Franquia de posto de gasolina: imagem de um posto de combustíveis
Gestão, Postos de Combustíveis, Descomplicando a Revenda

Franquia de posto de gasolina: quanto custa e quando vale a pena investir

Artigo escrito por Letícia Bessa
Por Letícia Bessa
Criado em 25/01/2022, atualizado em 02/02/2022

Quando analisamos o mercado da revenda no Brasil, nos deparamos com um número cada vez maior de postos de combustíveis. No estado de São Paulo, esse número é equivalente a 8.353. Isso significa que, apesar do alto investimento, existem algumas vantagens em abrir uma franquia de posto de gasolina, como explicaremos neste artigo. Continue lendo!

O que é necessário para abrir uma franquia de posto de gasolina?

Para abrir uma franquia de posto de gasolina, antes de mais nada, você precisa considerar algumas questões que estão relacionadas ao seu negócio.

Estrutura do local

A primeira delas é sobre a localização, já que é necessário ter um espaço mínimo para suprir as necessidades do seu estabelecimento. 

Mais do que isso, é importante considerar a estrutura que um posto de combustíveis demanda. Lembre-se que o combustível é bombeado por meio dos reservatórios que ficam abaixo do chão. Dessa forma, a preparação do terreno é tão fundamental quanto a parte externa (teto, sistema hidráulico e escoamento).

Trâmites legais

Além da estrutura, para abrir uma franquia de posto de gasolina, você deve se preocupar com os trâmites legais que envolvem esse modelo de negócio. Toda marca de franquia vai cobrar uma taxa a partir da assinatura do contrato, estabelecendo um valor que leva em consideração uma série de direitos comerciais.

Equipe de funcionários

Também é preciso levar em consideração a efetivação de um quadro de funcionários com frentistas, supervisores e gerente. Esses profissionais devem ser especializados para atender aos clientes da melhor forma possível. Uma dica para melhorar sua performance de vendas é treinar sua equipe constantemente. 

Investimento

Como você pode imaginar depois de tudo que mencionamos, o investimento para abrir uma franquia de posto de gasolina não será baixo. Para se ter uma ideia, toda a estrutura vai necessitar de um investimento elevado, considerando a necessidade de ter reservatórios abaixo do chão e muitas outras exigências.

Todos os gastos com os trâmites legais e a equipe de funcionários também devem ser considerados e incluídos no seu planejamento inicial. 

Quais as vantagens de abrir uma franquia de posto de gasolina?

A seguir, vamos explicar algumas vantagens de abrir uma franquia de posto de gasolina. Confira:

Demanda

A revenda de combustíveis é fundamental, pois se trata da oferta de produtos que são consumidos a todo instante pelos cidadãos. Isso significa que a demanda por combustíveis é muito alta.

De acordo com um estudo da Agência Autoinforme, a população brasileira consome, em média, mil reais para manter um veículo. Desse total, 30% são para abastecimento, o que revela um gasto significativo com combustíveis e o impacto positivo nos resultados do seu Posto.

Bom movimento

Como explicamos antes, a localização do seu estabelecimento é um ponto que deve ser considerado ainda nas fases iniciais de planejamento. O local ideal não deve apenas suprir as necessidades de infraestrutura do seu negócio, mas também estar bem localizado geograficamente. 

Se você procurar uma região de grande circulação, uma outra vantagem para a sua franquia de posto de gasolina será a boa movimentação de motoristas a qualquer hora do dia. Mas vale ressaltar que os horários de pico são de manhã e à noite, quando as pessoas estão saindo e voltando às casas. 

Suporte e treinamento a disposição dos franqueados

Uma outra vantagem para os revendedores é a oportunidade de receber suporte e treinamento das marcas. Essas ações têm grande impacto, principalmente, quando se trata de empresários que estão iniciando na revenda de combustíveis. 

Dessa forma, os franqueados conhecem a marca, seus valores, tipos de serviços, informações sobre a clientela e muito mais. Além de receber orientações relevantes para organizar as questões administrativas do seu negócio. 

Combustíveis de qualidade

Se você optar por abrir uma franquia de posto de gasolina, você ainda terá produtos de qualidade, pois as grandes marcas se preocupam com a origem dos seus produtos, realizam pesquisas, testes etc. 

E não é novidade que a procedência dos produtos interfere diretamente na fidelização do seu público, certo? Por esse motivo, o ideal é sempre buscar o que há de mais eficiente, em conformidade com as leis ambientais. 

Quais as desvantagens de abrir uma franquia de posto de gasolina? 

Agora que já falamos sobre as vantagens de abrir uma franquia de posto de gasolina, precisamos falar sobre alguns pontos negativos. Existe, basicamente, uma situação que pode apresentar alguma desvantagem para o seu Posto.

Estamos falando sobre o contrato de exclusividade, que deixa o franqueado com algumas limitações no que diz respeito à estipulação de preços e à migração. Se você não quiser renovar o contrato com a franqueadora, mas tiver vontade de continuar no ramo, terá que esperar alguns anos para abrir outro empreendimento. 

E os postos bandeira branca?

Além de uma franquia, é possível ter a sua própria marca e comprar os combustíveis diretamente das refinarias. Estamos falando de um estabelecimento que não é filiado a marcas como Shell, Esso, Petrobrás, Ipiranga e Ale – as principais distribuidoras de combustíveis do país. 

Nesses casos, o posto é chamado de bandeira branca, pois a revenda é feita de forma independente. Como o revendedor negocia direto com a refinaria, alguns motoristas dão preferência aos postos bandeirados. Mas a qualidade dos combustíveis não tem a ver com a distribuidora, e sim, com a integridade do revendedor.

Se você optar pela bandeira branca, terá mais autonomia para decidir tudo sobre o seu negócio, como fazer a negociação dos combustíveis, quais equipamentos adquirir etc. Por isso, essa é uma alternativa para investir na abertura do seu estabelecimento com mais eficiência, já que é possível investir em ferramentas de gestão e fidelização que são muito importantes para aumentar as vendas no seu Posto.


O ClubPetro oferece um programa de fidelidade, que pode ser inteiramente personalizado com a marca do seu Posto, para atrair cada vez mais clientes. Além de uma ferramenta de gestão para melhorar o desempenho dos seus funcionários. Fale com um dos nossos especialistas para saber mais!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao se cadastrar você aceita receber os conteúdos do ClubPetro e compreende que pode se descadastrar a qualquer momento.

Posto de combustíveis