na operação e voltando também à tesouraria.

Veja outras ações para colocar em prática pensando na saúde do seu caixa:

  • Priorize ações de rápida conversão de caixa, sua sobrevivência depende disso. 
  • Diminua o estoque com compras Just in Time: reduza os prazos de recebimento, mesmo que isso implique em menor margem de contribuição e aumente o prazo de pagamento.
  • O risco de crédito aumentou e a chance de inadimplência é real. Teremos que rever os processos, então fique ligado pois é proibido levar calote agora. 
  • Não compre lubrificantes e aditivos agora! Foque no principal, no combustível.
  • Crie campanhas para eliminar estoque de produtos de baixo giro.
  • Renegocie prazos para recolhimento de impostos, se possível.
  • Gerencie melhor as dívidas, negocie prazos e carência.
  • Fuja mais dos prazos que o custo nesse momento.

“A vitória está reservada para aqueles que estão dispostos a pagar o preço.”

O custo errado dói muito, mas o prazo errado mata. Se faltar caixa para servir as obrigações, você estará liquidado.

Fontes:
“A Arte da Guerra” – Sun Tzu
Prof. Guilherme Amado – Fundação Dom Cabral.

Saiba como calcular o ciclo do seu caixa e aprenda boas práticas para as finanças do seu Posto de Combustíveis! Baixe o nosso eBook, gratuitamente, clicando no banner abaixo!


Ao se cadastrar você aceita receber os conteúdos do ClubPetro e compreende que pode se descadastrar a qualquer momento.

Posto de combustíveis